Teoria Celular

Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos são formados por células, assim como que todas as atividades essenciais à vida ocorrem no interior delas.

Descoberta no ano de 1669 por Robert Hooke, cientista inglês, as células compõe todos os seres vivos. Esse cientista pode constatar a existência das células ao observar um pedaço de cortiça em um microscópio de duas lentes, meio pelo qual conseguiu observar pequenas cavidades que denominou células. Estas, na verdade, eram o “esqueleto das células”, já que as cortiças são compostas por células mortas.

Quatro anos depois, Antonie Von Leeuwenhoeck, microcopista, fez a observação das primeiras células animais, que eram os glóbulos vermelhos do sangue, ainda que, inicialmente, não tenham sido consideradas células, já que pareciam deficientes com relação aos compartimentos básicos. O núcleo celular foi estudado por Leeuwenhoeck, e foi isso que acabou por contribuir de forma intensa e significativa para a compreensão da importância das células nos seres vivos. Foi assim que foram descobertos o nucléolo, assim como o fato de que todas as células são dotadas de núcleo, com exceção apenas das hemácias.

Foi, entretanto, um século depois, que a Teoria Ccelular foi desenvolvida, trazendo conhecimentos essenciais para a citologia, ciência que estuda a estrutura, o desenvolvimento e as funções das células, assim como para toda a biologia.

O que diz a Teoria Celular?

Criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann, a Teoria Celular envolve a afirmação de que todos os seres vivos são formados por células, o que foi possível em decorrência do desenvolvimento da microscopia, sendo, nos dias de hoje, uma das generalizações mais importantes da área da Biologia.

Considerados acelulares e parasitas intracelulares obrigatórios, os vírus não apresentam células em sua constituição, mas ainda assim precisam delas para sobreviver e realizar suas atividades vitais. Isso, justamente por serem parasitas intracelulares obrigatórios. Apesar de parecer fora de contexto falar sobre a ausência das células em vírus, estamos clarificando mais uma das afirmações da teoria celular, que consiste na comprovação de que as atividades essenciais à vida somente podem ocorrer no interior de células.

Além disso, segundo a teoria celular, a célula é a menor unidade da vida, e as novas células se formam a partir da divisão das células que já existem, ocorrendo esse processo a partir da divisão celular. Outro pilar importante dessa teoria, é o fato de a célula ser a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias, ou seja, todos os caracteres genéticos transmitidos de pais para filhos, são transmitidos a partir de uma célula para outra no processo de reprodução.

Biologia – Volume Único – Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder

Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Petrin, Natália. Teoria Celular. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/teoria-celular. Acesso em: 18 de May de 2024.

01. [Enem] A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

02. [ENEM] A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:

a) modelo de permeabilidade seletiva.

b) modelo de organização membranar.

c) modelo fosfolipídico.

d) modelo do mosaico fluido.

e) modelo celular.