Quando falamos em pirâmide alimentar, rapidamente nosso pensamento vai para dietas e formas de emagrecimento, não é mesmo? Mas quando falamos nesse contexto, estamos equivocados, de certa forma, uma vez que o objetivo de analisar a pirâmide alimentar é realizar uma alimentação saudável e balanceada. Mas o que é a pirâmide alimentar?
Publicidade
O que é a pirâmide alimentar?

Trata-se de um gráfico usado para sistematização dos alimentos de acordo com as funções e nutrientes, bem assim com os efeitos que podem trazer, nocivos ou benéficos, à saúde humana. A base da pirâmide revela aqueles alimentos que são considerados essenciais à alimentação para que seja equilibrada.
Carboidratos
Quando observamos a base da pirâmide, encontramos os carboidratos, que indicam os alimentos que são excelentes fontes de energia, uma vez que são convertidos em açúcar no sangue quando consumidos. Na forma integral é mais recomendado, uma vez que a quantidade de fibras, minerais e vitaminas, faz com que a absorção seja mais lenta, saciando a fome por um período maior. São excelentes fontes de carboidratos os cereais, mandioca, arroz, pães, batatas e massas, entre outras.
Frutas, Verduras e Legumes
Logo acima, encontramos o grupo de verduras e legumes, que representam as fontes de vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no controle e no bom funcionamento do corpo, melhorando, inclusive, o funcionamento intestinal. São exemplos de alimentos deste grupo a abobrinha, o repolho, a couve e o brócolis. Ao lado das verduras e dos legumes, estão as frutas, no mesmo andar da pirâmide, representando ainda fontes de fibras, minerais e vitaminas. O açúcar da fruta, denominado frutose, aumenta o nível de açúcar no sangue de forma bem rápida. São exemplos de alimentos dessa categoria a maçã, o caju, a banana e o mamão.
Leite e derivados
Logo acima, temos, ao meio da pirâmide, o leite e os seus derivados, excelentes fontes de cálcio e proteínas. São alimentos pertencentes a este grupo o leite, os iogurtes, os queijos, entre outros.
Carnes e ovos
Esse grupo, também intermediário na pirâmide alimentar, é composto por alimentos fonte de proteína de origem animal. São ricos em ferro, vitaminas B6 e B12, sendo excelentes para a prevenção contra anemias. Neste grupo, encontramos peixes, frangos, carne, ovos, entre outros.
Óleos e gorduras
Parte do topo da pirâmide, os óleos e gorduras são fonte de energia, bem como responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B. O consumo deve ser controlado, tendo em vista serem ricos em calorias. São exemplos a manteiga, o óleo de soja, o azeite, entre outros.
Publicidade
Açúcares e doces
Por fim, temos o grupo dos açúcares e dos doces, que estão no topo da pirâmide alimentar junto às gorduras e aos óleos. São Alimentos riquíssimos em carboidratos simples, sem apresentar fibras, além de conterem pouquíssimos nutrientes. São exemplos o açúcar, o chocolate, o mel, o bolo, o sorvete, entre outros que devem ser de consumo moderado.
A água, essencial para a vida, para alguns nutricionistas, está na base da pirâmide, sendo, portanto, o alimento mais essencial para os seres humanos, devendo-se ingerir, no mínimo, dois litros ao dia.
Publicidade
Referências
Nutrição, muito além da alimentação – Georgia Bachi

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Pirâmide Alimentar. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/piramide-alimentar. Acesso em: 05 de May de 2025.
01. [ESTÁCIO DE SÁ] O grupo de alimentos integrais (cereais, massas e pães) estão na base da pirâmide alimentar e são fontes principalmente dos seguintes nutrientes:
a) vitamina C e proteína de alto valor biológico.
b) lipídios, ferro e zinco.
c) carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B.
d) vitamina E e ácidos graxos essenciais.
e) ácidos graxos saturados e colesterol.
02. [ESTÁCIO DE SÁ] Na pirâmide alimentar, o grupo de peixes, ovos e frango são fontes principalmente dos seguintes nutrientes, EXCETO:
a) proteínas de alto valor biológico.
b) ácidos graxos essenciais.
c) amido.
d) ferro.
e) zinco
01. [C]
02. [C]