Ovários

Os ovários fazem partes do órgão reprodutor feminino produzindo os gametas femininos (oócitos) e funcionando como glândula exócrina.

Os ovários são tipicamente encontrados em pares; no entanto, ambos não são funcionais em todos os animais (por exemplo, aves e algumas espécies de peixes).

O número de óvulos produzidos pelos ovários por cada espécie difere. Peixes e espécies de anfíbios são capazes de produzir milhões de óvulos ao longo de sua vida.

Além disso, dependendo da espécie, os óvulos produzidos pelos ovários podem ser pequenos e invisíveis a olho nu (humanos), ou podem ser grandes, abrangendo todo o folículo (aves).

No caso dos humanos, um dos dois ovários (ou ambos) irá liberar um óvulo durante a ovulação em cada ciclo menstrual.

Nas mulheres, os ovários estão situados ao longo da parede lateral do útero, sob a artéria ilíaca externa e em frente à artéria ilíaca interna.

Esta região que abriga os ovários é denominada fossa ovariana. Os ovários se ligam a ambos os lados do útero através de tecido fibroso especializado, denominado ligamento ovariano.

Como os ovários estão descobertos dentro da cavidade peritoneal, eles são considerados órgãos intra-peritoneais e se ligam às trompas de Falópio através do ligamento suspensor do ovário.

ovários
Imagem: Reprodução

Função dos ovários

Os ovários funcionam como uma glândula endócrina, bem como um local para a produção e maturação de gametas.

Uma das funções mais importantes do ovário é a secreção dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona, cada um deles com um propósito distinto. Essa é uma função endócrina.

O estrogênio é necessário para o desenvolvimento das características sexuais secundárias, como os seios, a maturação dos órgãos reprodutivos e os pelos pubianos.

A progesterona é necessária para o espessamento do revestimento uterino em preparação para o potencial implante de um óvulo fertilizado.

A progesterona é responsável pelo ciclo menstrual à medida que os níveis aumentam após a ovulação via secreção do corpo lúteo.

À medida que os níveis de progesterona e estrogênio flutuam durante todo o ciclo menstrual, os processos de ovulação, espessamento do revestimento uterino e queda do revestimento uterino (menstruação) ocorrem.

A testosterona também é produzida pelos ovários e é secretada diretamente na corrente sanguínea. Nas fêmeas, a testosterona é necessária para o crescimento ósseo e muscular, bem como a libido (desejo sexual).

Os gametas femininos são os ovócitos, que se desenvolvem nos ovários dentro de um local especializado denominado folículo.

À medida que o oócito se desenvolve, o tamanho e a forma do folículo também muda. Quando a maturação do oócito é completa, ele é liberado do folículo após a secreção do hormônio luteinizante da glândula pituitária.

A liberação do oócito envolve a ruptura do folículo, cujo processo é chamado de ovulação. Após a ovulação, o folículo forma o corpo lúteo, que prepara o revestimento uterino para a implantação de um óvulo fertilizado através da secreção de progesterona.

Referências

The ovary: anatomy and function throughout human life – Kutluk Oktay

Luana Bernardes
Prof. Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Exercícios resolvidos

1. [UFRO]

Sobre reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto:

a) A fecundação ocorre no útero;

b) A espermatogênese ocorre nos testículos;

c) A placenta é responsável pela respiração e nutrição do embrião;

d) Na ovulação, rompe-se a parede do ovário e o ovócito é liberado na trompa de Falópio;

e) A clivagem da célula-ovo origina células denominadas blastômeros.

Resposta: A
A letra a está errada porque na espécie humana a fecundação ocorre no terço inicial do oviduto e, em geral, nas primeiras 24 horas após a ovulação (que é o processo de liberação do gameta feminino pelo ovário).

2.

Os ovários são duas glândulas situadas uma em cada lado do útero, abaixo das trompas. Produzem os óvulos e também os hormônios sexuais femininos. Assinale a alternativa que indica quais hormônios são produzidos pelos ovários.

a) estrógeno e progesterona;

b) estrógeno e testosterona;

c) progesterona e testosterona;

d) testosterona e hormônio estimulador das células intersticiais;

e) ICSH e estrógeno.

Resposta: A
a) Certa. Estrógeno e progesterona são produzidos pelos ovários femininos.

b) Errada. A testosterona é produzida pelos testículos masculinos.

c) Errada. A testosterona é produzida pelos testículos masculinos.

d) Errada. A testosterona e o hormônio estimulador das células intersticiais são produzidos pelos testículos masculinos.

e) Errada. ICSH e hormônio estimulador das células intersticiais são a mesma coisa, e, portanto, são produzidos pelos testículos masculinos.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO