Citoplasma

O citoplasma é formado por uma porção fluida, denominada citosol (ou hialoplasma); partículas insolúveis, chamadas de inclusões; e estruturas delimitadas por membrana, conhecidas por organelas.

Denomina-se citoplasma o espaço intracelular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida denominada hialoplasma (também chamado por citosol), onde estão “mergulhadas” as moléculas e organelas das células.

Esse espaço intracelular é composto principalmente por 80% de água, mas também contêm íons, sais, proteínas, carboidratos e o RNA. No geral, o citoplasma é tudo o que compreende a célula, com exceção do núcleo e da membrana plasmática.

Componentes e organelas citoplasmáticas

Ilustração: Reprodução

O citoplasma é formado por uma porção fluida, denominada citosol; partículas insolúveis, chamadas de inclusões; e estruturas delimitadas por membrana, conhecidas por organelas, como Complexo de Golgi, mitocôndrias, ribossomos, centríolos, núcleo, retículo endoplasmático granuloso e liso.

Matriz citoplasmática

A matriz citoplasmática, também denominada hialoplasma ou citosol, é a parte da célula constituída por uma solução coloidal composta por água, sais e moléculas orgânicas simples e complexas.

Nesta parte da célula ocorrem as reações químicas mínimas para a sua sobrevivência. O hialoplasma possui movimentos ameboides, caracterizados por prolongamentos temporários do citoplasma (pseudópodes), que possuem a função de locomoção e captura de alimentos. O plasmasol é a porção interna do hialoplasma; enquanto o plasmagel é a porção periférica do hialoplasma.

A ciclose, observada em células vegetais, é outro tipo de movimento do hialoplasma.

Citoesqueleto

O citoesqueleto é composto por microtúbulos que, por sua vez, são formados por moléculas proteicas denominadas tubulinas. Os microtúbulos aumentam ou diminuem de comprimento, de acordo com a incorporação ou saída de proteínas.

Centríolos, cílios e flagelos

A maioria das células procarióticas possui um par de centríolos, sendo que cada um deles é formado por nove grupos de três microtúbulos que, por sua vez, são responsáveis por formar o fuso acromático, cílios e flagelos.

Os cílios e flagelos servem para locomoção e captura de alimentos.

Ribossomos

Os ribossomos são corpúsculos ricos em RNA. Esses elementos estão presentes em todos os organismos e a sua função está relacionada com a síntese proteica.

Lisossomos

Trata-se de organelas esféricas que contêm enzimas digestivas produzidas no retículo endoplasmático rugoso (RER).

Quando os lisossomos se aproximam de um fagossomo e ocorre a fusão, origina-se o vacúolo digestivo.

Peroxissomos

Os peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Há também grande quantidade da enzima catalase, que converte o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.

Mitocôndrias

As mitocôndrias são encontradas nas células eucarióticas (exceto anaeróbios) e não estão presentes nos procariontes. É responsável pela respiração aeróbica da célula através da glicose e do oxigênio.

Plastos

Os plastos são organelas citoplasmáticas típicas das células vegetais, sendo formados por duas membranas lipoproteicas. Os leucoplastos são plastos incolores que acumulam substâncias nutritivas; os cromoplastos são plastos portadores de pigmentos.

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático liso (REL) não apresenta ribossomos associados. Possui as seguintes funções: conduzir impulsos elétricos, neutralizar substâncias tóxicas e sintetizar lipídios.

O retículo endoplasmático rugoso (RER) apresenta associação com ribossomos. Suas funções incluem a síntese e o transporte de proteínas que serão eliminadas para o exterior da célula.

Complexo de Golgi

Localizado próximo ao núcleo e ao retículo endoplasmático, o Complexo de Golgi é um conjunto de “sacos” achatados e superpostos. Possui as seguintes funções: condensar as substâncias, sintetizar glicoproteínas e formar o acrossomo do espermatozoide.

Vacúolos

Os vacúolos são as bolsas membranosas presentes no citoplasma das células eucariontes. As suas funções incluem a formação dos vacúolos digestivos e pulsáteis.

Carioteca

A membrana nuclear possui a função de colocar o citoplasma em contato com o nucleoplasma.

Referências

http://www.ufjf.br/cursinho/files/2012/05/apostila-biologia-celular-Gustavo-Stroppa-UMA-COLUNA.pdf

Por Débora Silva
Teste seu conhecimento

1. [PUC-RS] O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?

a) Participa do equilíbrio osmótico.

b) Catalisa reações químicas.

c) Atua como solvente universal.

d) Participa de reações de hidrólise.

e) Participa do transporte de moléculas.

 

2. [UECE-2007] Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono.

Estamos falando, respectivamente, de

a) lisossomos e cloroplastos.

b) mitocôndrias e complexo de Golgi.

c) mitocôndrias e cloroplastos.

d) lisossomos e mitocôndrias.

  1. [B]
  2. [C]
Compartilhe nas redes sociais

TOPO