Neurônio Espelho

O Neurônio espelho, ou célula espelho, são neurônios estimulados quando o invíduo observa ações alheias, que ativam as mesmas regiões do cérebro dos observadores normalmente estimuladas durante a ação do próprio indivíduo.

Neurônios espelho foram descobertos em 1994 pelos neurocientistas Giacomo Rizzolatti, Leonardo Fogassi e Vittorio Gallese, em estudos realizados com macacos reso (Macaca mulatta). Demonstraram que neurônios localizados no lobo frontal eram estimulados quando o animal realizava uma ação específica e também quando observava outro animal realizar um movimento.

Deduziram então que a observação visual de ações alheias estimula regiões do córtex responsáveis por executar esses mesmos movimentos. Como se o ato de observar a execução desses movimentos servisse como um planejamento de nossas próprias ações.

Filhote de macaco imitando expressões faciais. Imagem: Wikimedia Commons.

Estudos posteriores, com imagens de ressonância magnética, revelaram em seres humanos um número ainda maior e mais amplamente distribuído de neurônios espelho. Assim, sabe-se atualmente que estes também atuam em áreas essenciais para o desenvolvimento social do indivíduo, como reconhecimento de intenções e emoções e desenvolvimento de linguagem.

Localização dos neurônios espelho

Os neurônios espelho estão localizados em áreas do córtex e parietal inferior (responsáveis por atividades relacionadas a movimento e percepção), lobo parietal posterior, sulco temporal superior e na insula (regiões responsáveis pela capacidade de compreensão, empatia e linguagem).

Estas descobertas possibilitaram a compreensão de como o ser humano é capaz de aprender a falar, andar e de como desenvolve suas relações pessoais.

Diagrama de um cérebro humano. Imagem: Wikimedia Commons.

Neurônios espelho e o autismo

Como os neurônios espelho foram encontrados em muitas áreas cerebrais associadas ao movimento, percepção, empatia e linguagem, sendo, portanto, associados a diferentes processos do comportamento humano, logo surgiu a suposição de que uma disfunção nos neurônios-espelho poderia estar envolvida com a ocorrência do autismo.

Mais tarde confirmou-se que, geralmente, pessoas com autismo têm a atividade dos neurônios-espelho deficiente em todas as áreas, desde as mais básicas relacionadas a reconhecer a ação dos outros, até as mais complexas como reconhecer emoções e mesmo desenvolver linguagem. Portanto, como entender as intenções de outros é fundamental para o desenvolvimento do comportamento social, suposta a relação entre a deficiência na atividade dos neurônios-espelho e o autismo vem sendo fortalecida.

MATTOS, L. K.; NUEMBERG, A. H. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 39, p. 129-142, 2011.

RIZZOLATTI, G.; FADIGA, L.; GALLESE, V.; FOGASSI, L. Premotor cortex and the recognition of motor actions. Cognitive Brain Research, 3, 131-141, 1996.

Carlos Ferreira
Por Carlos Ferreira

Formado em Ciências Econômicas e Jornalismo. Possui ampla experiência editorial e redacional em conteúdos jornalísticos com foco em mídias digitais.

Ferreira, Carlos. Neurônio Espelho. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/neuronio-espelho. Acesso em: 29 de March de 2024.

1. (UNB/2009) Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha sugere que o filme Romeu e Julieta, dirigido por Baz Luhrmann, com Claire Danes e Leonardo di Caprio, é o romance que mais desperta emoções nos espectadores. Durante a pesquisa, foram realizados eletroencefalogramas em mil espectadores que assistiam a clipes de vários filmes ditos de romance. Segundo os resultados, a versão de Luhrmann para a obra de Shakespeare provocou respostas neurológicas e fisiológicas mais intensas. Uma em cada cinco pessoas apresentou aumento na pressão arterial e no número de batimentos cardíacos por minuto, além de suor e arrepios, ao assistir ao clipe do filme. De acordo com o neurologista que conduziu os exames e analisou os resultados, as reações acontecem porque as cenas românticas do filme ativam os chamados neurônios-espelho.

A partir desse texto, julgue os itens subsequentes.

1) O aumento na pressão arterial e no número de batimentos cardíacos por minuto, o suor e os arrepios apresentados pelos 20% dos espectadores de Romeu e Julieta analisados no referido estudo estão relacionados à atividade do sistema nervoso autônomo desses indivíduos.

2) Na pesquisa conduzida pelo neurologista, o aumento no número de batimentos cardíacos por minuto nos espectadores deve ter sido verificado por meio de eletroencefalograma.

3) Depreende-se do texto que neurônios-espelho estão associados a reações inconscientes das pessoas.

4) Devido ao elevado calor latente de vaporização da água, a sudorese aludida no texto, assim como aquela decorrente de atividade física intensa, constitui-se em eficiente resposta fisiológica à perda de calor corporal.

5) Os arrepios dos espectadores referidos no texto resultam da ação da acetilcolina, que induz o relaxamento da musculatura da pele, o que permite que os pelos se elevem.

2. (ENADE-FISIOTERAPIA/2010) No estudo do córtex cerebral, é abordada a consolidação da aprendizagem/reaprendizagem motora. Algumas estratégias mimetizam ações pelo pensamento, e outras envolvem a observação de um ato motor. As propostas que geram plasticidade adaptativa cortical favorável à recuperação funcional envolvem:

a) a imagética e abordagem da reaprendizagem motora.

b) o conceito Bobath e conceito de aprendizagem motora.

c) prática mental e sistema cortical de neurônios-espelho.

d) métodos de facilitação neuromuscular proprioceptiva e conceito Bobath.

e) a abordagem da reaprendizagem motora e facilitação neuromuscular proprioceptiva.

1. Itens 1, 3 e 4 estão corretos.

2. [c]