O sistema tegumentar compreende o estudo da pele e anexos, os quais envolvem glândulas, pelo, unhas e receptores sensoriais. Cada um compreende funções importantíssimas para o organismo.
Publicidade
Envolvendo o sistema tegumentar, tanto a pele quanto os anexos apresentam, como função principal agir como barreira. Sendo assim, sua atuação é fundamental para proteger o corpo de microorganismos invasores do corpo.
Além desta função de proteção, cada um deles evita a perda excessiva de água do corpo para o meio externo.
A pele se apresenta como o principal elemento do sistema tegumentar, envolvendo o corpo por inteiro, tal como uma membrana. É o órgão responsável pelo tato e demais sentidos cutâneos.

As funções da pele abrangem proteção, respiração, sensibilidade e excreção. Entre os vertebrados, abrangendo-se o tegumento, ele refere-se a algumas camadas que incluem a pele.
Há a mais externa, denominada como epiderme, tendo sua formação por tecido epitelial. Enquanto isso, a camada observada mais subjacente e formada por tecido conjuntivo é denominada como derme.
A derme, por consequência, segue-se por um tecido subcutâneo, denominado também por hipoderme. Além desta, há, cobrindo, a cutícula, totalmente impermeável. Por fim, seguem-se os anexos, como os pelos, chifres em alguns animais, garras e unhas, além também das penas.
Publicidade
Formação do sistema tegumentar
Como supracitado, o sistema tegumentar abrangerá a pele e seus demais anexos. A pele estende-se como um tecido pelo corpo, e, a partir dela, alguns anexos a complementarão.
Epiderme
A epiderme tem sua constituição de tecido epitelial. Neste tipo de tecido, as células apresentam tamanhos diferentes, inúmeros formatos e funções variadas.
Esta camada principal do sistema tegumentar origina-se na camada basal (interna). Ela move-se, assim, para cima, e conforme transportam-se, mais achatadas ficam na medida que sobem.
Publicidade
Ao chegarem na camada córnea (superfície), as células já estão completamente mortas e sem núcleo, compostas apenas de queratina.
Por fim, entre a camada mais interna e a mais externa, haverá uma com aspecto mais granuloso. Nela, as células se dispõem como grânulos de queratina. O aspecto da epiderme se dará na disposição de prolongamentos, que mantém as células juntas.
Derme
A derme é formada a partir de um tecido conjuntivo fibroso, vasos linfáticos e sanguíneos, fibras musculares de caráter liso e terminações nervosas.
A espessura dela é bastante variável, e é responsável por unir o tecido subcutâneo à epiderme. De superfície irregular, as papilas dérmicas, salientes, acompanham a epiderme.
Unhas e pelos
Unhas e pelos são formados a partir da queratina. As unhas, em primeiro lugar, nas pontas dos dedos, e são importantes alicerces para agarrar objetos.
Os pelos, por outro lado, estão espalhados pelo corpo, à exceção de poucas regiões. São responsáveis pelo aquecimento corporal e servem como barreira para objetos.
Glândulas
Também denominadas como receptores cutâneos, els podem ser de três tipos:
- Exócrinas: liberam secreções para fora do corpo;
- Sebáceas: bolsas secretoras de sebo;
- Sudoríparas: de forma tubular, são as responsáveis pela secreção do suor por meio de poros localizados na superfície da pele;
Receptores sensoriais
Tratam-se de pequenas ramificações oriundas de fibras nervosas. Sua função é, como o próprio nome se refere, sensorial; sob capacidade de receber estímulos mecânicos, de dor, temperatura ou até pressão.
Serão os receptores sensoriais:
- Bulbos de Krause;
- Corpúsculos de Ruffini;
- Corpúsculos de Meissner;
- Discos de Merkel;
- Terminais Nervosos Livres;
- Terminais do Folículo Piloso;
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Sistema Tegumentar. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-tegumentar. Acesso em: 09 de May de 2025.
01. [UEMT] A presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está mais diretamente relacionada à:
a) preservação da vida, servindo para ataque e defesa.
b) adaptação ao meio ambiente terrestre, sendo responsável por maior economia hídrica.
c) vida no meio aquático, impedindo a hidratação do animal.
d) reserva nutritiva.
e) proteção contra ações mecânicas do meio.
02. [UFRGS] Qual das seguintes funções é comum à pele dos mamíferos e à epiderme das plantas?
a) Controle de temperatura.
b) Proteção.
c) Trocas gasosas.
d) Excreção.
e) Reserva.
01. [B]
02. [B]