Metamorfose

Alguns seres vivos passam pelo processo de Metamorfose, que é a transformação de sua forma física durante seu desenvolvimento.

Quando falamos em metamorfose dos animais, estamos nos referindo ao processo de mudança na forma e na estrutura corporal pelo que alguns animais passam para que seu desenvolvimento esteja completo. Mas o que significa metamorfose? Metamorfose é uma palavra que deriva do grego e significa mudança da forma, estando diretamente relacionada às mudanças na forma do corpo de alguns animais que pertencem ao grupo dos artrópodes, principalmente insetos e anfíbios, mas também de alguns animais vertebrados e invertebrados.

Tipos de metamorfose

Existem tipos diferentes de metamorfose que estão relacionados a alguns fatores determinantes. Uma delas se relaciona com as mudanças de hábitos ou ainda de habitat, sendo bastante comum em anfíbios e insetos. Como exemplo, podemos citar a libélula: este inseto vive, em sua fase prematura, somente na água, e torna-se um inseto voador em sua fase adulta. Além disso, os anuros, como os sapos, por exemplo, também são bons exemplos, sendo girinos, quando mais novos, e vivendo somente na água. Posteriormente, passam a viver também em meio terrestre após mudar de forma bastante radical a sua aparência. Quando não há mudanças muito significativas em habitats ou hábitos, falamos de uma metamorfose mais presente em espécies de crustáceos, que passam por isso até mesmo na fase adulta.

A metamorfose dos insetos

Nos insetos, chamamos de ninfa, ou larva, o estado prematuro do processo de metamorfose, o que varia de acordo com a espécie. Alguns insetos apresentam a forma geral do adulto ao nascer, e neste caso são denominados ninfas, passando por metamorfose até a fase adulta e que, normalmente, envolve o desenvolvimento de asas. Pode ser gradual, simples ou incompleta.

Chamamos de holometabolismo o processo de desenvolvimento dos insetos diante da metamorfose completa que passa por quatro fases distintas entre si, que são o ovo, a larva, a pupa e a fase adulta. Existem ainda as hipermetamorfoses, que são compostas por uma sequência de formas larvares que precedem o estado de pupa.

A metamorfose incompleta, recebe o nome de hemimetabolos, e remete à eclosão de ovos que dão origem a formas imaturas, que são as larvas ou ninfas que se desenvolvem até a fase adulta. Não há diferença no hábito de vida da fase de larva para a fase adulta, e estes não passam pela fase pupa. Nesse caso, podemos citar como exemplo o gafanhoto.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Metamorfose nos anfíbios

Nos anfíbios, a metamorfose acontece de forma completa, começando com a eclosão dos ovos na água, de onde nascem os girinos, que são as formas larvais aquáticas que apresentam cauda e brânquias. Ao se desenvolver e crescer, passa por uma metamorfose em que as brânquias desaparecem, e começam a surgir as pernas posteriores e depois as anteriores, e então a cauda começa a encolher. No sapo jovem, esta ainda é presente, mas desaparece na fase adulta, quando os pulmões já estão completamente formados.

Referências

Biologia: ensino médio, volume único – J Laurence

O Livro Didático das Ciências no Ensino Fundamental – SD Vasconcelos, E Souto

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [ENEM] O mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) é um inseto que sofre metamorfose. Inicialmente ele eclode de um ovo como uma larva aquática. Essa larva passa por quatro estágios evolutivos até que se torna um pupa, estágio em que não ocorre alimentação. Após o estado pupal, observa-se o surgimento do adulto.
Baseando-se na pequena descrição do ciclo do A. aegypti, marque a alternativa que indica corretamente o tipo de metamorfose por ele realizada.
a) indireta.
b) direta.
c) completa.
d) incompleta.
e) pupal.

02. [FUVEST – SP] Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?
a) Gafanhoto e libélula.
b) Borboleta e barata.
c) Mariposa e abelha.
d) Percevejo e mosquito.
e) Besouro e mosca.

01. [C]
02. [B]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO