Você já parou para pensar em como o organismo humano funciona? Assim como todos os seres vivos, plantas ou animais, o corpo humano é repleto de células que, em conjunto, formam todos os órgãos e cada uma das partes do nosso corpo. Para que mantenham-se a pleno funcionamento, sem que haja falhas, as células precisam de energia, que é adquirida por meio dos lipídios, que são as gorduras, além das proteínas e dos carboidratos, que são os açúcares. Quando ingeridas pelo indivíduo, essas passam por diversas reações químicas no organismo, objetivando a produção da energia para que as células funcionem corretamente e exerçam todas as suas funções. Esse processo é o que chamamos de metabolismo celular.
Publicidade
Todo e qualquer ser vivo utiliza-se de energia para manter-se vivo e realizar suas atividades diárias, desde os insetos até as maiores árvores que existem, e para que isso seja possível, há o metabolismo celular que ajuda a gerar a energia necessária.
Grupos de metabolismo celular
O metabolismo celular é dividido basicamente em dois grupos de reações, o anabolismo e o catabolismo, que serão explicados a seguir.
- Anabólicas ou de síntese: são os metabolismos que produzem novos compostos, ou seja, moléculas mais complexas, usando como base as moléculas mais simples, mas é preciso o consumo de energia para que isso seja possível. Estas estão relacionadas à síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, e são fundamentais para que haja o desenvolvimento de um determinado organismo, ou ainda para o reparo dos danos nas células.
- Catabólicas ou de degradação: são os metabolismos responsáveis por produzir grandes quantidades de energia livre por meio da decomposição ou ainda por meio da degradação das moléculas mais complexas, que são as proteínas, lipídios e carboidratos. Neste caso, há essa degradação objetivando fornecer energia para que as atividades sejam realizadas.
Todas as reações de síntese permitem que os organismos vivos construam complexas moléculas orgânicas que formam o corpo, portanto, podemos dizer que é por meio das reações anabólicas que o ser vivo constrói o seu corpo, porém, é por meio das reações catabólicas que conseguem o que precisam para isso, e a energia para viverem.
A fotossíntese e a respiração, por exemplo, são os processos mais importantes de transformação de energia no que se refere aos seres vivos, porém existem outros processos metabólicos celulares de grande importância, como é o caso da fermentação e da quimiossíntese.
Referências
Metabolismo Celular e exercício físico: aspectos bioquímicos e nutricionais – Benedito Pereira e Tacito Pessoa de Souza Junior
http://portal.inep.gov.br/web/encceja/livro-do-estudante-ensino-medio

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Metabolismo Celular. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/metabolismo-celular. Acesso em: 16 de July de 2025.
01. [Unicamp] Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo.
a) Qual é a organela envolvida na síntese de ATP nas células animais?
b) Quando a célula gasta energia, a molécula de ATP é quebrada. Que parte da molécula é quebrada?
c) Mencione dois processos bioquímicos celulares que produzem energia na forma de ATP.
02. [PUC] Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético:
I. Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos de degradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberando energia
II. Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença do oxigênio.
III. A energia liberada nos processos do metabolismo energético é armazenada nas moléculas de ATP.
IV. No processo de fermentação, não existe uma cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica.
V. Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênio é o oxigênio, enquanto na respiração anaeróbica é outra substância inorgânica.
VI. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em 2 ATPs.
Estão corretas:
a) I , III , IV , V
b) I , III , V , VI
c) I , IV , V , VI
d) I , II , IV , V
e) I , II , III, IV
01. [a) As organelas produtoras de ATP são a mitocôndria e cloroplasto. Apesar de uma rara exceção de uma lesma do mar que consegue adiquirir cloroplastos da sua alimentação, animais não possuem cloroplasto. Sendo assim, a organela rodutora de ATP em animais é a mitocôndria.
b) No metabolismo celular é necessário, por diversas vezes, utilizar a energia adiquirida na respiração celular. Como a respiração celular une uma molécula de ADP (adenosina difosfato) a um P (fosfato) , formando o ATP (adenosina trifosfato) – ADP + P = ATP -, a quebra desta última molécula mais energética resultará em ADP + P.
c) Como mencionado anteriormente, mitocôndrias e cloroplastos são formadores de ATP. Sendo assim, podemos dizer que a respiração celular aeróbia e a fotossíntese formam esta molécula energética. Além disso, a fermentação, que é a respiração celular anaeróbica, também produz ATP.]
02. [A]