Febre Amarela

A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado e pode trazer uma série de sintomas como pele amarelada, febre, dores, entre outros.

Transmitida por mosquitos vetores, a doença conhecida pelo nome de febre amarela é infecciosa febril aguda. A picada do mosquito transmissor é a causa da infecção pelo vírus, e não existe forma de contágio direta, de pessoa para pessoa.

Publicidade

febre amarela mosquito
Imagem: Reprodução

A transmissão da febre amarela

A transmissão do vírus da febre amarela, como mencionamos anteriormente, se dá a partir da picada dos mosquitos transmissores infectados, sendo a vacina a principal forma de prevenção e de controle da doença.

Existem dois ciclos diferentes de transmissão, denominados silvestre e urbano. Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, entretanto, a doença apresenta as mesmas características.

Quando falamos no ciclo silvestre, os primatas são os principais hospedeiros, sendo que os seres humanos acabam participando do ciclo como um hospedeiro acidental. No ciclo urbano, em contrapartida, o homem é o único hospedeiro que apresenta importância epidemiológica.

Os sintomas da doença

Dentre os sintomas iniciais que os pacientes infectados pela febre amarela apresentam, podemos mencionar o início súbito de febre, bem como calafrios, dores de cabeça intensas, dores nas costas e no corpo de forma geral, fadiga, fraqueza, náuseas e vômitos.

A grande maioria dos pacientes apresenta melhora após os sintomas iniciais, mas uma parcela de cerca de 15% apresentam um período de algumas horas sem sintomas para, após, apresentar um quadro mais grave da doença.

Nestes casos mais graves, os pacientes podem apresentar icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olohs, hemorragia, febre alta, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Publicidade

Tratamento

O tratamento da doença refere-se apenas aos sintomas apresentados pelos pacientes que, sob hospitalização, devem permanecer em repouso, fazendo reposição de líquidos, bem assim de perdas sanguíneas, quando for o caso. Em formas mais graves, os pacientes deverão ser encaminhados à UTI para reduzir complicações e diminuir chances de óbito.

Não se deve tomar medicamentos sem indicação médica, mas principalmente o AAS e Aspirina, tendo em vista que os dois medicamentos podem favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

Publicidade

Referências

Biologia – Sergio Linhares, Fernando Gewandsznajder

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Febre Amarela. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/febre-amarela. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC] Responda à questão com base nas informações e afirmativas a seguir.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos. Ela possui dois tipos: a febre amarela urbana, erradicada do Brasil por volta da década de 1960, e a febre amarela silvestre. Os agentes responsáveis pela transmissão da forma silvestre são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, enquanto a forma urbana dessa doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A febre amarela silvestre já provocou a morte de algumas pessoas e de muitos bugios em uma extensa área do Rio Grande do Sul desde o final de 2008. Ao contrário da maioria das pessoas, os bugios são extremamente sensíveis à doença, morrendo poucos dias após contraí-la.

(Adaptado de Bicca-Marques)

A propósito do tema, é possível afirmar:

I. A morte de bugios por febre amarela pode alertar os órgãos de saúde sobre a circulação do vírus em determinada região.

II. Mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes são hospedeiros da febre amarela.

III. A febre amarela pode ser reintroduzida nas áreas urbanas com presença do dengue.

IV. A presença de bugios representa perigo, pois são vetores da forma silvestre da febre amarela.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

02. [ENEM] Analise as alternativas abaixo e marque a única que não apresenta uma forma de prevenção eficiente contra a febre amarela.

a) Vacinação.

b) Lavar sempre as mãos.

c) Evitar deixar expostos recipientes que acumulam água.

d) Utilizar repelentes.

e) Evitar áreas de mata em que ocorre o ciclo silvestre.

01. [B]

02. [B]

 

Compartilhe

TOPO