Centríolos

Os centríolos são pequenas organelas organizadas em microtúbulos.

Os centríolos tratam de pequenas estruturas em forma cilíndrica. Estas organelas marcam presença exclusivamente em células eucarióticas. De origem citoplasmática, elas exercem uma função fundamental às células animais, bem como em algumas vegetais.

Publicidade

Estas organelas citoplasmáticas estão majoritariamente presentes nas células eucarióticas. À exceção, apenas, se deve às células dos fungos e também nas células vegetais que contam com sementes. É o caso, por exemplo, das gimnospermas e angiospermas. Tem grande importância, sobretudo, no auxílio de separação do material genético durante a divisão celular. Ainda compele a função de poderem formar cílios e flagelos.

centríolos
O flagelo representado na imagem foi formado a partir de um centríolo.(Imagem: Reprodução)

Função dos centríolos

Aos centríolos compelem-se demasiadas funções. Entre as principais competências destas organelas citoplasmáticas, estão:

  • Estruturação celular que auxilia ao longo da divisão celular (meiose e mitose);
  • Apresentam a capacidade de duplicarem-se ao longo do ciclo que abrange a divisão da célula;
  • Organizam o fuso acromático;
  • Migração em direção aos polos da célula;
  • Ao migrarem para os polos, podem dar início à formação de cílios e flagelos;

Estrutura dos centríolos

Os centríolos são estruturas totalmente ocas. Constituem-se por nove conjuntos, cada um com três microtúbulos, todos unidos por meio de proteínas adesivas. Localizam-se em uma região específica da célula, denominada, assim, de centrossomo (ou centro celular).

Nesse quesito, a região a qual localizam-se é fundamental para o processo da divisão da célula. Isso se deve pela responsabilidade destas organelas na formação do fuso acromático. Este fuso corresponderá a um novo conjunto de microtúbulos que estarão dispersos nos polos. Ao ocorrer essa migração, há a separação dos cromossomos homólogos durante a divisão celular (mitose e meiose).

Além de todas estas funções compelidas, os centríolos possuem grande participação na formação de cílios e flagelos. Estas estruturas serão responsáveis diretas pela locomoção, bem como do revestimento de células especiais. Para realizar esta formação indispensável para a célula, os centríolos migram do centro celular para a periferia celular. Lá, eles crescerão por meio do alongamentos dos microtúbulos componentes em conjuntos.

Ao longo do crescimento, a membrana plasmática irá acompanhar o processo. Ela, por sua vez, envolverá os centríolos tal como uma luva. A formação estará completa. Contudo, um detalhe importante é necessário ressaltar. Apesar de cílios e flagelos serem idênticos na constituição, há diferença na formação. Isso porque haverá diferenciação direta no tamanho e forma de movimentação dos mesmos. Dessa maneira, um pequeno detalhe que será determinante para diferenciação.

Publicidade

Cílios e flagelos formados

Como já ressaltado, os cílios e flagelos terão constituição idêntica. Entretanto, sua diferenciação principal se dará por meio da movimentação e do tamanho. Mas, como se movimentam e identificam-se ambos os formados por centríolos? Veja:

Cílios

Mais curtos e com função estritamente locomotora. São encontradas em maior número, se comparada aos flagelos. Movimentando-se semelhante a um chicote, podem ser encontradas em grupos de protozoário ou células de revestimento da traqueia. Nestas células específicas, possuem função de expulsão do muco que lubrifica as vias respiratórias.

Flagelos

Em tamanho maior, os flagelos apresentam movimentação por ondulações. Encontrados em alguns protozoários e células reprodutoras. No espermatozóide, por exemplo, há um pequeno flagelo responsável por impulsão e movimentação da célula. O objetivo é encontrar o caminho até o ovócito.

Publicidade

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Centríolos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/centriolos. Acesso em: 23 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UECE] Ultimamente a imprensa nacional tem noticiado o aumento significativo da incidência de calazar no Brasil. Aqui mesmo no Ceará, há mais de duas dezenas de casos confirmados no corrente ano. O protozoário flagelado, agente etiológico responsável pela doença, é:

a) Trypanosoma cruzi

b) Leishmania brasiliensis

c) Trypanosoma gambiense

d) Leishmania donovani

 

02. [URCA] Complete: Na célula que não está em divisão, os centríolos situam-se próximo do núcleo em uma região denominada ____________. Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica formada por __________.

a) Centro citoplasmático, vários grupos de diplossomos.

b) Centrossomo, nove grupos de nove microtúbulos proteicos.

c) Centrossomo, três grupos de três microtúbulos proteicos.

d) Periférica, seis grupos de três microtúbulos proteicos.

e) Centro celular, nove grupos de três microtúbulos proteicos.

01. [D]

02. [E]

Compartilhe

TOPO