Peroxissomos

Os peroxissomos são pequenas bolsas de caráter membranoso.

Os peroxissomos (ou também chamados de peroxissomas) são pequenas organelas celulares. Elas são encontradas tanto nas células vegetais, como também nas células animais. Seu formato é arredondado, com sutil ovalado. Estão presentes em grande quantidade mergulhados no interior do citoplasma. As funções destas organelas são fundamentais, uma vez que carregam consigo enzimas digestivas. Estas, por sua vez, apresentam a responsabilidade de realizar oxidação de substâncias orgânicas.

Publicidade

A semelhança direta com os lisossomos ocasionou grande confusão entre as organelas. Isso porque, até pouco tempo, acreditava-se que os peroxissomos eram lisossomos. No entanto, ambas as estruturas se diferem muito por causa do tipo de enzimas que carregam. Os peroxissomos, para viés de delimitação, contêm enzimas com funções bastante específicas. Além de possuírem estes grupos de substâncias que quebram moléculas de gordura e proteína, também apresentam as enzimas catalase.

peroxissomos
(Imagem: Reprodução)

Os peroxissomos e a enzima catalase

A catalase terá a função de conversão do peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio. Dessa forma, a popularmente conhecida como água oxigenada terá sua formação diretamente ligada com a quebra de gordura e proteínas. Para o organismo ela é, de certa maneira, essencial. No entanto, em grandes quantidades pode provocar reações nas células. Assim, temos:

2H2O2 + Catalase > 2H2O + O2

Os peroxissomos fazem parte de descobertas recentes em pesquisas novas. Por esse motivo, sua específica função no metabolismo da célula ainda é um mistério. Entretanto, cientistas atrelam aos peroxissomos as funções de participação no processo de desintoxicação celular.

Estrutura e função dos peroxissomos

Estas organelas são pequenas estruturas. O seu formato arredondado, como ressaltado, confunde-se muito aos lisossomos. No entanto, há uma certa aparência ovalada na sua estrutura, além das membranas que comporta. Estes são os pontos de diferenciação entre as organelas. Além de seu formato, os peroxissomos são ainda envoltos de uma membrana lipoproteica. O interior é composto pelas enzimas responsáveis pela oxidação de variadas substâncias. A estas enzimas dá-se o nome de oxidases.

Quanto à função exercida, o peroxissomo apresenta, como principal, a digestão de algumas substâncias. As enzimas oxidases realizam esta função. Além de oxidar os ácidos graxos, também realizam a digestão e oxidação dos aminoácidos. Ao oxidar os ácidos graxos, eles preparam essas gorduras para a síntese de colesterol. Além das funções exercidas pelas oxidases, os peroxissomos são utilizados como matéria-prima na respiração celular. Nas reações propostas pelas oxidases, o peróxido de hidrogênio é produzido (H2O2) e a produção de energia é garantida.

Publicidade

No corpo humano, o peroxissomo pode ser encontrado:

  • Nas células formadores dos rins (células renais) e do fígado (células hepáticas);
  • No fígado eles são auxiliadores na produção dos sais biliares. Além disso, atuam na neutralização substâncias tóxicas ao corpo;
  • A enzima daenzimacatalase atua no fígado e nos rins;
  • É à enzima daenzimacatalase que credita-se a desentoxicação corporal proveniente de álcool e medicamentos nocivos ao organismo;

Gioxissomos

Nas células vegetais localizadas nas folhas e sementes, a germinação apresenta peroxissomos especiais. A estes, denomina0se glioxissomos. Nas células especificamente das folhas, tais estruturas são atuantes em reações ao longo do processo de fotossíntese. De forma ainda mais específica, sua atuação está intimamente ligada à fixação do CO2 às folhas.

Enquanto isso, nas sementes, estes peroxissomos especiais auxiliam na transformação dos ácidos graxos. Ao atuar sobre estas substâncias, eles transformarão as mesmas em materiais menores. Dessa maneira, estas substâncias serão transformadas em seguida em glicose, sendo esta essencial para o embrião durante a germinação.

Publicidade

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Peroxissomos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/peroxissomos. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UF] Todas as alternativas abaixo expressam uma relação correta entre uma estrutura celular e sua função ou origem, exceto:

a) Aparelho de Golgi – relacionado com a síntese de polissacarídeos e com a adição de açúcares às moléculas de proteínas.

b) Retículo endoplasmático rugoso – relacionado com a síntese de proteínas reduzidas das células.

c) Peroxissomos – relacionados com os processos de fagocitose e pinocitose, sendo responsáveis pela digestão intracelular.

d) Lisossomos – ricos em hidrolases ácidas, têm sua origem relacionada com os sacos do aparelho de Golgi.

e) Retículo endoplasmático liso – relacionado com a secreção de esteroides e com o processo de desintoxicação celular.

02. [UFTM] A catalase é uma enzima que decompõe a água oxigenada, como demonstrado na reação:

2H2O2 + catalase → 2H2O + O2

Sabe-se que essa enzima está presente em todos os nossos tecidos, bem como em outros seres vivos. Sobre esse assunto, foram feitas três afirmações:

I. a água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células;

II. a catalase é encontrada em vesículas denominadas peroxissomos;

III. a ação da catalase sobre a água oxigenada pode inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.

Está correto o contido em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

01. [C]

02. [E]

Compartilhe

TOPO