Sistema endócrino

O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, que produzem os hormônios. Conheça as funções desse tipo de glândula.

Denomina-se sistema endócrino o conjunto de órgãos que têm a função de produzir as secreções conhecidas como hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão agir em outra parte do organismo.

Publicidade

O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, que não possuem ductos e secretam os hormônios no espaço extracelular ao redor das células secretoras. Dali, os hormônios difundem-se aos capilares e são transportados pelo sangue.

Juntos, os sistemas nervoso e endócrino coordenam as funções de todos os sistemas corporais. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, enquanto o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a essa informação.

As glândulas endócrinas

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

O corpo contém dois tipos de glândulas: exócrinas e endócrinas. As glândulas exócrinas secretam seus produtos em ductos que transportam as secreções para as cavidades ou superfícies do corpo. Esse tipo de glândulas engloba as glândulas sudoríparas, sebáceas, mucosas e digestivas.

Em contraste, as glândulas endócrinas não possuem ductos, secretando seus produtos (os hormônios) no espaço extracelular ao redor das células secretoras. Dali, os hormônios e capilares difundem-se e são transportados pelo sangue.

As glândulas endócrinas formam o sistema endócrino e incluem a hipófise, a glândula tireoide, as paratireoides, suprarrenais, adrenais, a glândula pineal e o timo. Além disso, muitos órgãos do corpo humano contêm tecido endócrino, mas não são glândulas exclusivamente endócrinas.

Os efeitos hormonais

Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas do corpo humano. Confira uma visão geral dos efeitos hormonais, que podem ser categorizados em sete grandes áreas:

Publicidade

  • Os hormônios regulam a composição química e o volume do meio interno;
  • Ajudam a regular o metabolismo e o equilíbrio energético;
  • Ajudam a regular a contração das fibras musculares lisas e cardíacas e a secreção glandular;
  • Auxiliam na manutenção da homeostase;
  • Regulam certas atividades do sistema imunológico;
  • Os hormônios têm um papel fundamental na integração suave, sequencial do crescimento e do desenvolvimento;
  • Contribuem com os processos básicos de reprodução.

As principais glândulas endócrinas

Como já foi dito, as glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue os hormônios. Confira a seguir quais são alguns dos principais órgãos produtores de hormônios e as suas respectivas funções:

Hipófise

Também denominada glândula pituitária, a hipófise pode ser considerada como a glândula mestra do nosso corpo, uma vez que os seus hormônios regulam o funcionamento de várias glândulas endócrinas.

Localizando-se na base do encéfalo, apresenta o tamanho aproximado de uma ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (também denominado adeno-hipófise) e o lobo posterior (ou neuro-hipófise).

Publicidade

A adeno-hipófise produz e libera hormônios denominados hormônios tróficos, que controlam outras glândulas endócrinas. Dentre os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise estão: o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que atua sobre o córtex da glândula suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e espermatozoides nos testículos; e o hormônio luteinizante (LH), que provoca a ovulação e a formação do corpo lúteo nos ovários e a produção de testosterona nos testículos.

A neuro-hipófise armazena e secreta os hormônios oxitocina e o hormônio antidiurético.

Hipotálamo

Localizado no cérebro logo acima hipófise, o hipotálamo é conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexões neurais e fatores desencadeadores.
O hipotálamo estimula a hipófise a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que agem sobre as gônadas.

Tireoide

Localizada junto à laringe e anteriormente à traqueia, a glândula tireoide produz a tiroxina e a tri-iodotironina, hormônios que possuem átomos de iodo em sua molécula. Esses dois hormônios aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, aumentando a taxa metabólica e a geração de calor.

Se a tireoide trabalhar menos ou produzir menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre o hipotireoidismo: o metabolismo fica mais lento e, consequentemente, algumas áreas do corpo ficam inchadas, o coração bate mais devagar e a pessoa gasta menos energia, tornando-se mais propensa à obesidade.

Caso ocorra o funcionamento exagerado da tireoide, trata-se de hipertireoidismo: o metabolismo fica mais acelerado, a temperatura do corpo fica mais elevada que o normal e a pessoa emagrece porque gasta mais energia.

Paratireoides

São pequenas glândulas, geralmente encontradas em quatro, que se localizam atrás da tireoide. Sintetizam o paratormônio, que atua no controle da taxa de cálcio no sangue.

Adrenais ou suprarrenais

Localizam-se sobre os rins e são divididas em suas regiões independentes – medula e córtex – que secretam hormônios diferentes.
O córtex secreta três tipos de hormônios: os glicocorticoides, os meralcorticoides e os androgênicos. Na medula são produzidos os hormônios adrenalina e noradrenalina.

Pâncreas

Glândula com funções endócrina e exócrina, o pâncreas é formado pelas ilhotas de Langerhans, nas quais são encontradas dois tipos de células: as células beta, que produzem o hormônio insulina; e as células alfa, que produzem o hormônio glucagon.

Referências

TORTORA, G. J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Edição. Editora: Artmed. 2000.

http://www.afh.bio.br/

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Sistema endócrino. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-endocrino. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UFV-2009] Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:
I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.
II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.
III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.
IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.

2. [UFC-CE] Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos, como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados. Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados.

a) Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto;
b) Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal;
c) Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue;
d) Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial;
e) Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.

1. [B]
2. [A]

Compartilhe

TOPO