Catalase

A catalase é uma enzima produzida por grande parte dos seres vivos.

A catalase é uma enzima que majoritária parte dos seres vivos produz. Sua responsabilidade está interligada diretamente à decomposição do peróxido de hidrogênio. Esta enzima em questão encontra-se na organela denominada peroxissomos. Esta, por sua vez, é presente nas células, seja vegetal ou animal.

De um modo mais formal, esta enzima pode também ser denominada como hidroperoxidase. Além de ser encontrada nos peroxissomos, como já ressaltado, ela também pode estar nos glioxissomas (em plantas). No citoplasma de seres procariontes é também possível observar essa enzima essencial para a decomposição do peróxido de hidrogênio.

A catalase é pertencente à subclasse das enzimas denominada oxidorredutases. Elas usam o o peróxido de hidrogênio como aceitador de electrão (partícula atômica de carga negativa). Além de facilitador de electrões, a catalase é uma doadora eletrônica. Dessa forma, constitui-se como uma peroxidase.

catalase
Catalase em análise no Laboratório. (Imagem: Reprodução)

Curiosidades e estruturas da Catalase

Um exemplo claro do cotidiano é a água oxigenada. Utilizada geralmente para limpeza de ferimentos ainda abertos. Ao ser colocada na pele – na superfície – é possível observar num instante a formação de pequenas bolhas. Uma espuma que, ali, está basicamente liberando oxigênio. Essa espuma é a catalase agindo na prática.

Essa reação é possível graças às inúmeras estruturas cristalográficas da catalase. O tipo mais comum desta enzima é o tetrâmero de 240kDA. Ele possui ao todo quatro cadeias polipeptídicas em sua estrutura quaternária. Esta, com 60 kDA de massa, aproximadamente.

Cada cadeia de polipetídeos é interligado por um grupo hemo. O grupo hemo é o que se assemelha à hemoglobina. Para cada hemo, portanto, apresentará um íon de ferro. É o ferro em questão que reagirá junto ao peróxido de hidrogêneo.

A função desempenhada pela catalase

Apesar de uma redundância aparente, a catalase, em resumo, catalisa a decomposição do peróxido de hidrogênio. A água oxigenada sofre uma reação química de dupla formação, agindo com catalase, e formando duas moléculas de água. Além do mais, uma molécula de oxigênio restará. Conforme apresentada na reação abaixo, veja:

2 H2O2 + CATALASE → 2 H2O + O2

Essa função é fundamental. Ela tem como ofício destituir o peróxido de hidrogênio, nocivo ao organismo de vegetais e animais. Esta substância tóxica, dessa forma, sofrerá o processo para, então, produzir a água e o oxigênio no interior. A H2O (dupla molécula) e o O2 formados não são prejudiciais para o corpo.

Na realização da decomposição, há uma neutralização provocada pela catalase. As toxinas existentes no peróxido de hidrogênio são eliminadas, equilibrando a produção da substância no corpo. Assim, a catalase tem uma função imprescindível na ação e função de rins e do fígado.

Nestes órgãos, inúmeros peroxissomos são constantemente atuantes. Responsáveis por desintoxicar o organismo, ambos necessitam da ação desta enzima. No fígado, por exemplo, os perixissomos e a consequente ação desta possibilita a produção de sais biliares. Além do mais, ela permite a neutralização de toxinas que afetem diretamente o órgão.

A catalase, portanto, é considerada uma das enzimas imprescindíveis das células. A sua capacidade de ação é impressionante. Uma única molécula de catalase, para se ter ciência, pode realizar a decomposição de milhões de H2O2.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [UFTM] A catalase é uma enzima que decompõe a água oxigenada, como demonstrado na reação:

2H2O2 + catalase → 2H2O + O2

Sabe-se que essa enzima está presente em todos os nossos tecidos, bem como em outros seres vivos. Sobre esse assunto, foram feitas três afirmações:

I. a água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células;

II. a catalase é encontrada em vesículas denominadas peroxissomos;

III. a ação da catalase sobre a água oxigenada pode inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.

Está correto o contido em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

01. [E]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO