Hormônios

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo organismo, contendo funções específicas.

Os hormônios abrangem substâncias químicas produzidas por variadas regiões do corpo. Compreendendo sua produção em glândulas, tecidos e neurônios, estas substâncias apresentam varias funções fundamentais. Desde o controle metabólico, passando pelo crescimento corporal e desenvolvimento sexual.

A produção é originada a partir, sobretudo, de glândulas endócrinas e neurônios especializados. A partir destes, as funções respectivas destas substâncias químicas variarão segundo sua região de atuação no organismo. Basicamente, porém, os hormônios têm as funções de:

  • Atuação como mensageiro químico, realizando transporte de informações entre as células;
  • Atuação na regulação de órgãos e regiões específicas do corpo;

Muitos destes hormônios são produzidos através da hipofise, paratireoide, tireoide, suprarrenal, pâncreas e demais glândulas sexuais. Dessa forma, as substâncias químicas formadas serão as mais diversas, compreendendo inúmeras funções.

hormônios
Os hormônios – como a testosterona, por exemplo – têm a função de delimitar características específicas. (Imagem: Reprodução)

Os tipos de hormônios

O corpo humano é formado pela produção de variados hormônios. Os principais são: o GH (Crescimento), Antidiurético (ADH), adrenalina, hormônios sexuais, paratormônio, insulina e glucagon.

GH (Hormônio do Crescimento)

Sua produção ocorre por meio da glândula hipofise. Este hormônio tem como função atuar no desenvolvimento de massa muscular do corpo humano. Além disso, ele também atua no alongamento dos ossos.

Tiroxina

Também chamada de Tiroxina (T4). É a esta substância que confere a função de regulação do metabolismo, coordenação dos batimentos cardíacos e desenvolvimento corporal. É produzida pela glândula tireoide.

Antidiurético (ADH)

Assim como o GH, é produzido pela glândula mestre, a hipófise. Também chamado de vasopressina, ele apresenta atuação na região do rim. Sua função é excretar água, regular a pressão do sangue na região e controlar o volume de urina na bexiga.

Paratormônio

Produzido pelas paratireóides, este pequeno hormônio tem uma grande função no organismo. A ele é responsabilizado a regulagem da quantidade de cálcio no sangue.

Insulina

A produção ocorre no pâncreas. Sua função é a de controlar taxa de glicose – com o intuito de evitar a diabetes ou a hiperglicemia.

Adrenalina

A substância produzida pelas suprarrenais talvez esteja entre os hormônios mais populares. Atuando no sistema nervoso, a adrenalina prepara o corpo para ações repentinas, principalmente. Realiza o aumento da pressão arterial, da frequência cardiorrespiratória, e suor excessivo.

Glucagon

Assim como a insulina, o glucagon é produzido pelo pâncreas. Sua função é atuar no equilíbrio da glicose no organismo. Através da produção da fosforilase, esta enzima atua nas moléculas de glicogênio encontradas no fígado. A partir disso, estas moléculas serõ transformadas em glicose, impedindo a ocorrência de uma hipoglicemia.

Hormônios sexuais

Testosterona

Produzido pelas glândulas sexuais masculinas, os testículos. Esses hormônios têm como responsabilidade a delimitação das características sexuais masculinas. É por meio da testosterona que há o crescimento de pelos na região facial e do engrossamento da voz. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento dos músculos, por exemplo.

Progesterona

Sua produção ocorre nos ovários e é responsável do preparo do corpo feminino para recebimento da gravidez. Além de preparar as mamas, também atua no preparo do útero.

Estrogênio

Assim como a progesterona, são hormônios produzidos nos ovários. Sua atuação está relacionada ao desenvolvimento de características típicas femininas. À exemplo há o crescimento dos seios e de pelos pubianos, para citar alguns.

Prolactina

É um hormônio sexual feminino produzido nas glândulas mamárias. Tem como função, como o próprio nome diz, atuar na produção do leite materno. Durante a gestação esta substância é a responsável por encher as mamas de leite. Apesar de não ser dos hormônios mais conhecidos, é dos mais fundamentais.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [UFV]  Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:

I. A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.
II. O glucagon e a insulina são hormônios produzidos por grupos de células do pâncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos níveis de glicose no sangue.
III. A hipófise, localizada na base do encéfalo, produz vários hormônios, como o gonadotrófico, o adrenocorticotrófico e o tireotrófico, que participam da regulação da atividade de outras glândulas endócrinas.
IV. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.

02. [UFC]  O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da freqüência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência das sensações citadas no texto.

a) Supra-renal e adrenalina.
b) Tireóide e adrenalina.
c) Tireóide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina

01. [B]

02. [A]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO