Biomoléculas

As biomoléculas são definidas como as moléculas que compõem a vida como um todo.

Ao definir-se biomoléculas, é fundamental elencar o sentido da vida. Este está intimamente ligado aos bioelementos. Por sua vez, o conceito das biomoléculas é abrange cada molécula que compõe a vida, como um todo. Dessa forma, uma biomolécula será uma das menores unidades que desempenham propriedades químicas; fundamentais para a constituição da vida.

Assim, os bioelementos principais – que as compõem – serão os compostos químicos que irão fazer parte das células dos seres vivos. No geral, os organismos constituem-se de moléculas orgânicas. Destes, estão inclusos, assim, o carbono, hidrogênio, nitrogênio, e, claro, o oxigênio.

Além dos citados, o fósforo e o enxofre podem ser considerados bioelementos – ou seja, elementos necessários para que os seres vivos se desenvolvam. Os elementos químicos fundamentais possibilitam que sejam estabelecidos os elos covalentes e múltiplos. Além disso, os átomos de carbono desenvolvem o crescimento progressivo, dando lugar a múltiplos grupos de função.

biomoléculas
A creatina é um conjunto de aminoácidos, no caso uma biomolécula. (Imagem: Reprodução)

Como identificar biomoléculas

As biomoléculas têm formação a partir das ligações de átomos de carbono. São inúmeros átomos de carbonos ligados através do chamado “esqueleto carbônico”. Este esqueleto, por sua vez, estará ligando outros elementos químicos.

A característica principal dos átomos de carbono são suas ligações simples ou duplas. Isso proporciona a formação de cadeias lineares, cíclicas ou ainda ramificadas. Sua organização como ligante delimitará sua estrutura tridimensional, determinando, então, sua função.

Além da estrutura de suas cadeias, as características das moléculas que se juntam ao esqueleto serão fundamentais para determinar função. Por meio disso, os principais grupos funcionais das biomoléculas são:

  • Hidrocarbonetos: ligações compostas de hidrogênio, tal como grupo metil, etil e fenil;
  • Ligações compostas de oxigênio: carboxilas, carbonila, éter e etc.
  • Ligações compostas de nitrogênio: aminas, amidas e etc.
  • Ligações compostas de enxofre: dissulfetos, sulfidrila e etc.
  • Ligações compostas de fósforo: fosforila e fosfonidrido.

Definindo as biomoléculas

As biomoléculas são formadas pelos bioelementos. Dessa forma, elas são, tal como eles, necessários como componentes de organismos vivos. Apesar de pequenas, são consideradas macromoléculas.

As macromoléculas são as moléculas maiores que constituem a vida, possuindo uma estrutura complexa de composição. Cada uma das biomoléculas é composta por bioelementos, características estruturais próprias e específicos arranjos no interior da célula.

Ao reunirem-se, essas biomoléculas organizam-se, interagem e configuram as caracterísiticas fundamentais dos seres vivos. Assim sendo, as principais biomoléculas podem ser classificadas em:

  • Ácidos Nucleicos ou Nucleotídeos: composição de subunidades de monossacarídeos (pentoses), bases nitrogenadas e ácido fosfórico;
  • Carboidratos ou glicídios: composição por meio de subunidades de monossacarídeos;
  • Lipídios (gordura): composição por subunidades de ácidos graxos;
  • Proteínas: composição por subunidades de aminoácidos;

Conclusão

Assim, recuperando o que fora visto no tópico sobre os bioelementos, as ligações ditarão a formação espacial da molécula. Os grupos funcionais, assim, serão bastante específicos.

Além do mais, as biomoléculas apresentam interação direta e totalmente organizada. Contudo, acaba por serem notadas sutis alterações quando algum componente é modificado. Será criada na interação, assim, uma compensação por parte dos demais elementos.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Biomoléculas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/biomoleculas. Acesso em: 20 de September de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [UEMG] A figura a seguir representa a unidade formadora de uma importante biomolécula. Sobre o grupo de moléculas representado por essa figura, é CORRETO afirmar que

a) o grupo é base do código genético.
b) o grupo pode ser sintetizado por todos os organismos.
c) sem ele não há atividade celular.
d) esse grupo pode ser fartamente obtido pela ingestão de pão.

01. [C]

Compartilhe

TOPO