Associação de resistores

Os resistores podem estar em um circuito de diferentes formas. Eles podem ser ligados em série, paralelos ou mistos. Essa é a associação de resistores.

Associação de resistores acontece quando um circuito elétrico é composto por dois ou mais elementos que resistem à passagem da corrente elétrica. Dessa maneira, essa ligação pode ser em série, paralela ou mista. Além disso, cada tipo de ligação possui suas próprias características.

Índice do conteúdo:

O que é associação de resistores

Associação de resistores acontece quando dois ou mais elementos resistivos são ligados a um circuito elétrico. Essa ligação pode ser feita de maneira paralela, mista ou em série.

Cada tipo de ligação terá uma característica específica no que diz respeito à tensão, à corrente e à resistência elétrica.

Tipos de associação de resistores

Os resistores podem ser associados de três maneiras. Ou seja, a associação pode ser feita em série, paralela ou mista. Assim, confira as características e fórmulas de cada um desse tipo de ligações:

Circuito em série

Fonte: Wikimedia

Na ligação em série, os resistores são percorridos pelas mesma corrente elétrica. Além disso, todos eles estão ligados ao mesmo ramo do circuito. Dessa maneira, o terminal de um dos resistores está ligado diretamente ao terminal do próximo.

Nesse tipo de associação, as resistências e as tensões sobre os resistores são somadas. Contudo, a corrente será a mesma. Dessa maneira, a resistência equivalente será:

Em que:

  • REQ: Resistência equivalente (Ω)
  • R1: Resistência no resistor 1 (Ω)
  • R2: Resistência no resistor 2 (Ω)
  • RN: Resistência no n-ésimo resistor (Ω)

Note que as resistências são somadas. Dessa forma é possível encontrar a resistência equivalente. Isto é, um resistor hipotético que possui um valor que equivale à soma dos outros.

Circuito em paralelo

Fonte: Wikimedia

Nesse tipo de ligação, todos os resistores encontram-se ligados à mesma tensão elétrica. Contudo, a corrente que atravessa cada resistor pode ser diferente, caso suas resistências sejam diferentes.

A ligação em paralelo é caracterizada pelo modo que a corrente elétrica se comporta no circuito. Isto é, se a corrente elétrica se dividir para passar pelos resistores, pode-se dizer que a associação é feita em paralelo. Desse modo, o cálculo da resistência equivalente é feito pela soma do inverso das resistências individuais:

Em que:

  • REQ: Resistência equivalente (Ω)
  • R1: Resistência no resistor 1 (Ω)
  • R2: Resistência no resistor 2 (Ω)
  • RN: Resistência no n-ésimo resistor (Ω)

Note que, diferente da ligação em série, nesse tipo de ligação a resistência equivalente é encontrada pela soma dos inversos das resistências de cada resistor.

Circuito misto

Fonte: nagwa

A associação mista acontece quando há ligações em série e em paralelo no mesmo circuito. Nesse caso, deve-se estudar separadamente os resistores que estão ligados em série e os resistores que estão ligados em paralelo.

De maneira resumida, na ligação em série: a corrente é a mesma, a tensão é dividida e a resistência equivalente é a soma das resistências individuais. Entretanto, na ligação em paralelo: a corrente é dividida, a tensão é a mesma e a resistência equivalente é a soma dos inversos das resistências individuais.

Vídeos sobre associação de resistores

Estudar circuitos elétricos pode parecer complicado. Contudo, selecionamos alguns vídeos para que você perceba que o estudo dos circuitos elétricos não é um choque tão grande. Confira:

Resistores em série

O professor Marcelo Boaro explica a associação de resistores em série. Dessa forma, no vídeo, Boaro explica as características dessa ligação, as fórmulas e as aplicações. Ao fim da aula, o professor resolve um exercício de aplicação.

Resistores em paralelo

As ligação de resistores em paralelo podem parecer mais complicada. Porém, o professor Marcelo Boaro explica, de maneira descontraída, todas as características, fórmulas e aplicações desse tipo de ligação. Ao fim do vídeo, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Circuito misto

Um circuito pode unir a ligação em série com a ligação em paralelo. Nesse caso, dizemos que esse circuito é misto. Estudá-lo não é difícil. Para isso, Thales, do canal Chama o Físico, explica como é possível transformar um circuito misto em um circuito simples.

A associação de resistores pode ser muito útil para estudar as Leis de Kirchhoff.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física III: Eletricidade e magnetismo. São Paulo: Addison & Wesley. 2016.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Associação de resistores. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/associacao-de-resistores. Acesso em: 17 de April de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [Eear-RJ]

Um aparelho que continha as seguintes especificações de trabalho: entrada 9V – 500 mA. A única fonte de para ligar o aparelho era de 12 V. Um cidadão fez a seguinte ligação para não danificar o aparelho ligado à fonte:

Considerando a corrente do circuito igual a 500 mA, qual deve ser o valor da resistência R em Ω, para que o aparelho não seja danificado?

a) 4
b) 5
c) 6
d) 7

Alternativa correta: C
O resistor R deve ter uma resistência tal que a tensão que chega no aparelho seja de 9V. Dessa forma, a tensão aplicada na resistência R deve ser 3 V.

Assim, pela primeira lei de Ohm:

U = Ri
3 = (500×10-3)R
R = 6 Ω

2. [Imed-SP]

O circuito elétrico representado abaixo é composto por fios e baterias ideais:

Com base nas informações, qual o valor da resistência R indicada?

a) 5 Ω
b) 6 Ω
c) 7 Ω
d) 8 Ω
e) 9 Ω

Alternativa correta: C
É possível obter a resistência equivalente do circuito a partir da primeira lei de Ohm.

U = Req i
24 = Req x 5
Req = 4,8 Ω

Ao analisar o circuito, é possível ver que os resistores em série tem os valores R e 5 Ω. Eles estão em paralelo com o resistor de 8 Ω. Assim:

Compartilhe

TOPO