Partes da planta

As plantas são comuns em nosso dia a dia, sendo usadas não apenas como ornamentos, mas também pela sua eficácia como alimento, entre outros.

Também chamadas de vegetais, as plantas são seres vivos que, assim como os animais, nascem, crescem e morrem. Apresentam ainda a capacidade de reproduzir-se, significando, portanto, que podem dar origem a novas plantas. Estas podem ser encontradas no solo, quando são terrestres, na água, quando são aquáticas, ou ainda presas em galhos de outras plantas e em cercas, quando são aéreas. Podem ser encontradas em climas desde os desertos até as regiões ricas em gelo, e apresentam variações, podendo ser pequenas ou ainda muito grandes, e até mesmo que vivem pouco tempo e duram anos.

Publicidade

Partes das plantas

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Algumas das partes das plantas e suas funções são:
Folhas, responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas;
Flores, responsáveis por formar o fruto e as sementes;
Frutos, responsáveis por proteger as sementes;
Sementes, responsáveis pelo nascimento de novas plantas;
Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta.
É importante, entretanto, lembrar, que nem todas as plantas apresentam essa mesma estrutura. Além de inteiras, algumas partes das plantas são usadas para a nossa alimentação, mas também para outras coisas, como a construção de objetos de madeira, retiradas do tronco das árvores, assim como a fabricação de papéis e remédios. Outra função bastante popular dada por nós às plantas, é embelezar nossos lares e jardins.

Folhas: quais são suas funções?

As folhas são de extrema importância para as plantas, e com isso, carregam muitas funções e responsabilidades. Dentre elas estão:

Fotossíntese

As plantas passam por um processo denominado fotossíntese, que acontece em decorrência de essas serem clorofiladas (verdes). Sob a ação da luz, as plantas retiram do solo a água – seiva bruta – e os sais minerais, assim como tiram o gás carbônico do ar, transformando estes produtos em seiva elaborada, e liberando, nesse processo, oxigênio para a atmosfera.

Respiração e transpiração

A transpiração é o processo por meio do qual há a eliminação da água pelo vegetal em forma de calor. A respiração, por sua vez, é o fenômeno de absorção de oxigênio e liberação de gás carbônico pelo vegetal, processo que acontece quando o vegetal encontra ausência de luz.

Gutação

É o processo por meio do qual a planta elimina água no estado líquido.

Importância dos vegetais

Além de nos fornecerem oxigênio necessário para sobrevivermos, a indústria tem como grande fonte de matéria-prima, como papel, borracha, entre outros. Na medicina, além da alimentação, as plantas podem ser usadas para a fabricação da maioria dos medicamentos, ou ainda na forma de chás e compressas curativas.

Publicidade

Referências

Introdução à Biologia Vegetal – EC de Oliveira.

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Partes da planta. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/partes-da-planta. Acesso em: 06 de May de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Sabemos que os vegetais são seres autotróficos. Eles são capazes de produzir glicose utilizando gás carbônico e água em um processo denominado:

a) Fermentação lática.
b) Fotossíntese
c) Respiração celular
d) Respiração anaeróbia
e) Fermentação alcoólica

02. [PUC-RS] Nas regiões dos manguezais é comum se encontrar raízes que crescem verticalmente do solo e vão atingir o nível da maré alta. Elas desenvolvem estruturas para permitir a vida nestes locais e se relacionam com:
a) melhor flutuação.
b) trocas gasosas.
c) o acúmulo de reservas nutritivas.
d) a fixação das folhas.
e) o aproveitamento do sal marinho.

01. [B]
02. [C]

Compartilhe

TOPO