Agentes mutagênicos

Agentes mutagênicos são elementos que se introduzem no DNA causando alterações nas moléculas.

Chamamos de agentes mutagênicos todo e qualquer elemento que se introduz no DNA, expondo-se às células e promovendo uma alteração nas moléculas. É justamente em decorrência dessa alteração que estes agentes recebem este nome. É capaz, portanto, de causar transformações nos genes, que passarão a mandar informações alteradas para descendentes. O que ocorre, como podemos concluir, é um processo de danos ao material genético, que passará a enviar informações diferentes aos descendentes a partir da mutação gênica.

Publicidade

Toda e qualquer mudança que não for prevista, ou ainda que ocorrer de forma brusca no material genético (DNA), é denominada uma mutação, sendo esta causada por agentes mutagênicos. Existem, portanto, três tipos de mutações. São elas a química, a física e a biológica. A mutação química é causada a partir de substâncias químicas produzidas em laboratório que, quando em contato com as células do corpo, acabam por causar uma transformação no material genético. Com isso, causam anomalias que são resultantes da ativação das células cancerígenas, assim como a ação de radicais livres no organismo. Como exemplo, podemos citar o cigarro que, a longo prazo, acaba causando danos, transformações genéticas no organismo. O segundo tipo de mutação, é a física, causada por elementos que promovem a radiação ionizante, tendo capacidade de destruir ligações químicas. Como exemplo de agente, podemos citar o raio-x. Por fim, temos o terceiro tipo, que são as mutações biológicas. Estas são causadas por agentes biológicos, que são, por exemplo, vírus e bactérias, que se disfarçam como células naturais, acoplando-se ao material genético.

Quais os males causados pelos agentes mutagênicos?

Imagem: Reprodução

Muitos são os males causados por agentes mutagênicos, e qualquer tipo de agente que cause alterações no material genético provoca, efeitos nocivos às células, causando doenças como o câncer, por exemplo. Ainda que haja malefícios, entretanto, a ciência faz uso dos agentes mutagênicos para diversos fins. É um exemplo o uso das bactérias e dos vírus na engenharia genética para a criação de transgênicos, ou ainda na quimioterapia, onde o uso de algumas bactérias como agentes mutagênicos são usadas. Além destes, o raio-x, nocivo à saúde, é usado pela medicina para diversos fins, promovendo facilidades para os profissionais da área.

Referências

Bio – Volume Único – Sônia Lopes, Sérgio Rosso

 

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Agentes mutagênicos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/agentes-mutagenicos. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC] O câncer é uma doença causada pelo aumento descontrolado do número de células em uma ou algumas partes de um organismo, devido a mutações no material genético. Por essa razão

a) ele é corretamente classificado como uma doença contagiosa.

b) ele é corretamente classificado como uma doença genética.

c) ele é considerado como uma doença incurável.

d) pode-se deduzir que ele afeta os genes envolvidos na síntese de ATP.

e) pode-se deduzir que o seqüenciamento do genoma certamente levará à cura do câncer.

 

02. [UNESP] Leia o texto.

A radiação está ao nosso redor e existe desde o início do nosso planeta. Ela toma-se um problema quando ocorre em altas doses e tempo de exposição curto. O efeito biológico de radionuclídeos depositados internamente depende, em grande pane. da sua atividade e distribuição no organismo, além da taxa de remoção dessa substância que. por sua vez. depende da sua forma química. O iodo radiativo é um produto comum da fissão nuclear: era o componente principal da radiação liberada pelo desastre de Cliemobyl (na antiga União Soviética, em 1986). o que levou a muitos casos pediátricos de câncer da glândula tireoidea.

(WHO. Fact Sheet 303. 2006. Adaptado)

De acordo com o texto, ocorreu câncer da glândula tireoidea.

após a liberação de iodo radiativo no desastre de Chernobyl,

porque

a) houve aumento na quantidade de iodo disponível, com excesso de produção dos hormônios tiroxina e triiodoti-ronina.

b) a radiatividade danificou parte do DNA da glándula, levando a mutações carcinogênicas.

c) a remoção do iodo do coipo através da glándula tireoidea. que foi afetada pela radiação, causou hipeitireoidismo e, como consequência, o câncer.

d) mecanismos de reparação celular, com substituição da fita danificada do DNA na glândula tireoidea. resultaram em câncer.

e) o iodo radiativo foi absorvido pelas células germinativas dos adultos, gerando crianças com problemas na glândula tireoidea.

 

 

 

 

01. [B]

02. [B]

 

Compartilhe

TOPO