Fagocitose

Processo dependente de pseudópodes, responsável por trazer partículas do meio extracelular para o meio intracelular por meio de vesículas citoplasmáticas.

Os seres vivos necessitam de uma forma de comunicação com o meio externo, ou seja, uma forma de captar partículas e excretar os produtos do metabolismo. Da mesma forma que os seres vivos, as células apresentam processos especializados em manter o fluxo de substâncias. As substâncias podem adentrar as células por duas maneiras básicas, passando pela membrana plasmática, ou englobando as partículas e criando uma vesícula de membrana plasmática. O processo responsável pelo envolvimento de partículas para o interior da célula é chamado de endocitose e se divide de acordo com as substâncias que serão trazidas pra dentro da célula. Quando a célula engloba partículas sólidas, ou seja, não dissolvidas em água, chamamos o processo de fagocitose, já quando a célula envolve partículas dissolvidas em água, ou seja, de caráter líquido, chamamos o processo de pinocitose. A partir de agora trataremos com mais detalhes do processo de fagocitose.

Uma das características desse processo é a criação de uma vesícula de membrana plasmática, que armazena as partículas que acabaram de ser englobadas, é chamada de fagossoma, ou fagossomo. Tal vesícula de membrana quando carrega compostos para a digestão se une com uma organela celular, repleta de enzimas digestivas, chamada de lisossomo para que ocorra a digestão.

Como ocorre a fagocitose?

Processo realizado tanto por células de indivíduos pluricelulares quanto por diversos organismos unicelulares, necessita de uma projeção citoplasmática chamada de pseudópode. Os pseudópodes são criados por meio de correntes citoplasmáticas que criam um fluxo com o auxílio de proteínas de actina do citoesqueleto, e projetam uma parte da célula criando uma extensão. O nome fagocitose tem origem do grego antigo e significa devorar células. Esse processo foi observado pela primeira vez por um médico pesquisador canadense chamado Willian Osler em meados de 1876, e mais tarde outros pesquisadores também puderam contemplar esse processo, como Élie Metchnikoff, em meados de 1883. A seguir discutiremos como ocorre o processo de fagocitose, para melhor compreensão dividimos esse processo em etapas.

Etapas

  1. Adesão: o processo de fagocitose tem início com a percepção das partículas não dissolvidas em água pela célula.
  2. Englobamento: após a percepção, a célula começa a emitir os pseudópodes, estruturas criadas pela interação entre as proteínas do citoesqueleto e o citosol. Com auxílio das fibras do citoesqueleto, é criado um fluxo de citosol em direção a membrana plasmática, que cede a esse fluxo e se projeta para a região externa.
  3. Fusão dos pseudópodes com formação do fagossomo: com o prolongamento da membrana plasmática, teremos o envolvimento dos compostos, os pseudópodes “abraçam” as partículas. Com o encontro dos pseudópodes após evolverem as partículas, as membranas plasmáticas internas se unem e criam uma vesícula intracelular contendo as partículas. Essa vesícula fruto do processo de fagocitose é chamada de Fagossomo.

Função da fagocitose

Ao considerarmos o sistema imunológico de organismos pluricelulares, como o nosso, percebemos que o processo de fagocitose é um dos principais meios utilizados para a remoção de patógenos (partículas invasoras que causam doenças). Bactérias, células mortas de tecidos comprometidos e partículas minerais são os principais compostos a serem fagocitados por células especializadas do sistema imune.

Além de células de defesa de organismos pluricelulares, organismo unicelulares também podem realizar esse processo. Os protozoários usam a fagocitose como meio para obtenção de nutrientes. Os seres vivos que apresentam sua nutrição total ou pelo menos parcial relacionada com a fagocitose apresentam uma nutrição chamada de fagotrófica. Os protozoários que apresentam pseudópodes, como no caso das amebas, realizam fagocitose por eles, mas nós temos no reino protista protozoários que apresentam cílios e que não consegue emitir pseudópodes. Nesses casos, a fagocitose é realizada por uma estrutura que lembra uma ranhura, chamada de citostoma. O citostoma é uma abertura por onde os protozoários ciliados realizam a fagocitose.

Além dos processos citados acima, a fagocitose apresenta mais uma importância. Em alguns casos, diversas células do corpo humano podem decretar sua morte por um processo chamado de apoptose. A apoptose consiste no rompimento do lisossomo (organelas que contém enzimas digestivas) no seu interior, promovendo sua digestão, porém os compostos resultantes dessa digestão não podem ficar dispersos no espaço intercelular, necessitando então haver uma fagocitose dos mesmos.

Muitas pessoas confundem os processos de fagocitose com pinocitose, porém existem diferenças básicas entre os dois processos. Dentre as principais diferenças podemos citar que a pinocitose consiste no englobamento de partículas liquidas, ou seja, dissolvidas em água. Nesse processo também não notamos a formação de pseudópodes. Dessa forma, para englobar as partículas, as células realizam uma invaginação, onde a membrana plasmática se aprofunda, formando um canal que se estrangula nas bordas.

Referências

ALBERTS, Bruce; Biologia Molecular da Célula; 5 ed; Porto Alegre; Artmed, 2010.

Murilo Del Bianco
Por Murilo Del Bianco

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre no ensino de biologia também pela UEM. Professor de nível médio e cursinhos preparatórios para vestibulares. Nas horas vagas se dedica a música, livros, filmes e aos seus animais de estimação.

Exercícios resolvidos

1. [UFRN]

Quando há infecção bacteriana, os neutrófilos englobam os patógenos e os destroem. No processo de destruição dessas bactérias, ocorrem sucessivamente:

a) fagocitose – formação dos fagossomo – formação do vacúolo digestivo – degradação bacteriana – clasmocitose.

b) fagocitose – formação do vacúolo autofágico – formação do fagossomo – degradação bacteriana – defecação celular.

c) endocitose – formação do vacúolo autofágico – ataque lisossômico – egestão.

d) pinocitose – ataque lisossômico – formação do vacúolo digestivo – exocitose.

a) fagocitose – formação dos fagossomo – formação do vacúolo digestivo – degradação bacteriana – clasmocitose

2. [USJ-SC]

Alguns protozoários obtêm alimento englobando, por pseudópodes, partículas sólidas presentes no meio. Esse processo é denominado

a) fagocitose.

b) clasmocitose.

c) pinocitose.

d) difusão.

a) fagocitose.

3. [ESCS -DF]

Alguns organismos unicelulares como as amebas e alguns invertebrados, capturam seres microscópicos e, depois, fazem a digestão das moléculas orgânicas complexas que formam esses seres.

No processo da digestão heterofágica, pode-se destacar:

a) fenômenos semelhantes aos peroxissomos, mas atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

b) estruturas membranosas de contorno arredondado e com função principal de decompor o peróxido de hidrogênio.

c) transformações de um tipo celular em outro − é o que ocorre no processo de formação das hemácias.

d) efeitos que envolvem uma série de alterações e provocam a morte das células.

e) partículas alimentares que penetram na célula e ficam no interior de bolsas alimentares, formando o vacúolo digestivo.

e) partículas alimentares que penetram na célula e ficam no interior de bolsas alimentares, formando o vacúolo digestivo.

4. [UFU]

São poucas as células que realizam o transporte de substâncias por meio da fagocitose. As amebas (protozoários), por exemplo, utilizam esse processo em sua alimentação.

Considerando esse tipo de transporte, analise as afirmativas abaixo.

I. Pela emissão de pseudópodes, a ameba captura o alimento, que é digerido no seu interior por meio de enzimas específicas.

II. A fagocitose é um transporte ativo, pois o alimento atravessa a membrana com a ajuda de proteínas que carregam o alimento para o interior da ameba.

III. Nos vertebrados, o processo de fagocitose é utilizado por algumas células de defesa, como por exemplo, alguns glóbulos brancos.

Marque a alternativa correta.

a) apenas I e III são corretas.

b) apenas I e II são corretas.

c) apenas II e III são corretas.

d) I, II e III são corretas.

a) apenas I e III são corretas.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO