Apêndice

O apêndice é uma pequena extensão do intestino grosso que armazena bactérias benéficas do intestino que auxiliam na digestão.

Com fundo cego, o apêndice é uma extensão tubular bastante pequena, com aproximadamente 10 cm, localizada no ceco, como é chamada a primeira porção do intestino grosso. Também conhecido como apêndice cecal, apêndice vermicular e apêndice vermiforme, este órgão fica na região inferior direita do abdômen.

Publicidade

apêndice humano
Imagem: Reprodução

Quais as funções do apêndice?

Ainda se diz que o apêndice não apresenta funções no organismo humano, e por muito tempo essa foi a realidade para estudiosos que buscavam entender sua real função no corpo. Era considerado, portanto, um órgão vestigial, ou seja, um dos órgãos que ficam fora de uso com a evolução e a adaptação aos novos estilos de vida.

Atualmente, tem-se o conhecimento de que é um abrigo para bactérias intestinais benéficas, responsáveis por auxiliar na digestão, além de evitar infecções. Outra das funções está relacionada a grande concentração de células de defesa denominadas linfócitos que começam a se acumular na região logo quando nascemos, indicando que existe alguma relação do órgão com o nosso sistema imunológico. É importante frisar, entretanto, que ao ser retirado, não trará qualquer anomalia, deficiência ou prejuízo.

Apendicite

A apendicite ainda não tem causas muito esclarecidas, e é a inflamação do apêndice. Acredita-se, entretanto, que a causa possa ser a obstrução do intestino com fezes, ou ainda com gordura, resultando numa inflamação e inchaço, que podem causar muita dor, fazendo com que seja necessário retirar o apêndice. Os principais sintomas são a dor abdominal, que tem início no centro do abdômen e depois fica mais intensa no lado inferior direito, além de náuseas, vômito, falta de apetite e febre.

Pode ocorrer, ainda, o rompimento do apêndice em decorrência da inflamação que, apesar de, momentaneamente, causar alívio nas dores, pode vir a desenvolver um quadro ainda mais grave com sintomas mais intensos, levando a urgência da operação para remoção. Essa intervenção cirúrgica precisa ser rápida aos menores sintomas, pois com esse rompimento, pode haver uma infecção por toda a cavidade abdominal, levando o paciente a peritonite, que é a inflamação da parede abdominal. Quando não tratada corretamente, a peritonite aguda pode levar o paciente à óbito. Há uma estimativa de que uma em cada treze pessoas desenvolverá apendicite em algum momento da vida, precisando fazer uso de antibióticos e se submeter ao procedimento cirúrgico.

Referências

Atlas de Anatomia Humana – Frank H. Netter

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Apêndice. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/apendice. Acesso em: 26 de April de 2024.

Compartilhe

TOPO