Cerebelo

O cerebelo é a parte do cérebro responsável pela nossa coordenação para realizar movimentos, assim como pelos nossos reflexos.

O cerebelo é uma parte do cérebro que está localizada na parte anterior a medula ablongata, e tem como principal função a responsabilidade quanto a coordenação postural, não apenas durante o período em que nos encontramos em atividade, mas também durante o estado de repouso. Apresenta ainda outras funções, como a responsabilidade com relação aos reflexos e os movimentos voluntários, atuando ainda no sistema muscular, tendo como sua responsabilidade o tônus dos músculos.

Imagem: Reprodução

Como funciona o cerebelo?

Apesar de sua massa ocupar apenas 10% do volume do encéfalo, o cerebelo tem funções bastante importantes no corpo humano, como é o caso, por exemplo, da coordenação das sequências dos músculos esqueléticos. Podemos dizer, portanto, que, de uma forma geral, o cerebelo é a região responsável por captar os impulsos sensitivos das articulações, dos tendões, dos músculos, além de ser responsável pelos receptores visuais e de equilíbrio. Podemos afirmar, dessa forma, que sem ele as atividades motoras que requerem habilidade seriam impossíveis de realizar, desde o ato de pegar um copo, por exemplo, até a realização de uma atividade física que requer coordenação motora.

Com dois hemisférios cerebelares, o cerebelo é unido, nessas duas partes, por meio do verme, uma faixa estreita. Sua superfície é composta por fissuras transversas e curvas que apresentam aspecto laminado, sendo que as mais profundas são aquelas que realizam a divisão dos órgãos em lóbulos. Com aproximadamente 150 gramas em um indivíduo adulto, o cerebelo conta com em torno de 50% dos neurônios do cérebro todo e, internamente, é preenchido pela substância branca. Esta forma um miolo central composto por fibras próprias, fibras de projeção, além dos axônios mielínicos das células de Purkinje. O córtex cerebelar, superficialmente, é coberto pela substância cinzenta, e é dividido em camada molecular e camada granular.

Patologias do cerebelo

As lesões cerebelares são denominadas ataxia, e podem levar, principalmente, o indivíduo a apresentar prejuízos motores. Essas lesões podem ser provocadas pelo alcoolismo, que faz com que o indivíduo apresente alguns sintomas, como a descoordenação da fala, motora e a perda de equilíbrio. Além disso, podem haver outros sintomas, como redução do tônus muscular, tremores ao final dos movimentos, ou ainda a dificuldade na realização de movimentos mais rápidos ou precisos.

Referências

O Livro do Corpo Humano – Steve Parker

Anatomia Humana básica. – Alexander P. Spencer

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [ENEM] O encéfalo apresenta diversas funções extremamente vitais para o corpo. Cada parte dessa estrutura está relacionada com uma atividade diferente. O cerebelo, por exemplo, está relacionado principalmente com

a) a regulação da temperatura do corpo.

b) as funções endócrinas.

c) o comportamento sexual.

d) a coordenação e o equilíbrio.

e) a deglutição.

 

02. [ENEM] No tubo nervoso, durante o desenvolvimento embrionário, é possível perceber três regiões distintas: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. O prosencéfalo diferencia-se em telencéfalo e diencéfalo. O rombencéfalo diferencia-se em metencéfalo e mielencéfalo. O mesencéfalo não sofre diferenciação. Entre as partes do encéfalo listadas a seguir, marque aquela que é formada a partir do diencéfalo.

a) Cérebro.

b) Hipotálamo.

c) Cerebelo.

d) Ponte.

e) Bulbo.

01. [D]

02. [B]

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO