Pinocitose

Tipo de endocitose responsável pela captação de partículas dissolvidas em líquido por meio de invaginações da membrana plasmática.

Constantemente os seres vivos necessitam trazer partículas do meio externo para o meio interno, essencialmente partículas relacionadas com sua nutrição e sua hidratação. As células de organismos pluricelulares, ou alguns organismos unicelulares, também realizam processos responsáveis por trazer partículas de fora para dentro da célula.

Tal processo é chamado de maneira geral de endocitose, que compreende todos os processos realizados pelas células que apresentam o objetivo de trazer substâncias para o interior da célula com a formação de vesículas.

Existem duas formas básicas da célula realizar esse processo, e são classificadas de acordo com a forma em que as partículas se encontram. Quando a célula realizar a endocitose de partículas sólidas, ou seja, partículas não dissolvidas em água, chamamos de Fagocitose. Já quando a célula realizar a endocitose de partículas dissolvidas em água, partículas pequenas, ou encontradas em solução aquosa, chamamos esse processo de Pinocitose. Daqui em diante trataremos com mais detalhes sobre esse último processo.

Índice do conteúdo:

Como ocorre a pinocitose?

Diferentemente da fagocitose, a pinocitose não necessita de pseudópodes para ocorrer – se dá por meio de invaginações da membrana plasmática. Tais invaginações são responsáveis por formar uma vesícula que contém as substâncias englobadas chamada de pinossomo. Até a formação do pinossomo e a digestão dos compostos, a célula realiza algumas fases:

Etapas

  1. Percepção: a célula percebe as partículas dissolvidas em água nas proximidades da membrana plasmática.
  2. Invaginação: neste processo a membrana celular invagina, ou seja, se abaixa formando um sulco ou um pequeno saco possibilitando que os compostos adentrem.
  3. Formação do pinossomo: com o aprofundamento do sulco temos o encontro das duas extremidades da membrana, ocasionando a criação de uma vesícula (bolsa) de membrana plasmática contendo os componentes que até anteriormente estavam fora da célula.
  4. Digestão: caso as partículas captadas pelo pinossomo sirvam de alimento para a célula, teremos o encontro entre o pinossomo e uma outra vesícula, dessa vez contendo enzimas digestivas e chamada de lisossomo. Quando ambas as vesículas se encontram, ocorre a formação de um vacúolo digestivo, local onde ocorre a digestão.

Ao final das etapas podemos perceber como a complexa maquinaria celular se assemelha em alguns pontos com os órgãos, tecidos ou sistemas do corpo de organismos pluricelulares.

Tipos de pinocitose

O processo geral de pinocitose pode apresentar algumas especificidades, por exemplo a presença ou ausência de receptores específicos, ou ainda diferenças nos tamanhos dos pinossomos originados. Devido a isso existem alguns tipos de pinocitose que veremos a seguir.

  • Pinocitose seletiva: tem a participação de receptores específicos de membrana. Esses receptores são responsáveis por estabelecerem uma ligação apenas com compostos particulares. Esse processo é altamente vantajoso por englobar apenas partículas necessárias, reduzindo a entrada de outros compostos. Também pode ser chamada de pinocitose mediada por receptores.
  • Pinocitose não seletiva: processo no qual não ocorre a participação de receptores de membrana específicos, não apresenta especificidade e acaba englobando todos os compostos que se encontram naquela região, sendo eles úteis ou não para a célula.
  • Micropinocitose: ocorre com objetivo de nutrição em toda a superfície da membrana plasmática, recebe essa denominação graças aos pinossomos originados que são muito pequenos, sendo vistos apenas com a utilização de microscópios eletrônicos. Alguns vírus se utilizam desse processo para conseguir infectar uma célula.

Função da pinocitose

A maioria das células dos animais vertebrados não tem capacidade de realizar o processo de fagocitose, já que elas são fixas no tecido. Nesses casos, a pinocitose é uma alternativa muito utilizada pelas células.

Um exemplo de células que realizam a pinocitose são as do epitélio intestinal, com o objetivo de absorver substâncias. De maneira geral a função do processo de pinocitose é trazer para dentro da célula partículas que se encontravam no meio extracelular.

O processo contrário à pinocitose e também à fagocitose é conhecido como clasmocitose, e ocorre com os compostos tomando o caminho inverso do que foi visto. Assim, nesse processo as substâncias saem da célula por meio de vesículas que se unem a membrana plasmática e exteriorizam os compostos.

Referências

ALBERTS, Bruce; Biologia Molecular da Célula; 5 ed; Porto Alegre; Artmed, 2010.

Murilo Del Bianco
Por Murilo Del Bianco

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre no ensino de biologia também pela UEM. Professor de nível médio e cursinhos preparatórios para vestibulares. Nas horas vagas se dedica a música, livros, filmes e aos seus animais de estimação.

Exercícios resolvidos

1. [UEPA]

“A E. histolytica é o agente etiológico da amebíase, importante problema de saúde pública que leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas. (…) Os trofozoítos da E. histolytica vivem, normalmente, à luz do intestino grosso, podendo, ocasionalmente, penetrar na mucosa e produzir ulcerações intestinais ou em outras regiões do organismo, como o fígado, pulmão, rim e, mais raramente, no cérebro. (…) A locomoção se dá através de pseudópodes e a ingestão de alimento pela __________ de partículas sólidas tais como hemácias, bactérias ou restos celulares, bem como por __________, ou seja, a ingestão de partículas líquidas.”
(Adaptado de: Neves, D. P. Parasitologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2002)
As opções que completam o texto acima, preenchendo corretamente as lacunas, são, respectivamente:
a) Pinocitose e clasmocitose.
b) Pinocitose e fagocitose.
c) Clasmocitose e fagocitose.
d) Fagocitose e pinocitose.
e) Difusão e osmose.

d) Fagocitose e pinocitose.

2. [UFSM]

Os transportes através da membrana plasmática podem ser feitos a favor do gradiente de concentração ou contra ele. No entanto, quando as moléculas são grandes demais, as células recorrem a outros mecanismos, como a endocitose e exocitose. É, então, correto afirmar:
a. Aexocitose é denominada clasmocitose, quando libera exclusivamente resíduos grandes durante a digestão celular.
b. No conjunto de processos da exocitose, não está incluída a liberação de hormônios para o metabolismo celular.
c. A pinocitose é o processo usado pelas células para englobar partículas pequenas e dissolvidas em líquidos.
d. Na exocitose, a célula emite pseudópodes que envolvem a partícula a ser englobada.
e. As bolsas citoplasmáticas que contêm o material englobado por pinocitose são chamadas fagossomas.

c. A pinocitose é o processo usado pelas células para englobar partículas pequenas e dissolvidas em líquidos

Compartilhe nas redes sociais

TOPO