Diplópodes

Diplópodes são animais de corpo cilindrico alongado e segmentado que vivem em áreas úmidas e escuras para proteção e alimentação.

Diplópodes, ou Diplopoda, são animais pertencentes ao subfilo Myriapoda, e do filo dos Artrópodes. Existem, atualmente, mais de dez mil espécies de diplópodes ao redor do mundo. Como exemplo destes animais, podemos citar o piolho-de-cobra e o Illacme plenipes, sendo este último típico da região da Califórnia.

Publicidade

Características

Os diplópodes possuem o corpo formado, normalmente, por um esqueleto reforçado por cálcio e carbono, dividido em segmentos fundidos denominados diplosegmentos. Estes possuem, cada um, dois pares de pernas. Eles se locomovem de forma lenta, em ziguezague, e preferem viver em locais escuros e úmidos, facilitando não apenas a sua proteção, mas também a alimentação consistente em plantas mortas que estão caídas no solo, além de pequenos invertebrados.

Diplópodes
Imagem: Reprodução

Alimentação dos diplópodes

Para se alimentar, os diplópodes que, em sua maioria, são predadores de pequenos invertebrados como vermes e caracóis, seguram suas presas com as estruturas da maxila. Por meio de garras venenosas, injetam veneno paralisando as presas. Em seguida, o colocam na boca. A partir daí, passam pelo esôfago, que pode se expandir, e vão para a moela, onde é iniciada a digestão mecânica. Depois disso, o alimento vai para o intestino, onde são absorvidos os nutrientes. O sistema excretor é composto pelos túbulos de Malpighi, que são duas estruturas que filtram o líquido corporal do alimento, e a excreção é realizada por uma ou duas aberturas.

Imagem: Reprodução

A defesa destes animais, por sua vez, é baseada em seu sistema de preservação que, ao sentir que há ameaça, faz com que se enrolem em seu próprio corpo formando um espiral. Os diplópodes possuem ainda glândulas especiais que estão espalhadas por todo o seu corpo, que liberam fluídos repelentes ou toxinas causadoras de irritação na pele e nos olhos dos predadores.

Sistema Reprodutor e Nervoso

O sistema reprodutor é composto, inicialmente, por um segmento modificado para armazenar os órgãos genitais, contendo duas aberturas ao final. As fêmeas, após a copulação, depositam os ovos em um ninho, realizando a proteção destes até que eclodam. O sistema circulatório, por sua vez, remete o sangue do coração, denominado ostia, para a região anterior do corpo, sendo, posteriormente, enviado para as largas câmaras hemocélicas, retornando, em seguida, para os sinos pericardiais, voltando, enfim, para o coração.

O sistema nervoso é composto basicamente por dois pares de glândulas sensoriais em cada um dos segmentos do corpo. O que chamariamos de cérebro, nestes animais, é dividido em protocerebro, que é responsável pelos olhos; em deutocerebro, responsável pelas antenas; e, por fim, em tritocerebro, que é responsável pelo restante do corpo. De sistema respiratório traqueal, os diplópodes apresentam um conjunto de tubos ramificados que, a partir de contrações musculares, fazem com que o ar entre e saia.

Publicidade

Referências

Bio – Sônia Lopes

Biologia Educacional – Maria ângela dos Santos

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Diplópodes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/diplopodes. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Uma criança achou em seu quarto um animal estranho que possuía um par de antenas e o corpo alongado com vários segmentos, sendo que em cada segmento era possível observar dois pares de pernas. Ele então resolveu chamar sua mãe para verificar que ser era aquele. A mãe respondeu sem hesitar que se tratava de um inseto comum e que não havia motivo para temê-lo.

A afirmação da mãe está correta?

a) A mãe está correta, uma vez que o animal possui antenas, uma característica dos insetos.

b) A mãe está errada, pois a característica apresentada é de um aracnídeo.

c) A mãe está errada, pois insetos possuem três pares de patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

d) A mãe está errada, pois animais que apresentam dois pares de patas por segmento são classificados como quilópodes.

02. [ESS] – Assinale a opção que associa corretamente as Classes do Filo Arthropoda apresentadas na coluna adiante, em algarismos arábicos, com as características morfológicas apresentadas a seguir, em algarismos romanos:

1 – Insetos

2 – Crustáceos

3 – Aracnídeos

4 – Quilópodes

5 – Diplópodes

I. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, hexápodes.

II. corpo dividido em cabeça e tronco: um par de patas por segmento do corpo.

III. corpo dividido em cefalotórax e abdome:aparelho bucal mandibulado.

IV. corpo dividido em cefalotórax e abdome:quelicerados.

V. corpo dividido em cabeça e tronco: doispares de patas por segmento do corpo.

a) I – 1; II – 4; III – 2; IV – 3; V – 5.

b) I – 3; II – 2; III – 4; IV – 1; V – 5.

c) I – 1; II – 5; III – 3; IV – 2; V – 4.

d) I – 2; II – 4; III – 1; IV – 5; V – 3.

e) I – 2; II – 5; III – 1; IV – 3; V – 4.

01. [C]

02. [A]

Compartilhe

TOPO