Neurônios

Os neurônios são extremamente importantes para o nosso organismo, tendo importantes funções na transmissão de informações.

Chamamos de neurônios as células nervosas que tem como função a condução dos impulsos nervosos, células especializadas que são unidades básicas do sistema que processa estímulos no corpo humano e as informações. São compostos por basicamente três partes principais, os dendritos, o corpo celular e os axônios. Os dendritos são onde acontece a recepção das informações sendo, portanto, a parte receptora do neurônio. O corpo celular, por sua vez, é responsável pela integração dessas informações, e, por fim, os axônios, são responsáveis por transportar os impulsos nervosos de um neurônio para o outro, ou ainda para uma glândula ou fibra muscular. Essa transmissão dos impulsos nervosos acontece por meio de uma reação físico-química. Os seres humanos apresentam em torno de 85 bilhões de neurônios em seu corpo, e estes possuem as extremidades ramificadas.

Tipos de neurônios

neuronios

Neurônios aferentes: chamamos de aferentes os neurônios que reagem aos estímulos exteriores despertando uma reação a eles, quando for necessário. De um lado do axônio encontram-se os sensores que captam os estímulos e do outro lado encontram-se os dendritos.

Associativos ou conectores: esse é o grupo mais numeroso de neurônios, e transmitem os sinais desde os neurônios sensitivos ao sistema nervoso central. O axônio é bastante reduzido neste tipo de neurônio.

Motores ou efetuadores: são os neurônios que tem como função de transmitir os sinais a partir do sistema nervoso central até o órgão efetor, ordenando que este realize a ação que foi ordenada pelo encéfalo ou ainda pela medula espinhal. É o modelo que costumamos ver nas imagens de neurônios.

Sinapse

Sinapse é como chamamos os pontos em que as extremidades dos neurônios vizinhos se encontram, passando de um neurônio para o outro por meio dos mediadores químicos, que são os neurotransmissores. Trata-se de uma estrutura que é formada por membrana pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós-sináptica. É no contato das terminações nervosas que acontecem as sinapses.

Referências

Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência – R Lent

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UNIFOR-CE] A unidade básica do sistema nervoso é o neurônio. A organização mais simples desse sistema é a do arco reflexo, sobre o qual podemos dizer que:
a) não pode haver movimento reflexo sem a participação do cérebro.
b) pode haver movimento reflexo sem a participação da medula.
c) uma atividade reflexa simples é realizada por um só neurônio.
d) o neurônio aferente leva estímulo ao efetor.

02. [ENEM] É possível observar, na região do axônio, uma membrana rica em lipídios que funciona como um isolante, tornando o impulso saltatório. Essa membrana, que é formada por prolongamentos de oligodendrócitos, recebe o nome de:
a) nódulos de Ranvier.
b) dendritos.
c) bainha de mielina.
d) fibra nervosa.
e) gliose.

01. [D]
02. [B]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO