Ciclo do oxigênio

O oxigênio é um composto presente em abundância na matéria viva. A fotossíntese, a respiração celular e a decomposição são alguns dos processos atuantes no ciclo do oxigênio.

O gás oxigênio é predominantemente encontrado na atmosfera, seja na forma de gás carbônico (CO2), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2) e oxigênio molecular (O2). O ciclo do oxigênio faz parte de uma série de ciclos chamados de biogeoquímicos.

Esses ciclos demonstram como os diferentes elementos (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, água) circulam entre os fatores abióticos (não vivos) e os fatores bióticos (vivos).

Devido à ocorrência dos ciclos biogeoquímicos os compostos que foram utilizados pelos seres vivos são reciclados e retornam para a atmosfera, litosfera ou hidrosfera. Esse fator é de grande importância quando consideramos que alguns elementos são essenciais para os seres vivos. Dessa forma, se eles não fossem repostos na natureza após sua utilização, sua disponibilidade iria diminuir ou até acabar.

Os ciclos biogeoquímicos podem ser considerados sedimentares, quando o principal reservatório do composto será a crosta terrestre; e gasosos, quando possuírem como principal local de reserva a atmosfera.

Nesta matéria ficaremos concentrados em um ciclo gasoso, o ciclo do oxigênio, ou seja, na movimentação desse elemento entre seus reservatórios principais, a atmosfera, a biosfera e a litosfera.

Etapas

1. Fotossíntese
  2. Respiração celular
  3. Decomposição
  4. Combustão

No ciclo do oxigênio encontramos etapas responsáveis pela fixação deste elemento, ou seja, pela captura dele da atmosfera, como a respiração celular, a decomposição e a combustão. Da mesma maneira, existem processos responsáveis pela sua liberação para a atmosfera, como a fotossíntese realizada por plantas, algas e bactérias.

Como os ciclos do carbono e do oxigênio se relacionam?

O carbono é um elemento encontrado em altíssimas concentrações no nosso planeta, presente tanto nos oceanos, quanto na atmosfera, nas rochas e no solo. Além disso o Carbono é um elemento base para a construção da matéria orgânica: compostos como lipídeos, proteínas, carboidratos e ácidos nucleicos apresentam átomos de carbono e oxigênio em sua constituição.

Na atmosfera terrestre o carbono se encontra no formato de dióxido de carbono ou gás carbônico, juntamente com oxigênio. O carbono no formato de gás carbônico é movimentado por meio de processo naturais.

Um desses processos é a fotossíntese – responsável por captar carbono e liberar oxigênio -, a respiração celular – responsável por captar oxigênio e liberar gás carbônico, processo realizado por todos os seres vivos. E, ainda, a decomposição, que também atua em partes na captação de oxigênio e liberação de gás carbônico.

Como demonstrado no parágrafo anterior, os ciclos do carbono e do oxigênio se relacionam de maneiras antagônicas, na medida em que para um elemento ser liberado o outro deve ser absorvido.

Importância do ciclo do oxigênio

Como já explicado durante a matéria, o oxigênio é um elemento essencial para a vida na Terra, devido a sua ampla utilização em inúmeros processos realizados pelos seres vivos.

Sem o oxigênio, processos como a respiração celular, a combustão e a decomposição autotrófica não ocorreriam. Além de ser importante graças aos processos em que participa, o oxigênio é componente único da camada de ozônio (O3), responsável por filtrar a radiação solar que chega até nosso planeta.

Chegando ao fim das explicações a respeito do ciclo do oxigênio, espero que você possa ter compreendido que o oxigênio é um elemento essencial para a vida no planeta Terra. Para que tenhamos concentrações adequadas de oxigênio e gás carbônico na atmosfera é essencial que tenhamos políticas que valorizem o meio ambiente, e em especial a preservação de áreas naturais.

ADUAN, Roberto Engel; VILELA Marina de Fátima; JÚNIOR, Fábio Bueno dos Reis; OS GRANDES CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DO PLANETA; Embrapa ISSN 1517-1-5111; Planaltina, DF, 2004.

LINHARES, Sergio; GEWANDSZNAJDER, Fernando; Biologia: ensino médio.Volume 3; parte 2; ed 1; Editora Atica São Paulo, 2014.

Murilo Del Bianco
Por Murilo Del Bianco

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre no ensino de biologia também pela UEM. Professor de nível médio e cursinhos preparatórios para vestibulares. Nas horas vagas se dedica a música, livros, filmes e aos seus animais de estimação.

Del Bianco, Murilo. Ciclo do oxigênio. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio. Acesso em: 16 de April de 2024.

1. [UFRS]

Relacione os processos biológicos listados (1, 2 e 3) com um ou mais dos ciclos biogeoquímicos na coluna a seguir (a, b e c).
1 – Fotossíntese