Endocitose e Exocitose

Os processos de endocitose e exocitose acontecem nas células, e têm grande importância no processo de defesa do corpo humano, além de outras funções.

Endocitose

Algumas das milhares de células presentes no organismo de seres vivos possuem uma capacidade diferente: a de ingerir algumas partículas que ficam no líquido extracelular. Trata-se de um processo de entrada de partículas na célula, que acontece por meio dos endossomos, que são vesículas presentes na estrutura. O processo acontece em organismos unicelulares, como é o caso dos protozoários ameboides, sendo que estes utilizam-se desse meio para sua alimentação. Além disso, o processo acontece ainda em células de autodefesa humanas. Essa ingestão é feita por meio da endocitose, que pode ser de dois tipos distintos: a fagocitose ou a pinocitose.

Imagem: Reprodução

Fagocitose

No processo da fagocitose, as partículas englobadas podem ser maiores e sólidas, como por exemplo as bactérias ou protozoários. São poucas, entretanto, as células humanas que têm capacidade de realizar esse processo, estando entre elas algumas células do sistema imunitário, como os macrófagos e os linfócitos. Essas detectam um antígeno, ou ainda um agente estranho no organismo (como é o caso das bactérias), e captura-o, englobando-as. Parte da membrana do macrófago, por exemplo, envolve a bactéria e se desprende, formando uma vesícula denominada fagossomo. Quando dentro da célula, essa vesícula movimenta-se pelo plasma para encontrar um lisossomo, quando se funde com ele. A partir disso, a bactéria é quebrada em partes menores, e seus restos são liberados.

Já no caso das amebas, que usam esse processo para alimentar-se, o alimento é capturado por esse mesmo processo, mas para que isso seja possível, sua forma é modificada de forma a emitirem projeções de citoplasma, que são denominados pseudópodes que envolvem o alimento e formam o fagossomo. A vesícula, quando dentro da ameba, funde-se com um lisossomo de forma a originar o vacúolo digestivo, onde acontecerá a digestão para, então, os restos serem liberados.

Pinocitose

O processo de pinocitose, por sua vez, acontece por meio da aproximação da célula com relação a partícula, entretanto, é preciso que haja uma modificação em sua forma para que ocorra a invaginação. Nessas reentrâncias, estão contidas as partículas líquidas, e essa membrana se solta da célula, formando uma vesícula denominada pinossomo. O processo seguinte é o mesmo da fagocitose, quando os restos são eliminados.

Exocitose

Imagem: Reprodução

Depois do processo de endocitose, a célula precisa fazer a eliminação dos restos, de uma forma bastante parecida com a que acontece com todos os organismos vivos após a alimentação. Chamamos esse processo de eliminação dos restos é denominado de clasmocitose. A vesícula que está com os restos em seu interior é conduzida até a membrana, passando, em seguida, a fundir-se com ela. Depois disso, ela se abre para o exterior e acaba por eliminar o conteúdo. Depois disso, a membrana da vesícula se reintegra à membrana celular responsável pela endocitose. A exocitose pode ocorrer ainda em células secretoras, como é o caso das células de glândulas que liberam hormônios, que por meio desse processo secretam os hormônios.

Referências

Biologia das células – Gilberto Rodrigues Martho

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UFRN] Quando há infecção bacteriana, os neutrófilos englobam os patógenos e os destroem. No processo de destruição dessas bactérias, ocorrem sucessivamente:

a) endocitose – formação dos fagossomo – formação do vacúolo digestivo – degradação bacteriana – clasmocitose.

b) fagocitose – formação do vacúolo autofágico – formação do fagossomo – degradação bacteriana – defecação celular.

c) endocitose – formação do vacúolo autofágico – ataque lisossômico – egestão.

d) pinocitose – ataque lisossômico – formação do vacúolo digestivo – exocitose.

 

02. [ENEM] Após a captura de uma partícula por fagocitose, ocorre a formação de uma bolsa com a substância em questão em seu interior. Esta se desprende da membrana plasmática e passa a ficar no interior da célula, onde se funde aos lisossomos, formando o chamado:

a) Fagossomo

b) Pinossomo

c) Vacúolo digestivo

d) Vacúolo contrátil

e) Nucleossomo

01. [A]

02. [C]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO