Era Paleozoica

A existência do planeta é dividida em Eras, facilitando o estudo. São elas a era paleozoica, era mesozoica e era cenozoica. Foi durante a era paleozoica que ocorreu uma extinção em massa dos seres vivos.

O éon fanerozoico é a unidade do tempo geológico que é composto por eras, e estas são a era paleozoica, era mesozoica e era cenozoica. Entre 542 e 241 milhões de anos atrás, ocorreu o que chamamos atualmente de Era Paleozoica, que teve como um de seus fatos mais marcantes, o primeiro registro de animais com partes minerais, conchas e carapaças. É, entretanto, dividida em seis períodos geológicos, facilitando assim o seu entendimento. São eles o período cambriano, período ordoviciano, período siluriano, período devoniano, período carbonífero e período permiano.

Imagem: Reprodução

O que ocorreu nesse período?

Nessa época, os continentes ainda eram unidos em uma única massa, denominada pangeia, e as rochas calcárias e os depósitos de carvão encontrados nos dias atuais foram formados nesse período. Também conhecida como era primária, a era paleozoica é conhecida principalmente pela grande diversificação evolutiva dos animais, mas foi nessa mesma era que ocorreu uma extinção em massa, onde aproximadamente 90% de todas as espécies animais marinhos foram extintas.

Como mencionamos anteriormente, a era paleozoica é dividida em períodos, e cada um deles possui fatores determinantes para a formação do mundo como conhecemos hoje. No período cambriano, era possível encontrar os animais invertebrados, ainda que suas formas ancestrais sejam desconhecidas. Nesse período, os animais viviam de forma predominante no mar. Foi no período ordoviciano que os peixes de águas doces surgiram, e no carbonífero, junto ao permiano, as grandes florestas deram origem a minas de carvão que conhecemos atualmente. Esses dois períodos, juntos, recebem o nome de antracolótico.

Em seguida, durante o período siluriano, os cefalópodes tiveram origem, assim como os recifes de corais. Centopeias e aranhas surgem também nesse período, que apresenta ainda como fato importante a colisão da Europa e da Sibéria, que acabam por formar a Laurásia. No período devoniano foi que surgiram os insetos e os anfíbios, além da intensa sedimentação dos continentes. Foi neste, ainda, que ocorreu o aparecimento de plantas vasculares, animais artrópodes e tetrápodes. No período carbonífero, com três blocos continentais distintos que constituíam, ao final, a pangeia, surgiram os répteis. Por fim, no período permiano, a fauna era diversificada, e as plantas, em decorrência das terras secas, tiveram que se adaptar. Foi neste período que ocorreu a extinção em massa, onde 90% das espécies marinhas, aproximadamente, foram extintas, e 65% das espécies terrestres, aproximadamente, passaram pelo mesmo processo. Foi somente durante a era mesozoica que angiospermas, aves e mamíferos surgiram.

Referências

Bio – Sônia Lopes, Sérgio Rosso.

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UEM]  Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale o que for correto.

(  ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente ao início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, encontramo-nos na Era Paleozoica, no período Cretáceo.

(  ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de 5.700 anos.

( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra.

(  ) A deriva dos continentes iniciou-se na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual.

02. [UFRO] Sobre as variações climáticas ao longo das eras geológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

(     ) O clima da terra sempre apresentou períodos glaciais e interglaciais.

(     ) O homem apareceu na superfície da terra na era Cenozóica, no Quaternário, em um período interglacial.

(     ) Os períodos glaciais são mais quentes que os interglaciais por apresentarem elevadas temperatura e umidade

relativa.

(     ) Na era Paleozóica, ocorreu o desenvolvimento dos peixes e da vegetação durante a glaciação.

(     ) Antes do aparecimento do homem, a terra já apresentava mudanças climáticas naturais.

 

Assinale a seqüência correta.

a) V, F, F, F, V

b) F, V, V, F, F

c) V, F, F, V, V

d) V, V, F, V, V

e) V, F, V, V, V

 

01. [F-V-V-F]

02. [D]

 

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO