Ácidos graxos

Alguns ácidos graxos desempenham funções vitais no nosso organismo, e por este motivo, é necessário o consumo de certos alimentos.

Ácidos graxos são espécies químicas constituídos por cadeia de carbonos e hidrogênios ligados entre si, que podem apresentar tamanhos variados. Estes ácidos carboxílicos (COOH) são os principais constituintes dos lipídios e são caracterizados pelo número de átomos de carbono que possuem.

Publicidade

Desta forma, podem ser chamados de ácidos graxos de cadeia curta, média ou longa, sendo que a maioria é de cadeia alquila longa, com mais de 12 carbonos. Os ácidos graxos são encontrados em óleos e gorduras vegetais e animais. Podem ser classificados em saturados ou insaturados.

Ácidos graxos saturados

Nos ácidos graxos saturados, os carbonos apresentam ligações simples, ou seja, não possuem duplas ligações. Geralmente, são sólidos à temperatura ambiente.

As gorduras de origem animal (como, por exemplo, banha, bacon, manteiga, leite integral, carne vermelha etc.) costumam ser ricas em ácidos graxos saturados. Confira alguns exemplos a seguir:

  • Ácido Palmítico – CH3(CH2)14COOH
  • Ácido Esteárico – CH3(CH2)16COOH
  • Ácido Araquídico – CH3(CH2)18COOH

As gorduras que contêm ácidos graxos saturados são denominadas gorduras saturadas, e o excesso de consumo pode elevar os níveis de colesterol no sangue e o risco de doença arterial coronariana.

Ácidos graxos insaturados

Os ácidos graxos insaturados podem apresentar uma ou mais ligações duplas. No caso de ter apenas uma dupla ligação na cadeia, são denominados monoinsaturados; caso atenha duas ou mais ligações, é chamado de poli-insaturado.

Geralmente, os ácidos graxos insaturados são líquidos à temperatura ambiente. Alguns exemplos são os seguintes:

Publicidade

  • Ácido Palmitoléico – CH3 – (CH2)5 – HC = CH – (CH2)7 – COOH
  • Ácido Oléico – CH3 – (CH2)7 – HC = CH – (CH2)7 – COOH
  • Ácido Linoléico – CH3 – (CH2)3 – (CH2 – HC = CH)2 – (CH2)7 – COOH
  • Ácido Linolênico – CH3 – (CH2 – HC = CH)3 – (CH2)7 – COOH
  • Ácido Araquidônico – CH3 – (CH2)3 – (CH2 – HC = CH)4 – (CH2)3 – COOH
  • EPA – CH3 – (CH2 – HC = CH)5 – (CH2)3 – COOH

Os ácidos graxos monoinsaturados estão presentes em alimentos como abacate, azeite de oliva e nos óleos de amendoim e de canola; já os poli-insaturados são encontrados no óleo de girassol, de milho, de peixe e em oleaginosas.

O papel dos ácidos graxos no nosso organismo

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Os ácidos graxos saturados servem como fonte de energia, não desempenhando nenhum outro papel.
Os ácidos graxos poli-insaturados incluem as séries químicas ômega 3 e ômega 6, que desempenham funções vitais, sendo essenciais para a nossa saúde. Não podem ser sintetizadas pelo organismo, e por isto, é necessário o consumo de certos alimentos.

Ômega 3

O ácido graxo ômega 3 pode ser encontrado em alimentos como nozes, peixes gordurosos e óleo vegetais. Os especialistas afirmam que os peixes ricos nesta gordura – como salmão, sardinha, cavala, atum, linguado e bacalhau – devem ser incluídos em um alimentação saudável para o coração.

Publicidade

Ômega 6

O ácido graxo ômega 6 está presente em alimentos como nozes, sementes e óleos vegetais. Dentre os benefícios proporcionados à nossa saúde estão a redução dos níveis do colesterol “ruim” (LDL) e do colesterol total.

Lembre-se que o consumo deve ser equilibrado, pois, em excesso, estas gorduras consideradas benéficas também podem trazer problemas à saúde.

Referências

Lipídios. Disponível em: http://www.dbm.ufpb.br/DBM_bioquimica_monitoria.htm

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Ácidos graxos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/acidos-graxos. Acesso em: 12 de August de 2022.

Teste seu conhecimento

1. [PUC-RIO] Um grupo de compostos, denominado ácidos graxos, constitui a mais importante fonte de energia na dieta do Homem. Um exemplo destes é o ácido linoleico, presente no leite humano. A sua fórmula estrutural simplificada é:

CH3(CH2)4(CH) 2CH2(CH)2(CH2 )7COOH

Sua cadeia carbônica é classificada como:

(A) Aberta, normal, saturada e homogênea.
(B) Aberta, normal, insaturada e heterogênea.
(C) Aberta, ramificada, insaturada e heterogênea.
(D) Aberta, ramificada, saturada e homogênea.
(E) Aberta, normal, insaturada e homogênea.

2.[PUC-Campinas-2005] A composição do azeite de oliva, calculada em termos de ácidos graxos é a seguinte:
Ácido Fórmula % (em massa)
Láurico C11 H23 COOH 0 – 1
Mirístico C13 H27 COOH 0 – 2
palmítico C15 H31 COOH 7 – 20
esteárico C17 H35 COOH 1 – 3
oléico C17 H33 COOH 53 – 86
linoléico C17 H31 COOH 4 – 22
outros — 0 – 3
Sobre esses ácidos graxos, foram feitas as seguintes
afirmações:
I. Quando misturados nas proporções indicadas resultam
no azeite de oliva.
II. São obtidos na hidrólise dos triglicerídeos do azeite de
oliva.
III. Dois deles são insaturados.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e III
(E) II e III

1. [E]
2. [E]

Compartilhe

TOPO