Poluição do Solo

A poluição do solo abrange quaisquer alterações que descaracterizem um solo dentro de um dado ambiente prejudicando a vida no local.

A poluição do solo é definida como uma descaracterização do solo dentro de um dado ecossistema. Ela ocorre por meio de introdução de substâncias nocivas em estado líquido, gasoso ou sólido à camada superficial da Terra.

Publicidade

Dessa forma, estes elementos não-naturais acabam por destruir progressivamente o solo, poluindo-o e trazendo consequências ao ecossistema. Além disso, essa poluição pode prejudicar tanto a fauna e a flora de uma região, quanto também a saúde humana.

Essas contaminações à camada superficial da crosta terrestre têm ocorrência oriunda de ações maléficas diretas e indiretas. Elas podem ser causadas por desordenada exploração ou ocupação humana de um específico ecossistema.

poluição do solo
(Imagem: Reprodução)

A ocupação do meio ambiente por atividade humana acaba proporcionando, em muitos casos, o derramamento de substâncias no solo. Essas substâncias, geralmente, tratam-se de elementos químicos nocivos às vidas microbiológicas do meio.

Responsáveis pelas relações bióticas, e fundamentais para as interações ecológicas do meio, estas “microvidas” acabam sendo dizimadas. As principais causas desta poluição do solo podem ser:

  • Acúmulo de lixo sólido;
  • Embalagens plásticas em excesso e sem o correto descarte;
  • Produtos químicos abandonados;
  • Lixo hospitalar sem o correto armazenamento;
  • Uso desenfreado de pesticidas, herbicidas, agrotóxicos e fertilizantes;

A poluição do solo no Brasil e no mundo

No Brasil e no mundo percebe-se a preocupação com a poluição do solo. Na Amazônia, com os desmatamentos, utilização de pesticidas e queimadas, o solo apresenta poucas chances.

O problema tem se tornado uma das principais pautas em congressos ambientais. Não só esse, como o descarte correto do lixo produzido pelas megalópoles, o uso dos agrotóxicos permitidos e variáveis.

Publicidade

Assim, o Brasil e o mundo caminham para tentar, ao menos, diminuir os impactos à camada superficial da Terra.

Tipos de Poluição do solo

Existem três diferentes tipos de poluição do solo. Podem ser citadas, assim, as principais:

  • Resíduos da habitação humana: segundo dados empíricos, seria a principal fonte causadora de poluição do solo. A quantidade de lixo produzido pelas cidades seria a resposta para a quantidade abissal de poluição.
  • Despejos industriais incorretos: prática comum das indústrias no descarte de resíduos. Metais, produtos químicos e substâncias de alto risco são descartados sem qualquer precaução.
  • Uso indevido de agrotóxicos proibidos: em zonas rurais, muitas vezes há o uso indevido de agrotóxicos, inclusive proibidos pela ANVISA (órgão regulador no Brasil). Além disso, a adubação em excesso de um dado terreno pode ser deveras prejudicial para o solo.

Consequências

As consequências da poluição do solo são notórias. Prejudiciais para o meio ambiente, elas podem abranger:

Publicidade

  • Esterilização da terra para crescimento de nova flora;
  • Perda progressiva da fauna;
  • Contaminação da água no subsolo, como aquíferos e lençóis freáticos;

Além destas três principais consequência que, em interação ecológica, agravam o problema, outras ainda podem ser rapidamente elencadas. A destruição de espécies animais, dizimação dos vegetais e surgimento de pragas ainda mais resistentes a agrotóxicos.

Soluções para o problema

As soluções para a poluição do solo são políticas públicas que controlem, primeiramente, os despejos de detritos em meios sociais. Ou seja, o descarte do lixo precisa ser urgentemente adequado para evitar uma poluição mais severa a longo prazo.

Respeito ao uso dos agrotóxicos, sendo utilizados os que forem recomendados pelos órgãos reguladores. A fiscalização precisa ser intensiva, sobretudo no interior de estados em que a zona rural é forte.

Por fim, o reflorestamento e proteção às áreas ambientais se tornam fundamentais. As indústrias distantes das áreas, os ruralistas impossibilitados de produção e o descarte de lixo em local específico.

Somente assim, e num período longo de tempo, para que o problema possa, definitivamente, ser contornado.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Poluição do Solo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/poluicao-do-solo. Acesso em: 09 de May de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM]

O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada — poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.

ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

a) ampliação da taxa de fecundidade.

b) diminuição da expectativa de vida.

c) elevação do crescimento vegetativo.

d) aumento na participação relativa de idosos.

e) redução na proporção de jovens na sociedade.

 

02. [UFCG] A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é um das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes, pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas:

I. A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios.

II. Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado.

III. Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação.

IV. Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento, o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis.

V. A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.

Estão corretas as assertivas:

a) I, II, III, IV e V.

b) I, IV e V.

c) II, III e V.

d) II, III e IV.

e) I, II e III.

01. [B]

02. [B]

Compartilhe

TOPO