Zika Vírus

O zika vírus é uma doença que pode ser transmitida pela picada de mosquitos e causar sintomas semelhantes aos da dengue.

O zika vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre da chikungunya, bem como pelo Aedes albopictus. Sua primeira aparição na história da humanidade foi registrada no ano de 1947, quando encontraram macacos portadores do vírus, na Floresta Zika, localizalda na Uganda. No ano de 1954, entretando, foi que os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria.

Publicidade

No ano de 2007, o vírus atingiu a Oceania, em 2013 a Polinésia Francesa, e chegou ao Brasil em 2015, apresentando os primeiros casos no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, cerca de 70 países já apresentaram registros de portadores do vírus.

Transmissão do zika vírus

zika vírus
Imagem: Reprodução

A transmissão do vírus se dá, principalmente, pela picada do mosquito que, ao sugar o sangue de alguém contaminado, poderá transmitir o vírus por toda a vida. O ciclo se dá a partir da fêmea que deposita seus ovos em recipientes com água. As larvas, ao saírem dos ovos, vivem na água por aproximadamente uma semana, se transformando, então, em mosquitos adultos. A procriação do mosquito se dá em velocidade bastante intensa, e a vida deles dura aproximadamente 45 dias. O vírus, quando em um indivíduo, pode demorar entre três e doze dias para causar sintomas, de uma forma geral, podendo, entretanto, haver outros casos relatados.

Raramente a transmissão ocorre em temperaturas abaixo de 16ºC, pois o mosquito se desenvolve preferencialmente em regiões tropicais e subtropicais, com temperaturas em torno de 30ºC.

Existem ainda outras formas de transmissão menos conhecidas, como a de uma gestante que pode transmitir o vírus ao feto durante a gravidez, estando essa forma de transmissão, inclusive, associada à ocorrência de microcefalia, entre outros defeitos cerebrais, alterações articulares, oculares e má formação. Outra forma de transmissão é por meio de relação sexual, mesmo que a pessoa infectada ainda não apresente sintomas. Segundo alguns estudos científicos, o vírus permanece no sêmen mesmo algum tempo depois do desaparecimento dos sintomas. A transmissão ainda pode ocorrer por meio de transfusão sanguínea.

Sintomas da doença

A doença apresenta sintomas bastante semelhantes ao da dengue, tendo início, normalmente, entre três e doze dias após a contaminação. Cerca de 80% daqueles que forem infectados, entretanto, podem não apresentar sintomas.

Quando presentes, os sintomas são febre baixa, dores nas articulações, dores musculares, dores de cabeça e atrás dos olhos, erupções cutâneas acompanhadas de coceiras, conjuntivite, entre outros. Alguns dos mais raros sintomas são dores abdominais, diarreia, constipação, fotofobia e pequenas úlceras na mucosa oral. Normalmente os sintomas perduram entre dois e sete dias, e as dores articulares podem, em alguns casos, demorar aproximadamente um mês.

Publicidade

Tratamento

O tratamento para a doença é sintomático, não havendo, portanto, um tratamento específico para a doença. A forma de limitação para a transmissão do vírus é proteger os pacientes das picadas de mosquitos transmissores, fazendo uso de mosquiteiros, repelentes entre outras medidas preventivas durante o período em que há circulação do vírus na corrente sanguínea. Estima-se que este período tenha duração aproximada de seis dias, contados a partir do início dos sintomas.

Pacientes contaminados pelo zika vírus podem fazer uso de medicamentos e analgésicos para amenizar os sintomas, mas não se deve fazer uso daqueles que contenham ácido acetilsalicílico, ou ainda que tenham substâncias associadas. Os anti-inflamatórios não hormonais também devem ser evitados. Os medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde são o paracetamol e a dipirona, bem como a ingestão de bastante líquido, visando evitar a desidratação.

Publicidade

Referências

http://mosquito.saude.es.gov.br/zika-virus

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/zika-virus

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Zika Vírus. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/zika-virus. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01 [UEFS BA] O vírus zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, e a principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.

 

A característica ou estrutura que pode ser compartilhada entre o vírus zika e seu vetor é

a) ribossomos 80S

b) metabolismo aeróbico

c) ácido nucleico

d) capsídeo

e)maquinaria biossintética

02 [UEM PR] Alguns meios de comunicação veicularam que o zika vírus não seria o responsável pelo surto de microcefalia no Brasil, e sim um larvicida, o piriproxifeno, que estaria sendo adicionado à água potável em regiões de alta concentração de Aedes aegypti, como em Pernambuco. A substância tem o objetivo de causar alterações no mosquito, impedindo que ele se desenvolva. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

I O piriproxifeno apresenta uma função amina, derivada da amônia, na qual três hidrogênios foram substituídos por carbonos.

II Antibióticos são muito eficazes contra o zika vírus, porém o impacto da epidemia é consequência da inexistência de ligação de hidrogênio entre as duplas hélices do DNA da estrutura do vírus em decorrência da ação do piriproxifeno.

III O piriproxifeno apresenta função éter, caracterizada por apresentar o oxigênio diretamente ligado a duas cadeias carbônicas.

IV O encéfalo humano se forma no início do desenvolvimento embrionário como uma dilatação da região anterior do tubo nervoso, que se diferencia em três regiões: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.

V A alta concentração de Aedes aegypti se deve tanto ao fato de o mosquito ser hermafrodita como também ao fato de a distribuição do oxigênio ser facilitada pelo pseudoceloma.

a) todas as alternativas estão corretas.

b) nenhuma alternativa está correta.

c) somente IV e V estão corretas.

d) somente I, III e IV estão corretas.

e) somente I, III e IV estão corretas.

01. [C]

02. [D]

Compartilhe

TOPO