Alimentos Transgênicos

Alimentos transgênicos (ou organismos geneticamente modificados) são seres vivos criados em laboratório a partir de cruzamentos que não aconteceriam na natureza .

Os alimentos transgênicos talvez sejam uma das várias polêmicas envolvendo a indústria alimentícia do século XXI.

A cada novo, surgem novos produtos alimentícios, novas tecnologias e algumas vezes ouvimos termos que, ao invés de esclarecer, tornam mais difíceis nossas escolhas alimentares do dia-a-dia.

Termos como por exemplo, alimentos orgânicos, light, diet, funcionais e transgênicos já fazem parte do nosso vocabulário, porém, ainda existe pouca ou nenhum esclarecimento sobre o que significam e quais as diferenças entre eles.

alimentos transgênicos

Alimentos Transgênicos

Segundo a nutricionista Christianne de Vasconcelos, alimentos geneticamente modificados são alimentos desenvolvidos em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou microrganismos.

Ou seja, com essa nova tecnologia, pode-se introduzir um gene de rato, de bactéria, de vírus ou de peixe em espécies de arroz, soja, milho, trigo.

Por exemplo, há soja com gene de bactérias e milho com gene de bactérias e vírus.

Vantagens dos alimentos transgênicos

• Aumento da produção de alimentos;
  • Possível melhoria do valor nutricional, desenvolvimento de alimentos para fins terapêuticos;
  • Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

Desvantagens dos alimentos transgênicos

• Possível aumento das reações alérgicas;
  • As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois a transgênicas apresentam maior resistência às pragas e pesticidas;
  • Aumento da resistência aos pesticidas, com conseqüente aumento do consumo deste tipo de produto;
  • Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar espécies
  • benéficas ao equilíbrio ecológico como abelhas, minhocas e outros animais e plantas.

Países que já cultivam alimentos transgênicos

• Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canola, milho.
  • União Européia: tomate, canola, soja, algodão.
  • Argentina: soja, milho, algodão.

Segundo dados do Instituto de Defesa do Consumidor, o IDEC, hoje já existem no Brasil soja e milho transgênicos autorizados para consumo.

Portanto, para evitar o seu consumo, é muito importante buscar a informação no rótulo dos alimentos.

É importante saber que no mundo todo, pesquisadores e cientistas estão desenvolvendo pesquisas sobre as reais conseqüências da utilização de alimentos geneticamente modificados.

Assim como consumidores de países onde já ocorre a comercialização de alimentos transgênicos exigem a sua rotulagem, assim como os orgânicos, para que possam ser distinguidos na hora da escolha do alimento.

Os transgênicos vão acabar com a fome no mundo?

A ideia de que os transgênicos podem ajudar a combater a fome no mundo está baseada na falsa premissa de que faltam alimentos no mundo e de que os transgênicos são mais produtivos.

Porém, a própria FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) reconhece que o mundo produz alimentos suficientes para alimentar todas as pessoas do planeta.

Desse modo, o que ocorre é que milhões de pessoas passam fome porque não podem pagar por alimentos ou porque não têm terras onde poderiam cultivá-los.

Logo, o problema não é a quantidade de produção de alimentos, mas sim a má distribuição da renda e da terra.

Alimentos do Futuro: Orgânicos, Funcionais e Transgênicos – Christianne de Vasconcelos Affonso

Transgênicos: Feche a boca e abra os olhos – IDEC

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Bernardes, Luana. Alimentos Transgênicos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/alimentos-transgenicos. Acesso em: 28 de March de 2024.

01. [ENEM]:

Na charge, faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:

a) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.

b) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.

c) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.

d) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.

e) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

02. [IFG]:

A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.

Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.

a) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.

b) Introdução de espécies vegetais nas florestas; uso de adubação orgânica.

c) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.

d) Surgimento de movimentos sociais no campo; aumento da produtividade e o fim da fome.

e) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.

01. [ENEM]

Resposta: A

Uma das consequências da revolução verde é a elaboração de sistemas de biotecnologia que favoreceu a criação dos alimentos transgênicos. Esses produtos, ao contrário daqueles de origem orgânica, possuem certas características que os tornam mais viáveis economicamente para os produtores. No entanto, os pequenos proprietários não possuem condições de implantação desses sistemas, o que contribui para a elevação da concentração de terras e manutenção das desigualdades sociais, além da expansão das áreas agricultáveis, graças ao aumento das técnicas de utilização e aproveitamento dos solos. Essa lógica releva a contradição expressa na charge, em que os transgênicos viriam para melhorar as condições de miséria e fome, oferecendo mais alimentos, quando, na verdade, proporcionam o crescimento das desigualdades fundiárias e econômicas.

02. [IFG]

Resposta: A

Uma característica notória do processo de revolução verde foi a elevação de pesticidas e agrotóxicos para o combate e controle de pragas na produção agrícola, além de novas técnicas de adubação e fertilização.