Animais Carnívoros

Os animais carnívoros ocupam um determinado lugar na cadeia alimentar, e têm sua alimentação baseada na carne de outros animais.

Como o nome já dá a entender, os animais carnívoros são aqueles cuja alimentação é baseada predominantemente em carnes. São considerados predadores, capturando animais de suas populações para sua alimentação. Podem ter como fonte de alimentação animais carnívoros, ou seja, com o mesmo hábito alimentar, mas é mais comum que se alimentem de animais herbívoro, podendo ser consumidores secundários.

Alguns dos animais carnívoros tem hábitos individuais, caçando suas presas sozinhos. Essa estratégia pode não ser tão eficaz como uma caçada em grupo, e é isso que faz com que alguns dos animais como leões e algumas espécies de formigas acabem preferindo a união para a captura dos alimentos maiores, sem que haja grandes riscos de vida, ou ainda a ineficácia da caçada.

Imagem: Reprodução

Existem dois tipos de animais carnívoros, que são os predadores e os carniceiros. Os predadores caçam suas presas, como mencionamos até agora, observando-as e perseguindo-as até que consigam abatê-las. Os carnívoros carniceiros, por sua vez, são os que se aproveitam dos restos de animais mortos que foram caçados pelos predadores, ou ainda que morreram por alguma doença. São exemplos de animais carniceiros, que se alimentam de carne morta, os abutres e as hienas.

Características dos animais carnívoros

Os animais carnívoros apresentam algumas adaptações que favorecem sua alimentação, como o caso dos dentes que permitem que mordam as suas presas e rasguem a carne. Além disso, podem possuir garras afiadas e bicos como em algumas aves, tendo exatamente o mesmo papel na cadeia alimentar destes animais. Além disso, algumas serpentes apresentam mandíbulas que têm a capacidade de se alargar e deslocar de forma a permitir que o alimento seja engolido. Outras características que podem estar presentes, são a audição e o olfato bem desenvolvidos que facilitam a localização dos alimentos. Grande parte das espécies de carnívoros apresentam hábitos noturnos e são encontrados em praticamente todas as regiões do mundo, além da dentição forte com presença de caninos curvados para dentro. Seus dentes são usados para agarrar, segurar e matar a presa, além de comer.

Exemplos de animais carnívoros

Como exemplo de animais carnívoros, podemos citar o leão, tigre, guepardo, onça, pantera, lobo, hiena, gambá, raposa, chacal, guaxinim, quati, gato, cachorro, lontra, leão marinho, foca, morsa, urso marrom, furão, lince, texugo-americano, entre outros.

Referências

Biologia – Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Leia as afirmativas abaixo relativas às cadeias alimentares:

I. As cadeias alimentares podem ocorrer isoladamente em um ecossistema.

II. Podemos definir cadeias alimentares como sendo uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para se alimentarem.

III. Em alguns casos, encontramos organismos produtores no primeiro trófico de uma cadeia alimentar.

IV. Os decompositores são fungos e bactérias que também participam da cadeia alimentar e são eles os responsáveis por devolverem à natureza os nutrientes que retiram da matéria orgânica.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II

b) III e IV

c) Somente IV

d) II e IV

e) I e III

02. Animais carnívoros que se alimentam somente de herbívoros são classificadas como:

a) Consumidores primários

b) Consumidores secundários

c) Consumidores terciários

d) Decompositores

01. [D]

02. [B]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO