Desenvolvimento embrionário humano

O desenvolvimento embrionário humano tem início quando o ovócito é fecundado por um espermatozóide.

O desenvolvimento embrionário humano instiga atualmente a todos. Com as discussões acerca do desenvolvimento humano precedendo o nascimento, o crescimento pelo interesse aumentou.

Publicidade

Dessa forma, o desenvolvimento embrionário humano tem início na formação do zigoto. Após a fecundação do ovócito pelo espermatozóide, o mesmo é criado. Depois de inúmeras divisões celulares (mitose), as chamadas clivagens irão se fixar nas paredes uterinas, que se conferirá como nidação.

Neste momento, novas estruturas começam a ser formadas. A placenta, o próprio cordão umbilical e demais ordenados passa a se formar. Esse desenvolvimento se dá ao longo de todas as semanas da gestação, desde a configuração como feto até seu nascimento.

desenvolvimento embrionário humano
(Imagem: Reprodução)

As etapas do desenvolvimento embrionário humano

O desenvolvimento embrionário humano tem início na ovulação. Contudo, ao longo de nove meses (ou 36 semanas), o feto passa por várias etapas. Assim, compreendem-se as etapas do desenvolvimento embrionário:

  • A ovulação: é a primeira etapa do desenvolvimento embrionário humano. No momento em que há a liberação do óvulo (ovócito secundário) até a tuba uterina. Ali, inicia-se o período fértil da mulher;
  • A fertilização: se os espermatozóides encontrarem o ovócito durante contato sexual, pode ser que um deles consiga a fecundação. Caso este não ocorra, a menstruação da mulher ocorrerá normalmente. Assim, o ciclo voltará à ordem da normalidade;
  • Zigoto sendo formado: após ser fertilizado, óvulo e espermatozóides unirão seus núcleos e conteúdo genético, formando o zigoto. O processo ocorre na tuba uterina;
  • Clivagem do zigoto: após o processo ocorrido, o zigoto passará por inúmeras mitoses, dirigindo-se ao útero;
  • Nidação: ao chegar o estágio denominado blastocisto, há a fixação nas paredes uterinas. Ao prender-se nas paredes do endométrio, ocorre a nidação. Caso bem sucedida, terá início a gestação do embrião. Caso não haja sucesso, o blastocisto é eliminado na menstruação, reiniciando o ciclo novamente;
  • Formando os anexos embrionários: durante o desenvolvimento embrionário humano, o embrião segue a formação de quatro elementos primordiais. Serão eles: o cório, o âmnio, o alantoide e o saco vitelínico. Suas funções serão de proteção, nutrição e realização de trocas vitais entre embrião e o meio externo. Esta troca mencionada será ordenada por meio do corpo materno;
  • Organogênese: serão formados os chamados folhetos embrionários. Estes são as camadas de células que originam tecidos e os órgãos do embrião. Assim, quando os órgãos são formados, dá-se o nome de organogênese;

Nêurula, Gástrula e Anomalias Congênitas

Durante o desenvolvimento embrionário humano, outras etapas acabam por ocorrer. É o caso da Nêurula, quando o embrião começa seu desenvolvimento neural. É neste estágio onde o sistema nervoso começa sua formação, durante a terceira ou quarta semana de gestação.

Enquanto isso, a Gástrula abrange o momento em que as três camadas de tecido de diferenciação são formadas. A ectoderme, a mesoderme e a endoderme começam a diferenciar tecidos e órgãos.

Por fim, as anomalias congênitas não podem deixar de ser um detalhe no desenvolvimento embrionário humano. Apesar de não ser uma etapa obrigatória, ocorre com maior frequência do que se imagina. É uma etapa que pode ocorrer em qualquer momento da gestação, quando alguma modificação é percebida no desenvolvimento embrionário humano.

Publicidade

Veja o vídeo em que se apresenta um resumo do desenvolvimento embrionário humano:

Publicidade

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Desenvolvimento embrionário humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/desenvolvimento-embrionario-humano. Acesso em: 20 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UESPI] O momento da implantação do embrião no útero ocorre aproximadamente

a) 3 dias após a fecundação no estágio de mórula.

b) 5 dias após a fecundação no estágio de gástrula.

c) 6 dias após a fecundação no estágio de blastocisto.

d) 12 dias após a fecundação no estágio de blástula.

e) 2 dias após a fecundação no estágio de mórula.

02. [FCC] A proteção mecânica do embrião dos mamíferos é realizada fundamentalmente

a) pelo alantoide.

b) pela placenta.

c) pelo saco vitelínico.

d) pelo corsão umbilical.

e) pelo saco amniótico.

01. [C]

02. [E]

Compartilhe

TOPO