Sistema linfático

Sistema com atuação integrada ao sistema circulatório, apresenta a função de drenar o líquido que fica retido nos espaços intercelulares.

No corpo humano, os diversos sistemas atuam de maneira associada, como o sistema linfático, que tem sua atuação atrelada ao sistema circulatório. O sistema linfático é responsável por coletar e drenar a linfa (líquido incolor presente nos espaços entre as células e tecidos do corpo) de volta para a circulação sanguínea e demais órgãos linfoides.

É constituído por: linfa, vasos linfáticos, nodos linfáticos ou linfonodos, como também pelo baço, timo e tonsilas. Em situações em que o sistema linfático tem sua atuação comprometida, interrompendo o processo de drenagem, os restos do líquido tissular (líquido que não é levado nem aos capilares sanguíneos, nem aos tecidos do corpo) tendem a se acumular nos tecidos, ocasionando inchaços conhecidos como “edemas linfáticos”.

Anatomia do sistema linfático

Todo Estudo

O sistema linfático está presente em todo o corpo humano, compreendendo os órgãos que têm por função coletar e drenar a linfa. Dentre eles estão:

• Linfa: líquido incolor presente nos espaços intersticiais, resultante de trocas entre o sangue dos capilares sanguíneos e as células dos tecidos, isto é, o excesso de líquido que não retornou ao sangue dos capilares. Sua composição química, é semelhante à do plasma sanguíneo, tendo, então, elevadas quantidades de água e proteínas.
  • Capilares linfáticos: a linfa presente nos espaços é coletada por capilares linfáticos (vasos de calibre microscópico), que se convergem para a formação de vasos de maior calibre, chamados “vasos linfáticos”.
  • Vasos linfáticos: vasos com paredes semelhantes às das veias, que formam uma rede paralela à rede de vasos sanguíneos, apresentando a função de devolver a linfa para a circulação.
  • Linfonodos: também chamados de nodos linfáticos, são estruturas pequenas ovaladas distribuídas ao longo dos vasos linfáticos. Atuam filtrando a linfa, preservando e destruindo micro-organismos e partículas estranhas.
  • Baço: órgão com atuação no sistema linfático, responsável por filtrar micro-organismos e partículas estranhas do sangue, como vírus e bactérias. Também se responsabiliza por produzir células de defesa do organismo (leucócitos) e no sistema sanguíneo, como reservatório de hemácias (células sanguíneas) pronto para liberá-las assim que necessário.
  • Timo: estimula o desenvolvimento de leucócitos, células de defesa presentes em todo o sistema linfático.
  • Tonsilas: órgãos de tecido linfoide distribuídos nas seguintes regiões: próximo à faringe (tosilas faríngeas ou adenóide), parte auditiva da faringe, no dorso da raiz da língua e na fossa tonsilar (chamadas de amígdalas). As tonsilas estão relacionadas com a defesa do organismo, consistindo na primeira linha de defesa contra micro-organismos.

Algumas das tonsilas são retiradas geralmente no estágio infantil, dentre as que possuem maior índice de remoção destacamos: as amígdala e as tonsilas faríngeas ou adenóides.

Funções do sistema linfático

No corpo humano, constantemente ocorrem trocas de substâncias entre as células dos diferentes tecidos e os capilares sanguíneos. Tais trocas ocorrem nos dois sentidos: do capilar para a célula e da célula para o capilar. Dentre as funções do sistema linfático, destacamos:

• Drenagem: o sistema linfático é responsável por drenar a linfa que acaba ficando nos espaços intersticiais.
  • Imunidade: é de responsabilidade deste sistema uma parte da produção e manutenção das células de defesa do organismo, assim como a captação e a destruição de micro-organismos e partículas estranhas que por ventura passem por seus vasos.
  • Transporte: os ácidos graxos, oriundos da quebra de lipídios durante a digestão, são transportados das células intestinais para a circulação sanguínea por meio dos vasos linfáticos.

Apesar de possuir funções atreladas à defesa do organismo, o sistema linfático representa uma via para a disseminação de células cancerígenas, favorecendo o processo de metástase. Dessa forma, não é aconselhável a prática de “drenagem linfática” em portadores de tumores cancerígenos.

Doenças do sistema linfático

• Adenite: linfonodos aumentados, doloridos e inflamados como resultado de alguma infecção.
  • Hiperesplenismo: atividade anormal do baço decorrente do aumento de tamanho e associada a um aumento na taxa de destruição de células sanguíneas normais.
  • Linfedema: qualquer acúmulo de fluido linfático no sistema, podendo ocasionar inchaços.
  • Linfoma: qualquer tumor que seja constituído por tecido linfático. O sistema linfático apresenta uma relação intrínseca com a ocorrência de tumores, por ser um sistema que interliga todas as regiões do corpo, ele pode facilitar o processo de metástase.
  • Filariose: também chamada de elefantíase, é uma doença causada por um verme pertencente ao filo nematelmintho. O verme causa o entupimento dos vasos linfáticos, gerando o acúmulo de linfa e o inchaço de determinadas regiões.

Muitas são as doenças que podem afetar o sistema linfático, e muitas apresentam um quadro de gravidade bem alto. É importante dar a atenção devida a este sistema para ter a certeza de que o seu funcionamento está sempre em ordem.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues; BIOLOGIA DOS ORGANISMOS. Vol.2; 4 ed. São Paulo; Moderna 2015.

MIRANDA, Neto Marcílio Hubner de (org); CHOPARD, Renato Paulo (colaborador); et. al. ANATOMIA HUMANA: aprendizagem dinâmica. 3 ed. rev. Maringá; Gráfica Editora Clichetec, 2008.

TORTORA, Gerard J; CORPO HUMANO: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4 ed. editora Artmed; Porto Alegre, 2000.

Murilo Del Bianco
Por Murilo Del Bianco

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre no ensino de biologia também pela UEM. Professor de nível médio e cursinhos preparatórios para vestibulares. Nas horas vagas se dedica a música, livros, filmes e aos seus animais de estimação.

Del Bianco, Murilo. Sistema linfático. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-linfatico. Acesso em: 20 de April de 2024.

1. [UPF -2014 ]

No sistema linfático humano, circula um líquido incolor, semelhante ao sangue, mas que não apresenta hemácias, plaquetas, nem monócitos, denominado linfa. Algumas das funções da linfa em nosso organismo são:
I. Reintegrar ao sangue as proteínas que eventualmente tenham saído dos capilares.
II. Devolver à circulação o excesso de líquido das células e tecidos, num processo contínuo.
III. Evitar a coagulação sanguínea.
IV. Defender o organismo por meio de linfócitos armazenados nos linfonodos.
V. Transportar nutrientes e hormônios para os tecidos ou órgãos do corpo.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II e IV.
B) II, III e IV.
C) II, IV e V.
D) I e V.
E) III e IV.

Alternativa A

I) Verdadeiro.
II) Verdadeiro.
III) Falso. O papel de coagulação sanguínea é executado pelas plaquetas, e por algumas proteínas (fibrinas) que não se encontram na linfa.
IV) Verdadeira.