Arquimedes

Arquimedes foi um filósofo natural que atuou em diversas áreas do conhecimento. Além disso, é atribuído a ele um dos episódios científicos mais famosos de todos os tempos.

Arquimedes de Siracusa é uma figura marcante da Ciência antiga. Esse filósofo natural, dentre outras coisas, foi responsável por diversos avanços na física, matemática, astronomia, engenharia e outras áreas. Dessa maneira, veja a biografia, frases e muito mais sobre esse cientista.

Biografia

Arquimedes pintado por Domenico Fetti (1602). Fonte: Wikimedia

Arquimedes de Siracusa foi um filósofo natural da Grécia antiga. Esse título lhe é dado porque na antiguidade as áreas do conhecimento não eram delimitadas como são hoje. Além disso, os filósofos atuavam em diversos campos. Por exemplo, o próprio Arquimedes tem trabalhos em matemática, física, engenharia e astronomia.

Pouco se conhece sobre a vida desse filósofo. Sabe-se que ele viveu, aproximadamente, entre 287 e 212 antes da era comum (AEC). Os escritos sobre sua vida são versões de historiadores gregos e romanos, cerca de 70 anos após sua morte. O que se sabe é que ele nasceu na cidade de Siracusa, na atual Sicília. A qual era governada pela Grécia.

Invenções e obras

Dentre as contribuições para a Ciência feitas por Arquimedes, algumas delas merecem mais destaque. Por exemplo, o método da exaustão pode ser considerado uma maneira inicial do cálculo moderno.

Há também outra invenção que é atribuída ao filósofo grego: a rosca de Arquimedes. Contudo, esse mesmo aparato também foi desenvolvido por outras civilizações. Por exemplo, os egípcios.

Por fim, a maior invenção desse filósofo natural está relacionada à hidrostática e ao empuxo. Esse princípio permite calcular o volume de um objeto com uma forma irregular. Há uma lenda que afirma que, ao descobrir tal princípio, Arquimedes estava tomando banho de banheira. Seu entusiasmo teria sido tão grande que o filósofo teria saído nu gritando “eureka!” (em grego, “εὕρηκα”), que pode ser traduzido como “eu descobri!”. Contudo, não há confirmação alguma desse episódio. Além disso, a descoberta acidental reforça uma ideia de que a Ciência é feita por gênios ou ao acaso. Já o fato de um cientista correr nu devido à animação da descoberta reforça o estereótipo do cientista louco.

O princípio de Arquimedes

Esse princípio afirma que todo corpo totalmente imerso em um fluido tende a ficar sujeito a uma força vertical de baixo para cima. Tal força deve ser igual ao peso da porção de líquido deslocado pelo corpo. Essa relação é denominada empuxo. Matematicamente:

Em que:

  • E: empuxo (N);
  • d: densidade (kg/m3);
  • V: volume (m3;
  • g: aceleração da gravidade (m/s2);

Apesar do nome, esse princípio não foi enunciado dessa maneira por Arquimedes. Afinal, à sua época, não havia a definição de força newtoniana, que possuímos atualmente. Dessa maneira, a descrição do fenômeno feita pelo filósofo grego é apenas qualitativa.

Esse princípio também permite calcular o volume de um corpo sólido qualquer apenas conhecendo o volume de fluido que ele deslocou ao ser submerso.

5 frases de Arquimedes

O legado de Arquimedes que sobrevive até hoje são poucos, porém, poucas de suas obras resistiram ao tempo. Dessa forma, o que se tem conhecimento das produções desse autor foram feitas por comentadores e historiadores. Por isso, muitas frases são erroneamente atribuídas a esse e outros filósofos antigos.

  1. Dê-me um ponto de apoio e eu moverei a Terra.
  2. Não perturbe meus círculos!
  3. Duas magnitudes, sejam comensuráveis ​​ou incomensuráveis, equilibram-se em distâncias reciprocamente proporcionais às magnitudes.
  4. O centro de gravidade de qualquer paralelogramo fica na linha reta que une os pontos médios dos lados opostos.
  5. O centro de gravidade de um paralelogramo é o ponto de intersecção de suas diagonais.

É necessário muito cuidado ao atribuir frases a autores antigos. Afinal, muitas delas são tiradas de contexto ou possuem erros de tradução. Dessa forma, sempre é bom recorrer às traduções originais ou aos livros.

Vídeos sobre Arquimedes

Todo mundo precisa de um ponto de apoio. Por isso, mesmo que o foco não seja erguer a Terra, é possível fazer muitas coisas. Dessa forma, assistir a vídeos pode auxiliar a fixar melhor o novo conteúdo. Assim, veja os vídeos selecionados!

Empuxo e hidrostática

O professor Marcelo Boaro faz uma explicação sobre o conceito de empuxo. Para isso, ele retoma alguns conceitos básicos da hidrostática. Além disso, o professor também relaciona a força de empuxo com o princípio de Arquimedes. Ao fim da videoaula, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Princípio de Arquimedes

Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia explica o que é o empuxo. Além disso, o divulgador científico relaciona esse conceito físico com o fato de que icebergs e barcos não afundam. Além disso, essa relação permite calcular o volume de um corpo sem problemas.

Quem foi Arquimedes

Saber mais sobre a biografia de cientistas importantes pode ajudar a compreender alguns conceitos. Isso acontece porque, ao saber o contexto histórico no qual a pessoa estava inserida, fica mais fácil de entender suas motivações. Consequentemente, a compreensão do conceito desenvolvido por essa pessoa fica mais fácil. Para saber mais sobre a vida de Arquimedes, veja o vídeo do canal Ilustrando História.

A Ciência da Grécia antiga auxiliou muito no avanço da tecnologia e da engenharia. Contudo, atualmente, diversos conceitos dessa época são considerados ultrapassados. Porém, é muito importante lembrar que naqueles tempos, as concepções científicas faziam muito sentido. Um dos campos de estudo de Arquimedes e outros gregos antigos era a hidrostática.

Referências

Arquimedes: Uma Porta Para a Ciência (2006) – BENDICK, J.
Arquimedes o Mito e sua Obra (2013) – CONTADOR, P. R. M.
Física: Volume 2 (2008) – HALLIDAY, D. et al.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Arquimedes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/arquimedes. Acesso em: 23 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFPR]

Um objeto sólido, com massa de 600 g e volume de 1 litro, está parcialmente imerso em um líquido, de maneira que 80% do seu volume está submerso. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, assinale a alternativa que apresenta a massa específica do líquido.

a) 0,48 g/cm3

b) 0,75 g/cm3

c) 0,8 g/cm3

d) 1,33 g/cm3

e) 1,4 g/cm3

Alternativa correta: B
Ao substituir os dados do exercício, obtemos:

2. [Mackenzie]

Devido à crise hídrica que se instalou na cidade de São Paulo, um estudante, após a aula de hidrostática, resolveu colocar uma garrafa de 1,0 litro, cheia de água, no interior da caixa acoplada de descarga. Essa medida gerou uma economia de água no final de um período. Essa ideia colocada em prática foi baseada no

a) Princípio de Stevin.

b) Princípio de Arquimedes.

c) Princípio de Pascal.

d) Princípio dos vasos comunicantes.

e) Teorema de Bernoulli.

Alternativa correta: B

O empuxo corresponde ao peso do líquido deslocado por um objeto imerso em um fluido qualquer. Ao colocar a garrafa de 1 L no interior da caixa, o estudante poupa a quantidade de água correspondente ao volume da garrafa e não interfere no rendimento do sistema de descarga. Ou seja, o princípio de Arquimedes.

Compartilhe

TOPO