Vitaminas

As vitaminas são micronutrientes fundamentais para o organismo.

As vitaminas são definidas como micronutrientes fundamentais, sobretudo, no processo de metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos. Apesar de essenciais, estes micronutrientes são pouco produzidos por animais, sendo algumas sequer produzidas. Dessa forma, para adquiri-las, é necessária a ingestão externa, ou seja, por meio da alimentação balanceada.

Publicidade

O ser humano, por exemplo, não apresenta uma dada quantidade de ingestão. Os valores variarão desde o tipo de proteína a características da pessoa a ingerir. Estas características acompanharão:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado de saúde vigente (enfermo ou saudável, por exemplo);
  • Praticante ou não de atividade física;
  • Tipo de Vitamina;
Vitaminas
(Imagem: Reprodução)

Para estabelecer uma base de ingestão, é necessário, assim, delimitar estas especificações. Para ciência de conhecimento, em gestantes ou lactantes, as doses deverão ser aumentadas. Bem como também para pessoas com saúde frágil ou trabalhadores braçais e atletas, a ingestão é diferenciada.

O que é um grande engano e confusão é a ingestão de vitaminas sintéticas. Elas não substituem a ingestão alimentar. Isso porque o alimento em si apresenta os lipídeos, proteínas e carboidratos necessários para o processo de metabolismo. Sem eles na ingestão alimentar, as vitaminas se tornam insuficientes. Assim, tem-se um ciclo que é necessário seguir para que o organismo esteja em equilíbrio.

As vitaminas apresentam uma classificação bastante simples, apesar de aparentar complexidade. Basicamente são classificadas conforme aquilo que dissolvem. Assim, podem ser essencialmente divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. Contudo, conforme a especificação de cada tipo de vitamina, será observada a diferenciação e uma classificação mais detalhada.

Vitaminas
(Imagem: Reprodução)

Os tipos de vitaminas existentes

As vitaminas são classificadas, portanto, segundo suas funções específicas. Seguindo a linha de pensamento, as vitaminas, assim, compreenderão dois grandes grupos: hidrossulúveis e lipossolúveis. Especificadas, dessa forma, na seguinte disposição.

Vitaminas lipossolúveis

  • Vitamina A: oxidante e protetor das células dos radicais livres. Encontrada em frutas e vegetais.
  • Vitamina D: sintetizada a partir dos raios solares. Fundamental para a produção de insulina e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ainda auxilia o corpo na absorção do cálcio. É encontrada majoritariamente em peixes gordos.
  • Vitamina K: essencial para a constituição dos ossos e componente de 13 fundamentais proteínas do organismo. É encontrada em legumes e folhas verdes.
  • Vitamina E: Apresenta inúmeras funções, tais como a prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, também reforça o sistema imunológico e é um potente antioxidante no combate aos radicais livres. É encontrada comumente em sementes e vegetais verdes.

Vitaminas hidrossolúveis

  • Vitamina B1: também chamada de Tiamina. É responsável por manter o sistema nervoso e circulatório saudáveis. Previne o envelhecimento e também é um combatente à fadiga e à depressão. É encontrada no feijão, cogumelos, berinjela e demais vegetais.
  • Vitamina B2: denominada também de riboflaviana. É fundamental na formação de células sanguíneas e dos anticorpos. É encontrada em laticínios e carnes, sobretudo.
  • Vitamina B3: a nicotinamida tem participação ativa na circulação do sangue. Isso porque ela aumenta a circulação, reduz o colesterol e ainda auxilia no funcionamento do sistema imunológico. É encontrada em quase todo o tipo de alimento natural, como frutas, legumes, verduras, carnes e laticínios.
  • Vitamina B5: o ácido pantotênico tem como principal função auxiliar na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, constrói anticorpos e reduz o colesterol. É encontrada em abundância em ovos e no amendoim.
  • Vitamina B6: a piridoxina auxilia diretamente no combate às doenças cardíacas. Atuando no coração, pode ser encontrada nas sementes de girassol, carnes magras e frutas.
  • Vitamina B7: a popular biotina tem importante participação na produção de ácidos graxos e na redução de açúcar no sangue. É encontrada em carnes brancas, sobretudo aves, como também na couve-flor.
  • Vitamina B9: o ácido fólico tem importante papel na manutenção do sistema imunológico, nervoso e circulatório. É encontrado nos miúdos bovinos e em vegetais de folhas verdes.
  • Vitamina B12: a cobalamina é fundamental no desenvolvimento do corpo. É encontrada em ovos e em derivados do leite.
  • Vitamina C: o ácido ascórbio talvez seja um dos principais, pois atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. É encontrado nas frutas cítricas em abundância.
  • Colina: esta é uma das vitaminas mais importantes para quem apresenta antecedentes de Alzheimer na família. Auxiliando na memorização, pode ser encontrada na gema do ovo e em derivados da soja.

Publicidade

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Vitaminas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/vitaminas. Acesso em: 19 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [Cesupa] As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais ao metabolismo humano e precisam ser obtidas a partir dos alimentos ingeridos. A vitamina D, obtida do óleo de fígado, fígado e gema de ovo, atua no (a)

a) coagulação do sangue, evitando hemorragias.

b) metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo.

c) respiração celular, garantindo a tonalidade saudável da pele.

d) sistema nervoso involuntário, evitando o escorbuto.

02. [PUC] As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências.

Sejam dados os seguintes sintomas de carências:

1. córnea ressecada

2. raquitismo na infância

3. deficiência na coagulação sanguínea

4. anemia perniciosa

Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas:

a) K, E, B2 e B12.

b) B1, D, C e E.

c) A, D, K e B12.

d) A, E, K e C.

01. [B]

02. [C]

Compartilhe

TOPO