Cores secundárias

Verde, roxo e laranja são as três cores secundárias do círculo cromático.

As cores são resultado da ação da incidência da luz nos objetos, que são perceptíveis aos olhos humanos através dos órgãos envolvidos na visão. Dentre os estímulos que nos causam a sensação de percepção das cores, encontra-se a cor-pigmento, que é uma substância material responsável pela reflexão dos raios luminosos. As cores pigmentos recebem diversas classificações, como as cores secundárias.

O que são cores secundárias

As cores secundárias são aquelas que resultam da mistura óptica entre duas cores primárias. As cores primárias no pigmento são: o vermelho, o amarelo e azul. Assim, conhecemos três cores secundárias: verde, laranja e roxo.

A formação das cores e suas subtonalidades são resultado da combinação das cores primárias que são indecomponíveis e quando misturadas dão origem as cores secundárias. A mistura entre uma cor primária e uma cor secundária, resulta nas chamadas cores terciarias. Essa combinação forma o círculo cromático.

O círculo cromático

Círculo cromático – Fonte: WikiCommons

O círculo cromático é uma ferramenta visual que permite visualizar a composição das cores e suas combinações. É formado por 12 cores de matiz básica, compostas pelas cores primárias, secundárias e terciarias.

Quais são as cores secundárias

As cores secundárias são combinações entre as cores primárias, logo temos a seguinte composição

  • Verde: a matiz verde é composta pela mistura da matiz azul com a matiz amarela
  • Laranja: a matiz laranja é resultado da combinação entre amarelo e vermelho
  • Roxo: a matiz roxa é obtida pela adição de vermelho ao azul

A quantidade de matiz de cada cor primária utilizada na criação das cores secundárias pode ser dosada para se chegar a subtonalidades da matiz inicial. Dessa forma, o círculo cromático elaborado ganha uma complexidade de tonalidades que podem ser utilizadas em obras de arte, como pintura e escultura, ou peças de moda e design.

Mais informações sobre o mundo das cores

Estudar sobre cores apenas lendo pode ser difícil, quando vemos os fenômenos acontecendo, as ideias ficam mais consistentes. Por isso, separamos alguns vídeos que irão te auxiliar nesta tarefa.

Como as cores se formam?

Neste vídeo, podemos visualizar a construção do círculo cromático realizada com pigmentos. É possível ver como as cores secundárias se foram quando as cores primárias são combinadas.

A teoria das cores

Estudar sobre cores pode parecer complexo, mas compreendendo a teoria das cores e o círculo cromático esse assunto se torna mais simples e muito útil a artistas e designers.

A física por trás das cores

O professor Daniel, nesse vídeo, apresenta uma animação muito didática para que possamos entender os princípios da física óptica e o comportamento das cores em relação a luz e a substância presente na matéria.

O universo das cores é bem extenso, são muitos detalhes e classificações nesse assunto. Para você continuar estudando sobre cores, acompanhe a nossa matéria sobre cores frias.

Referências

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 8 ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano, 2002.

Por Vanderlei Bachega Junior
Como referenciar este conteúdo

Bachega Junior, Vanderlei. Cores secundárias. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/cores-secundarias. Acesso em: 21 de October de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [PUC]

Um pedaço de tecido vermelho, quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece:

a) preto

b) branco

c) vermelho

d) azul

e) amarelo

Resposta: A

2. [ENEM]

Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.

A protanopia é um tipo de daltonismo em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.

Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?
a) Vermelho.
b) Magenta.
c) Amarelo.
d) Branco.
e) Azul.

Resposta: E

Compartilhe

TOPO