Hematófagos

Hematófagos são animais cuja alimentação se baseia, principalmente, em sangue, como alguns mosquitos e algumas espécies de morcegos.

Os seres vivos podem ser divididos em muitas categorias, de acordo com a sua alimentação e o que ingerem para sua nutrição. Quando um animal se alimenta de carnes, por exemplo, chamamos de carnívoro, e quando se alimenta de plantas são herbívoros. Os seres humanos, que se alimentam de ambos, são conhecidos como onívoros, e existem ainda os decompositores, que se alimentam de restos de animais, e os hematófagos, que se alimentam de sangue.

Hematófagos

Imagem: Reprodução

Hematófagos é, portanto, a forma como denominamos os animais que se alimentam de sangue de outros animais. Esse comportamento hematófago observado em alguns animais foi surgindo com o passar dos anos, em decorrência de mudanças que objetivavam a evolução animal. Existem os hematófagos que alimentam-se obrigatoriamente de sangue, e aqueles que se alimentam opcionalmente de sangue. É bastante comum, por exemplo, culturas variadas ao redor do mundo, em que a alimentação humana também tem como base o sangue animal. Em animais que são hematófagos, alimentando-se somente de sangue, trata-se de uma fonte única e primária de alimentação, sendo fonte de proteínas e lipídios. Os animais que apresentam esse tipo de alimentação podem ser simples – já que o sangue é um alimento de fácil assimilação – como os mosquitos, ou até mais complexos, como alguns pássaros. A forma de ingestão do sangue pode ser por meio de sucção, ou apenas lambidas.

Imagem: Reprodução

Os morcegos, por exemplo, apresentam cerca de 1100 espécies hematófagas que somente lambem o líquido, e não sugam como a maioria das pessoas pensa. As sanguessugas, por sua vez, como a sugestão do nome, sugam o sangue das presas, podendo ainda sugar grandes quantidades, bastante superiores ao seu tamanho, já que seu corpo é adaptável. Os mosquitos, mais comuns em nossa rotina, sugam o sangue e ainda são capazes de transmitir doenças para suas presas, assim como os carrapatos. O carrapato, entretanto, possui uma substância em sua saliva que adormece a região que foi picada. Existem ainda outros animais hematófagos no mundo como o peixe da espécie candiru, presente no Amazonas, que é atraído pelo cheiro da urina e entra na uretra dos homens e mulheres, de onde alimenta-se de sangue. A retirada deste animal somente se dá por meio de cirurgia.

Imagem: Reprodução

Referências

Fundamentos da Biologia Moderna – Amabis e Martho

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Hematófagos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/hematofagos. Acesso em: 18 de January de 2022.

Compartilhe

TOPO