Caxumba

A caxumba é uma infecção provocada por um vírus.

A caxumba é uma enfermidade de caráter viral que provoca infecção nas denominadas glândulas parótidas. As parótidas, por sua vez, fazem parte de um conjunto de outros três pares de glândulas produtoras de saliva. A região afetada pela caxumba se concentra entre as orelhas, como também na parte frontal delas. Mais comum na fase infantil, a doença pode afetar o par de glândulas ou somente uma delas.

Publicidade

Muito comum no Brasil, e bastante presente até o aparecimento das vacinas, acabou por ser combatida no calendário de vacinação. Assim, o número de infectados por caxumba reduziu consideravelmente ao longo dos anos. A doença não é grave, mas pode vir a ser caso seja contraída na fase adulta. Não há tratamento existente para a caxumba. É uma doença que necessita manutenção para cura e a prevenção a partir da vacinação é essencial.

A caxumba provoca o inchaço na região do pescoço. (Imagem: Reprodução)

Causas, sintomas e diagnósticos

A causa da caxumba está relacionada a um vírus que é passado de pessoa para pessoa, por via oral. Caso a vacina não tenha sido tomada, a infecção pode ser contraída apenas conversando próximo de uma pessoa com caxumba. Ela ainda pode ser transmitida pelo beijo, compartilhamento de talheres, copos ou ainda recipientes.

Após infecção constatada, a contaminação de novas pessoas pode se dar num período que cerca os sete dias. O período de incubação abrange 14 a 25 dias. Os sintomas durante este período podem ser:

  • Paroditite (glândulas salivares inchadas e constante dor na região);
  • Febre alta;
  • Dores de cabeça e na região maxilar;
  • Indisposição, fraqueza e fadiga;
  • Falta de apetite;
  • Dores ao engolir semelhantes à placa na garganta;

Após identificação de alguns dos sintomas que se assemelham muito a uma gripe, é necessária a visita a um profissional. Assim, a partir da identificação de alguns dos sintomas, realiza-se a coleta de sangue para investigação. Nos exames clínicos é acusada a presença da doença. A identificação, dessa forma, se dá através dos anticorpos lançados pelo corpo para combater a infecção. Circulando no sangue, eles serão os acusadores da presença da doença no organismo.

Tratamento da caxumba

Da mesma forma que diversas outras infecções virais são tratadas, a caxumba simplesmente será eliminada pelo próprio organismo. Cerca de duas semanas são necessárias para que a doença deixe o corpo. Tanto adultos como crianças passam pela caxumba sem maiores complicações. Após uma semana do diagnóstico, a pessoa já não é mais considerada contagiosa, podendo retomar as atividades rotineiras. Após a eliminação da doença, o corpo se torna imune a uma nova caxumba.

Prognóstico da doença

Mesmo que raras, há chances potenciais de risco ao contrair a doença na fase adulta. Dentre as principais complicações ocasionadas pela caxumba relaciona-se a algum tipo de inflamação em uma determinada região. Entre os principais problemas, estes podem ser:

Publicidade

  • Inflamação da região dos testículos;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Ovários e seios inchados;
  • A caxumba pode ser um sintoma de meningite;

Além disso, outros problemas ainda incluem complicações fetais em mulheres grávidas no primeiro trimestre. A perda de audição é um dos fatos mais raros, apesar de as glândulas se localizarem próximas ao ouvido.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Caxumba. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/caxumba. Acesso em: 23 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO