Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico, também chamado de e-lixo, corresponde aos descartes de materiais tecnológicos, como computadores, smartphones e etc.

O lixo eletrônico corresponde, como próprio nome diz, aos materiais eletrônicos descartados de forma inadequada. Também chamados de e-lixo, eles correspondem a uma categoria que corresponde a sigla RAEE (Resíduos de Aparelhos Eletrônicos).

Publicidade

Com o avanço tecnológico no mundo todo, o lixo eletrônico tem se intensificado de forma preocupante. A escassez de locais que descartam corretamente o lixo tem sido o grande problema atual, uma vez que, quanto maior o consumo, maior a quantidade de descartes.

lixo eletrônico
(Imagem: Reprodução)

O lixo eletrônico afetando o meio ambiente

Muitos dos problemas do lixo eletrônico descartado de forma inadequada se deve ao impacto na natureza. Produzido a partir de material inorgânico, como cobre, alumínio e metais pesados, esses acabam impactando negativamente o meio ambiente.

Além de comprometer ecologicamente o planeta, os compostos que formam os materiais eletrônicos são nocivos aos próprios seres humanos. Além do mais, esses elementos químicos supracitados são absorvidos pelo solo, e, consequentemente, atingem os lençóis freáticos.

A crise hídrica, assim, tem sido potencialmente afetada, uma vez que o descarte dos materiais eletrônicos só cresce. Compromete-se, assim, o equilíbrio ecológico, além de poluir drasticamente o meio ambiente.

Os tipos de lixos eletrônicos encontrados na natureza

Com o boom tecnológico vivido nos países de terceiro mundo na última década, é crescente o número de lixos eletrônicos. Essa nova etapa do sistema capitalista, denominado de capitalismo informacional, potencializou o acesso às tecnologias de informação.

O que é ótimo, uma vez que se universalizou o acesso à tecnologia, ao conhecimento e a difusão da globalização. No entanto, o ônus foi a crescente no lixo eletrônico descartado de forma inadequada.

Publicidade

Entre os principais exemplos de lixo eletrônico é possível citar:

  • Televisores;
  • Computadores (e periféricos, como teclado, mouse e etc);
  • Notebooks;
  • Smartphones;
  • Câmeras fotográficas;
  • Fogão;
  • Rádios;
  • Telefones;
  • Pilhas;
  • Fios;
  • Carregadores;
  • Geladeira;
  • Micro-ondas;
  • Lâmpadas;
  • Baterias;

Consequências do lixo eletrônico ao meio ambiente

Quando o aparelho passa a apresentar um problema, ou se torna obsoleto, ele é comumente descartado. No descarte inadequado, o problema pode agravar terríveis consequências, tais como:

  • Os aparelhos são compostos de substâncias químicas nocivas (chumbo, mercúrio, cádmio e etc);
  • Os elementos químicos nocivos podem provocar poluição do solo e da água;
  • Podem desabrochar doenças nos seres humanos que habitam nas redondezas ou consomem a água contaminada;
  • A composição ainda se deve ao material (plástico, vidro e metal) que demora anos para decompor;

Onde realizar o descarte correto

O correto é sempre realizar o descarte do lixo eletrônico em locais adequados. Há empresas cooperativas atuantes na reciclagem desse tipo de material, sem que haja agressão ao meio ambiente.

Publicidade

O smartphones, que atualmente são constantemente descartáveis, podem ser entregues às empresas de telefonia. O mesmo vale para as baterias, cujas substâncias químicas podem ser nocivas, se descartadas de forma inadequada.

Uma opção alternativa é ainda doar os aparelhos eletrônicos que estejam em condições aceitáveis e em desuso. Entidades sociais costumam angariar e consertar pequenos defeitos, caso não seja algo dificultoso.

Curiosidades sobre o problema do lixo eletrônico

Estima-se que, ao todo, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados no mundo todo ano. Entre os emergentes, o Brasil se destaca como o que mais produz esse tipo de lixo.

Por ano, o Brasil descarta mais de 100 mil toneladas métricas de computadores e notebooks, quase 3 mil toneladas de smartphones e celulares. Lixo eletrônico que não acaba por aí, tendo destaque ainda para microondas e impressoras.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Lixo Eletrônico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/lixo-eletronico. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNIVAS]

O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas

 

02. [ADVISE] O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

01. [B]

02. [D]

Compartilhe

TOPO