Sistema Locomotor

O sistema locomotor, composto pelos sistemas muscular e esquelético, é responsável por toda a movimentação do corpo.

O sistema locomotor é de suma importância para a sobrevivência dos seres humanos e animais e envolve os músculos esqueléticos, ossos e articulações.

Esse sistema tem como função sustentar o corpo, proteger os órgãos internos, além de armazenar íons e sais minerais e produzir células sanguíneas. Além disso, esse sistema é essencial, uma vez que nos permite andar, comer, reproduzir, entre outras atividades diárias dos seres vivos.

Sistemas que fazem parte do sistema locomotor

O sistema locomotor é responsável pela movimentação do corpo e é formado por dois outros sistemas presentes no corpo dos animais: o sistema esquelético e o sistema muscular.

Sistema esquelético

O sistema esquelético, como o nome sugere, é composto pelo esqueleto, que por sua vez envolve os ossos. Além disso, envolve ainda as cartilagens, ligamentos e tendões do corpo animal. No corpo humano encontramos 206 ossos, que apresentam características diferenciadas como tamanho e formas.

Suas principais funções são a sustentação do corpo e a proteção dos órgãos internos. Esse sistema, em conjunto com o sistema muscular, permite o movimento do corpo animal.

Os ossos que compõem esse sistema são constituídos de tecidos conjuntivos e de tecido nervoso e são formados por camadas distintas, cada uma com sua importância e função.

  • Periósteo: é como chamamos a camada externa do osso, onde ficam conectados os músculos e os tendões. Trata-se de uma membrana fibrosa, mas fina, que envolve o osso.
  • Osso compacto: essa parte do osso é a parte mais dura e é formada por cálcio, fibras de colágeno e fósforo, assim como canais por onde passam os vasos e os nervos. Além disso, entre esses canais estão localizados os osteócitos.
  • Osso esponjoso: o osso esponjoso é uma camada menos densa dos ossos e não está presente em todos eles. Nessa camada pode haver medula óssea.
  • Canal medular: normalmente presente nos ossos mais longos, esse canal abriga a medula óssea.
  • Medula óssea: a medula óssea vermelha é responsável pela produção de células sanguíneas, mas não é encontrada em todos os ossos. A medula óssea amarela, por sua vez, é responsável pelo armazenamento de gordura.

Sistema muscular

O sistema muscular, por sua vez, é composto pelos músculos do corpo, que são estruturas que cruzam as articulações. Estes músculos, por sua vez, formando o tecido muscular, são compostos por células contráteis especializadas, também conhecidas como fibras musculares.

A contração das fibras musculares permite o movimento, controlado pelo sistema nervoso. A coloração do sistema muscular é avermelhada em decorrência da presença da mioglobina, que conserva oxigênio para o metabolismo oxidativo.

Representando aproximadamente 50% do peso corporal total, os músculos possuem algumas funções no organismo, a saber:

  • Movimentação do corpo;
  • Estabilização do corpo;
  • Movimento de substâncias no organismo para alimentação e eliminação de fluidos, por exemplo;
  • Produção de calor.

Aprenda mais sobre o assunto

Os sistemas muscular e esquelético, que compõem o sistema locomotor, possuem ainda diversas peculiaridades que devem ser estudados mais a fundo. Se quiser saber mais sobre eles, confira os vídeos abaixo:

O sistema locomotor

O vídeo apresenta o funcionamento do sistema locomotor, com a união dos sistemas que o compõem. Conta ainda com suas funções e características do sistema esquelético.

Sistema esquelético

Esse vídeo, elaborado pela Liga Estudantil de Anatomia da UNI-RN, mostra de forma mais detalhada a identificação dos ossos.

Sistema muscular

A professora Cirmara Silva Santos, fisioterapeuta, neste vídeo, explica o que são os músculos, suas funções e classificações.

Vídeos são sempre ótimos materiais para fixar melhor os conteúdos, não é mesmo?

Junto com os outros sistemas, o sistema locomotor é de extrema importância, pois é ele que nos permite executar todas as ações do nosso dia a dia.

Referências

Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento – Iriam Starling, Rafael Zorzi
Anatomia do sistema locomotor e atlas fotográfico – Gustavo Graeff Kura, Marcos Roberto Spassim

Por Natália Petrin
Exercícios resolvidos

1. [FUVEST]

Além da sustentação do corpo, são funções dos ossos:
a) armazenar cálcio e fósforo; produzir hemácias e leucócitos.
b) armazenar cálcio e fósforo; produzir glicogênio.
c) armazenar glicogênio; produzir hemácias e leucócitos.
d) armazenar vitaminas; produzir hemácias e leucócitos.
e) armazenar vitaminas; produzir proteínas do plasma.

A
Dentre as funções diversas dos ossos, encontram-se o armazenamento do cálcio e do fósforo, bem assim a proteção dos órgãos, a sustentação do corpo e a produção das hemácias e dos leucócitos.

2. [ENEM]

Denominamos de articulações os locais onde dois ossos encontram-se. As articulações podem ser móveis ou não, sendo que, no primeiro caso, elas permitem o movimento dos ossos. Esse movimento ocorre suavemente sem que ocorra o desgaste dos ossos graças à presença de:
a) tecido muscular nas suas extremidades.
b) tecido nervoso nas suas extremidades.
c) tecido epitelial nas suas extremidades.
d) tecido cartilaginoso nas suas extremidades.
e) tecido adiposo nas suas extremidades.

D
Entre os ossos, nas articulações que os ligam, encontramos cartilagens e líquidos que permitem que haja pouco atrito entre os ossos durante a movimentação, evitando, desta forma, o desgaste do sistema esquelético.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO