Reino Animal

O Reino Animal, ou Reino Animalia, ou ainda Metazoa, é constituído por seres eucariontes, multicelulares e heterotróficos.

O Reino Animalia é dividido em dois grupos principais: invertebrados (aqueles que não possuem vértebras) e cordados, ou vertebrados, animais que possuem crânio, vértebras e coluna dorsal. Dentro desses grupos ainda existem várias subdivisões chamadas filos.

Principais características

São eucariontes, suas células apresentam um núcleo diferenciado, envolvido por uma membrana e pluricelulares (corpo formado por muitas células). São organismos heterótrofos, pois necessitam ingerir outros seres vivos, uma vez que não produzem seu próprio alimento. Sua respiração é aeróbica, sendo que podem retirar o oxigênio do ar ou da água, conforme a espécie. São aclorofilados, possuem uma estrutura denominada blástula, presente durante o desenvolvimento embrionário depois da formação do zigoto.

Reino Animalia. Imagem: Wikimedia Commons.
Reino Animalia. Imagem: Wikimedia Commons.

Principais filos

Dentre os vários filos que compõe o Reino Animalia, os principais são os descritos a seguir:

  • Porifera: Acelomados. Grupo mais primitivo, parte do sub-reino Parazoa. Composto por seres que vivem presos em algum substrato (seres sésseis), aquáticos, com corpo repleto de poros. Possuem simetria radial, no entanto alguns são assimétricos. A digestão ocorre exclusivamente no interior das células (digestão intracelular). Exemplo: Esponjas.
  • Cnidaria: Acelomados. Principalmente marinhos, apresentam dois folhetos embrionários (diblásticos) e simetria radial. Possuem uma cavidade digestiva denominada de cavidade gastrovascular. Exemplo: Águas-vivas, anêmonas do mar, caravelas e hidras de água doce.
  • Platyhelminthes: Acelomados. Apresentam simetria bilateral e achatamento dorsoventral do corpo. São denominados vermes achatados. Exemplo: Planárias e tênias.
  • Nematoda: Pseudocelomados. Vermes de corpo cilíndrico e com as extremidades afiladas. Corpo não segmentado e recoberto por cutícula quitinosa. Apresentam tubo digestório completo. Exemplos: lombrigas e filárias.
  • Mollusca: Celomados. Espécies de corpo mole e frágil, por esse motivo, em alguns casos, apresentam uma concha calcária recobrindo e protegendo o corpo. A maioria dos representantes é marinha, porém existem algumas espécies de água doce e também terrestres. Exemplo: Caramujos, polvos e lesmas.
  • Annelida: Celomados. São considerados vermes, assim como os representantes dos filos Nematoda e Platyhelminthes. Possuem corpo cilíndrico e segmentado em anéis. Os representantes podem ser de água doce, salgada e terra úmida. Exemplos: Minhocas e sanguessugas.
  • Arthropoda: Celomados. Filo com a maior diversidade de organismos. Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados e revestido por um exoesqueleto quitinoso rígido. Exemplo: Insetos e crustáceos.
  • Echinodermata: Celomados. Exclusivamente marinhos. São deuterostômios, assim como os cordados. Em geral, são seres de vida livre e simetria radial. Exemplo: Estrela-do-mar e ouriços-do-mar.
  • Cordatha: Celomados. Sua principal característica é a presença de uma coluna vertebral, ou notocorda, em algum momento de seu desenvolvimento. Exemplos: Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

“Na evolução dos deuterostômios, uma linhagem derivou para o grupo dos equinodermos, representado pelas estrelas-do-mar, e outra derivou para o grupo dos cordados, representados pelos anfioxos e vertebrados” (Lopes, ano, pg. 340)

Você sabia?

Artrópodes extintos e artrópodes atuais. Imagem: Wikimedia Commons.
Artrópodes extintos e artrópodes atuais. Imagem: Wikimedia Commons.

Os artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes) constituem o mais diverso grupo de seres da Terra. É o maior filo existente com mais de um milhão de espécies descritas, equivalente a cerca de 85% de todas as espécies de animais conhecidas. Estão presentes em todos os tipos de ambientes do planeta. Provavelmente, são os invasores do ambiente terrestre de maior êxito.

Referências

LOPES, S. Bio: Volume Único. 1 Edição. São Paulo: Saraiva, 2004.

RUPPERT, E.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª Edição. São Paulo: Roca. 1996.

Por Carlos Ferreira
Teste seu conhecimento

1. (COVEST/2008) No filo cordados, estão incluídos os animais vertebrados e também um grupo mais primitivo, o dos protocordados, esses que os antecederam na história evolutiva. Entre os animais relacionados abaixo, pertencem ao filo cordado:

  1. Tubarão
  2. Peixe ósseo
  3. Sapo
  4. Caracol
  5. Estrela-do-mar
  6. Minhoca
  7. Medusa
  8. Cobra
  9. Tartaruga

Estão corretas apenas:

  1. a) 3, 4, 6, 7 e 8.
  2. b) 1, 2, 4, 5 e 6.
  3. c) 2, 4, 5, 6 e 7.
  4. d) 1, 2, 3, 8 e 9.
  5. e) 1, 2, 5, 6 e 9.

(UDESC/2010) Assinale a alternativa incorreta quanto ao reino animal.

A) Os animais, em sua maioria, são celomados.

B) Os platelmintos são organismos acelomados.

C) Os anelídeos são organismos pseudocelomados.

D) Os nematódeos são organismos pseudocelomados.

E) Animais diblásticos possuem apenas dois folhetos embrionários: ectoderma e endoderma.

1. [d]

Caracol é Mollusca; Estrela do mar é Echinodermata; Minhoca é Annelida; Medusa é Cnidaria.

2. [c]

Anelídeos são celomados.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO