Nervos do Corpo Humano

Os nervos do corpo humano são considerados estruturas filamentosas distribuídas ao longo do corpo

Os nervos do corpo humano são estruturas de característica filamentosa. Estas estão sob distribuição por todo o corpo, cuja função é a transmissão dos impulsos nervosos. Sendo assim, os impulsos elétricos proporcionados serão denominados como potencial de ação.

Os nervos do corpo humano abrangerão a região mais periférica do sistema nervoso central. Esta região, por sua vez, no passado, adotava o nome de Sistema Nervoso Periférico (SNP).

Estas estruturas estarão relacionadas e condicionadas a conduzir informações do sistema nervoso central em direcionamento aos órgãos do corpo humano. De forma inversa, o mesmo ocorre, levando informação de movimento dos órgãos ao sistema nervoso central.

nervos do corpo humano
(Imagem: Reprodução)

Estrutura observada nos nervos do corpo humano

Como estruturas filamentosas, os nervos do corpo humano se assemelham a cabos de fibras nervosas. São constituídos de axônios (fibras motoras) e dendritos (fibras sensitivas).

Além disso, eles ainda terão um revestimento de tecido conjuntivo, abrangendo endoneuro, perineuro e epineuro. Dessa maneira, os nervos podem ser definidos como apêndices dos axônios em células nervosas. Afinal, é por meio deles que há ligações entre sistema nervoso e restante do corpo.

Formados, assim, por um prolongamento dos neurônios (como no caso dos axônios), eles serão a reunião de várias destas estruturas. Partindo, assim, da medula espinhal e encéfalo para demais partes do corpo humano.

nervos do corpo
(Imagem: Reprodução)

Os tipos de nervos do corpo humano

Serão observados alguns tipos de nervos no corpo humano. Com funções diferentes, mas semelhantes nas características e formação estrutural. No entanto, eles podem ser classificados, a fim de uma melhor compreensão. em:

  • Nervos Aferentes: formado a partir de nervos sensitivos. Os aferentes são responsáveis pelo envio de sinais do Sistema Nervoso Periférico até o Sistema Nervoso Central através de fibras sensoriais;
  • Nervos Eferentes: também denominados como fibras motores. Estes tipos de nervos enviam sinais do Sistema Nervoso Central para os músculos e/ou glândulas por meio de estímulos;
  • Nervos Mistos: os mistos sãos os nervos do corpo humano formados por fibras sensoriais e motoras, como por exemplo os raquidianos;

Como classificam os nervos?

O Sistema Nervoso do corpo humano é classificado em dois diferentes tipos: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Por meio desta divisão, delimitam-se as funções de cada região responsáveis pela coordenção dos nervos do corpo humano.

O Sistema Nervoso Central é formado por medula espinhal e encéfalo. Já o Sistema Nervoso Periférico é formado por nervos que saem tanto da medula quanto do encéfalo.

Aos nervos do sistema periférico que saem do encéfalo dá-se o nome de nervos cranianos (12 pares). Já aos nervos que originam-se da medula espinhal, dá-se a nominação de nervos raquidianos ou ainda espinhais (31 pares).

medula reação
(Imagem: Reprodução)

Essa divisão torna evidente que os nervos do corpo humano que formam o Sistema Nervoso Periférico são os intermediários entre SNC e organismo. Sendo assim, estes filamentos formam uma rede de comunicação que percorre o corpo.

Ligando o sistema nervoso central ao restante do corpo, o SNP terá como função receber e enviar informações a partir de estímulos recebidos. Estímulos estes que podem ser oriundos do meio interno ou externo.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Por Mateus Bunde
Teste seu conhecimento

01. [UFRN] Um motorista infrator, ao dirigir, na Via Costeira, em alta velocidade, perdeu o controle do carro numa curva, sofrendo um acidente. Ao chegar ao pronto-socorro, diagnosticou-se uma isquemia cerebral (bloqueio da circulação nas artérias que fornecem sangue ao encéfalo) no lobo frontal do cérebro.

Como consequência, poderá haver comprometimento da capacidade do motorista para

a) piscar sob o estímulo de uma luz intensa.

b) salivar ao sentir o aroma de uma comida.

c) preencher uma ficha de identificação.

d) sentir dor ao encostar em um ferro quente.

 

02. [Mack] Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta.

a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.

b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.

c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.

d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.

e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.

01. [C]

02. [A]

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO