Toxoplasmose

A toxoplasmose é trasnmitida pelo protozoário Toxoplasma gondii.

A toxoplasmose é caracterizada por ser uma doença de caráter infeccioso e congênita. Ela ainda pode ser adquirida através de um protozoário encontrado nas fezes de gatos, a Toxoplasma gondii. Humanos, felinos e algumas outras espécies de animais podem hospedar esse parasita.

Publicidade

A doença acomete cerca de 90% das pessoas, sendo grande parte dos donos de felinos portadores da doença. Entretanto, os sintomas não se apresentam, e no momento que se salientam no organismo, assemelham-se a uma gripe comum. A doença, porém, pode apresentar gravidade em seus sintomas quando contraída por gestantes ou pessoas com sistema imunológico fragilizado. Dada a gravidade destes, a doença pode até mesmo levar a óbito, caso não seja diagnosticada em seu início.

Desenvolvida a partir de apenas um agente, o protozoário Toxoplasma gondii, a toxoplamose infecta diversos animais, hospedando-se como parasita. Cistos são criados no interior do corpo, independente da região, abrangendo tórax, cérebro e coração, por exemplo.

As fezes do gato podem transmitir a toxoplasmose. (Imagem: Reprodução)

Causas, sintomas e diagnóstico

Causada por um protozoário, a doença não é contagiosa entre seres humanos. Não há transmissão de pessoa para pessoa. Contudo, fezes de gatos em residências que possuem o felino, bem como compartilhamento de alimentos contaminados, são agentes de transmissão. Uma pessoa, porém, pode contrair a doença através de determinadas situações, tais como:

  • Compartilhar utensílios domésticos com pessoas contaminadas;
  • Ingestão de frutas, vegetais ou determinados alimentos sem higienização correta;
  • Transfusão de sangue;

Congênita – ou seja, pode ser transmitida durante a gestação –, ela é repassada por meio da placenta para o bebê. Caso a mulher receba o diagnóstico da doença durante ou pouco antes da gravidez, há chances de 30% de transmissão. Dessa forma, para evitar  uma gestação de risco, é imprescindível ficar atento aos seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça, coriza e demais sintomas similares a gripe em pacientes normais;
  • Convulsão, visão turva, problemas respiratórios e de coordenação em pacientes com sistema imunológico debilitado;
  • Nascimento com pulmões e baços anormais, convulsões e pele amarelada em bebês recém nascidos;

Para o diagnóstico, alguns exames são solicitados, sobretudo para avaliar o real significado dos sintomas. Afinal, por ser uma enfermidade que passa despercebida, dificilmente é procurado um médico para diagnóstico específico da doença.

É fundamental, contudo, que gestantes estejam atentas aos sintomas. Para grávidas, o médico solicitará exames clínicos com o intuito de testar os anticorpos presentes no organismo. É comum que os exames apresentem resultados negativos, principalmente quando o parasita recentemente se hospedou no corpo. Caso haja desconfiança, o médico solicitará nova bateria de exames semanas após a primeira verificação.

Publicidade

Fases da toxoplasmose

As fases da toxoplasmose dizem respeito às suas fases de desenvolvimento. Abrangem as etapas a seguinte disposição:

Toxoplasmose Aguda

Afeta seres humanos saudáveis sem qualquer tipo de sintoma apresentado. Quando surgem, assemelham-se a uma simples gripe.

Toxoplasmose Latente

A ausência de sintomas aparentes complicam o diagnóstico. Por esse motivo, muitas pessoas infectam-se com o parasita e sequer notam o desenvolvimento da doença. Em pessoas com sistema imunológico competente, a toxoplasmose acaba se associando a inúmeras doenças, entrando em fase latente. Algumas pequenas alterações são sentidas pelo portador, como alterações neurais sutis e mudanças de comportamento.

Publicidade

Toxoplasmose Cutânea

Por fim, a mais rara. Quando a infecção se dá por meio de pequenas lacerações na epiderme. São tão pequenas que, para identificação, é necessário o uso de um microscópio eletrônico.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Toxoplasmose. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/toxoplasmose. Acesso em: 25 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO