Tecido Nervoso

O tecido nervoso é responsável por todas as transmissões de informações de forma rápida no organismo, comandando as partes do corpo dos seres vivos.

O tecido nervoso é um dos tecidos que compõe o corpo dos animais, sendo este responsável pela troca de informações rápida no organismo. De extrema importância, este tecido tem papel fundamental no comando das partes do corpo do indivíduo. Composto por neurônios, que são células nervosas, o tecido emite e conduz impulsos nervosos.

Neurônios

Imagem: Reprodução

Partes dos neurônios

Como mencionado anteriormente, o tecido nervoso é formado por células denominadas neurônios, que são especializadas na condução dos impulsos nervosos. Essas células são divididas em corpo celular, dentritos e axônio. O corpo celular é onde fica o núcleo, além de organelas, como é o caso da mitocôndria. É nessa parte que são produzidas importantes substâncias, além da energia que é responsável pelo funcionamento da célula da forma como deve ser. Os dendritos, por sua vez, são ramificações pequenas, porém em grande quantidade, que saem do corpo celular agindo como se fossem antenas ao captar os sinais elétricos e transmití-los a partir dos axônios. Por fim, o axônio é a extensão do corpo celular que faz conexão com outros neurônios, ou ainda com células de outros tecidos. Em torno do axônio formam-se as bainhas de mielina, que são compostas por células denominadas células de Schwann, que contém material lipídico. É a partir dessas bainhas que o transporte de impulsos elétricos é agilizado. De grande extensão, alguns axônios podem ultrapassar 1 metro de comprimento.

Tipos de neurônios

Os neurônios podem ser divididos em receptores, efetores ou de conexão, também conhecidos como mistos. Os neurônios receptores são aqueles responsáveis por captar as informações a partir das células sensoriais por meio dos dendritos, como as que compõe a retina, os ouvidos, a língua, entre outros. Os neurônios de conexão ou mistos, por sua vez, fazem a conexão, como o nome sugere, entre dois neurônios. A partir do dendrito, recebem as informações repassando, por meio do axônio, à célula nervosa seguinte. Esse tipo de neurônio é bastante encontrado nos sistemas nervosos animais, sendo o mais presente. Por fim, temos os neurônios efetores, que são aqueles que recebem as informações do cérebro, que são as respostas aos estímulos capturados pelos neurônios receptores, e as passam para músculos, glândulas, entre outras partes do corpo. Para entender esse último, podemos usar um simples exemplo. Quando encostamos a mão em uma parte quente de uma panela, por exemplo, as células sensoriais presentes na célula capturam a sensação de queimação, transmitindo ao cérebro por meio dos neurônios receptores e de conexão. A partir de então essa informação é processada e o cérebro envia uma ordem para que os músculos da mão se contraiam, eliminando o perigo, e essa ordem é enviada a partir dos neurônios efetores.

Nervos

Outra parte do tecido nervoso são os nervos, que são agrupamentos de feixes de axônios e dendritos. Além da bainha de Schwann, os axônios possuem, a seu redor, uma camada de tecido conjuntivo que é denominada endoneuro. Esses feixes são ainda envoltos por outra camada do mesmo tecido, chamada perineuro. São os feixes paralelos que formam o nervo que, por sua vez, é coberto pelo epineuro.

Referências

Bio – Sônia Lopes, Sérgio Rosso

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [ENEM] O tecido nervoso é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Sem ele, não seríamos capazes de responder aos estímulos do meio, raciocinar e nem mesmo nos locomover. A respeito desse tecido, marque a alternativa incorreta:

a) O tecido nervoso é formado por pouca substância intercelular.

b) O tecido nervoso é formado exclusivamente por neurônios, células responsáveis por transmitir os impulsos nervosos.

c) Dendrito é uma das partes do neurônio.

d) O tecido nervoso recebe informações do meio e também as processa e gera respostas.

e) Os neurônios são células grandes que podem atingir diâmetros de até 150µm.

 

02. [Unifor-CE] A unidade básica do sistema nervoso é o neurônio. A organização mais simples desse sistema é a do arco reflexo, sobre o qual podemos dizer que:

a) não pode haver movimento reflexo sem a participação do cérebro.

b) pode haver movimento reflexo sem a participação da medula.

c) uma atividade reflexa simples é realizada por um só neurônio.

d) o neurônio aferente leva estímulo ao efetor.

01. [B]

02. [D]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO