Fenótipo e Genótipo

Fenótipo e genótipo são dois conceitos básicos para o estudo da genética, estando relacionados

Fenótipo e Genótipo são terminologias voltadas para o estudo genético do ser humano. Com uma intensa evolução derivada da união de áreas da ciência e da engenharia, a genética vem avançando em direção a importantes descobertas e criações que revolucionam as pesquisas não somente com relação aos tratamentos de doenças, mas também para entendimento dos seres vivos e dos mecanismos de evolução. Diante disso, temos a importância de alguns conceitos que são básicos para toda a área da genética e para o avanço desses estudos.

Fundamentais para o estudo da genética, fenótipo e genótipo são dois conceitos, criados no começo do século XX por Wilhelm Ludvig Johannsen, que representam as características físicas e comportamentais dos indivíduos, referindo-se essa definição ao fenótipo, assim como as características genéticas, sendo este conceito referente ao genótipo.

Fenótipo e Genótipo: o que são?

Fenótipo

Fenótipo, do grego, deriva da união de duas palavras, pheno, que significa evidente, brilhate, e typos, que significa característica. Como explicado acima brevemente, fenótipo é um conceito que está diretamente relacionado às características externas, comportamentais, morfológicas e fisiológicas de um indivíduo, determinando, portanto, a sua aparência, tratando-se, no geral, dos aspectos visíveis. Resultantes da interação do meio e do conjunto de genes – genótipo -, podemos citar como exemplos o formato dos olhos, a textura e a cor dos cabelos e a tonalidade da pele, entre outros.

Se analisarmos, por exemplo, dois irmãos que apresentam a mesma tonalidade de pele, mas um vive em uma cidade praiana, tendo muito mais exposição ao sol, ele terá a pele mais morena quando comparado ao outro, que vive na cidade grande, sendo, portanto determinada pelo meio. O fenótipo é, portanto, de uma forma geral, a interação do genótipo com o ambiente e seus resultados.

Genótipo

Fenótipo e Genótipo

Da união de duas palavras gregas, genos, que significa originar, provir, e typos, que significa característica, o genótipo, por sua vez, representa a constituição gênica de cada indivíduo, associando-se às características internas de cada um. Ou seja, o conjunto dos cromossomos, ou ainda a sequência de genes que foram herdadas dos pais e que, somados às influências ambientais, determinarão o fenótipo. Trata-se, portanto, da constituição genética dos indivíduos separadamente, sendo composto pelos genes maternos e paternos, tendo sua representação baseada nos genes alelos dominantes (AA) ou nos genes recessivos (aa). Dessa forma, Fenótipo e Genótipo terão participação ativa na formatação de um indivíduo.

Fundamentos da biologia moderna – Gilberto Rodrigues Martho, José Mariano Amabis

Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Petrin, Natália. Fenótipo e Genótipo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/fenotipo-e-genotipo. Acesso em: 24 de April de 2024.

01. [UNIVERSIDADE POSITIVO] Algumas características morfológicas e até fisiológicas do indivíduo sofrem alterações em razão da interação com o meio ambiente. Sendo assim, podemos dizer que a manifestação do (1) é influenciada pela interação entre o (2) e o meio ambiente.

Marque a alternativa em que são indicadas as palavras que podem ser usadas corretamente para substituir, respectivamente, o número 1 e 2.

a) gene e fenótipo.

b) fenótipo e genótipo.

c) gene e cariótipo.

d) genótipo e fenótipo.

e) genótipo e gene.

02. [UFSCar-SP] Que é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.

b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.

d) É o conjunto de características de um indivíduo.

e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.