Ciclos Biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos abrangem o ciclo da água, do oxigênio, do nitrogênio e do carbono.

Os ciclos biogeoquímicos abrangem processos importantíssimos. Estes circulam elementos pelos meios bióticos e abióticos com o intuito de reaproveitá-los em variadas situações.

Eles ocorrem na natureza, com o intuito de garantir uma “reciclagem” dos elementos químicos no dado meio. São os ciclos biogeoquímicos que tornam possível que os elementos químicos atuem e interajam nos meios bióticos e abióticos.

Dessa forma, há a garantia de que os elementos flutuem por atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. Os principais ciclobiogeoquímicos percebidos abrangem os ciclos da água, nitrogênio, oxigênio e carbono.

Além destes quatro citados, acredita-se que o ciclo do fósforo também deve adentrar nesta posição como um biogeoquímico.

ciclos biogeoquímicos
(Imagem: Reprodução)

Os tipos de ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos abrangem quatro diferentes tipos: o ciclo do carbono, do nitrogênio, da água e do oxigênio.

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono tem início com a fotossíntese, feito pelas plantas, que capta CO2 do ar. Os animais que comem plantas, assim, estarão consumindo CO2. Assim como os heterótrofos, que consomem os autótrofos, absorvendo o CO2.

Dessa forma, quando os seres morrem, eles se decompõem por meio de fungos e bactérias. A decomposição envia CO2 para a atmosfera, reiniciando o Ciclo.

Ciclo do Nitrogênio

Começa com o Nitrogênio em forma gasosa (N2). Assim, parte-se do princípio da nitrificação, quando bactérias e cianobactérias fixam N2 no solo. Assim, origina-se a amônia (NH3).

A amônia será absorvida pelas plantas. Estas, por sua vez, serão consumidas e, os animais consumidores morrerão. Na decomposição, amônia é liberada diretamente na atmosfera.

Ciclo da Água

O ciclo do H2O começa com o estado líquido que evapora dos oceanos, rios e mares. Assim, ela se transformará em vapor (estado gasoso).

O vapor condensa em camadas mais frias da atmosfera, passando para o estado líquido, o que forma as nuvens. Além disso, é provável que, em locais mais frios, as gotículas se tornem gelo ou neve.

É quando as pequenas gotículas se transformam em gotas maiores, com as nuvens acumulando água. Assim, a água em estado líquido é devolvida ao planeta.

Ciclo do Oxigênio

O ciclo do oxigênio tem relação direta entre fotossíntese (libera O2) e a respiração (consumo de O2). O ciclo tem início nos vegetais que absorvem o carbono proveniente da fotossíntese. O produto de liberação é o próprio O2.

Tanto animais como vegetais consomem o oxigênio em forma gasosa para respirar. A geração de gás é o produto.

Fatores necessários para que ocorram os ciclos biogeoquímicos

Um ciclo biogeoquímico precisa de alguns fatores essenciais para que ocorra. Posto isso, são eles:

  • Reserva do elemento químico (seja atmosfera, hidrosfera ou ainda a crosta terrestre);
  • Existência de seres bióticos numa dada região;
  • Ciclo constante do elemento pelo meio e pelos seres que habitam um dado ecossistema;

Importância dos ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos são fundamentais, uma vez que eles permitem o reaproveitamento dos elementos químicos. A circulação destes é imprescindível para garantias do funcionamento correto de um dado ecossistema.

Dessa forma, por promoverem que estes elementos se renovem, eles permanecem ativos e disponíveis de forma recorrente. Este é o fator mais importante.

Por alguns elementos serem essenciais para os seres vivos, a ciclagem permite que haja manutenção das espécies. Com os ciclos biogeoquímicos, evita-se a extinção das espécies que habitam um ecossistema.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Por Mateus Bunde
Teste seu conhecimento

01. [Unemat] Graças à reciclagem da matéria, os seres vivos estão em permanentes trocas com o ambiente. Os animais comem as plantas e, quando morrem, seus cadáveres são decompostos por fungos e bactérias, que reciclam a matéria devolvendo-a para a natureza. Se os I fossem eliminados, os II seriam interrompidos, provocando um colapso nos III.

Assinale a alternativa correta.

a) I decompositores, II ciclos biogeoquímicos e III ecossistemas.

b) I decompositores, II consumidores secundários e III produtores.

c) I decompositores, II produtores e III consumidores primários.

d) I produtores, II decompositores e III consumidores terciários.

e) I produtores, II consumidores terciários e III consumidores secundários.

 

02. [ENEM] O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca

a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

01. [A]

02. [D]

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO