Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi foi o grande idealizador do estado indiano atual e moderno, sendo o maior defensor existente do Satyagraha como meio de revolução.

Mahatma Gandhi foi, sobretudo em sua história, um ativista em favor da não-violência. Com graduação em direito, Maohandas Karamchand Gandhi liderou a Índia para a independência da colonização britânica.

Publicidade

Nascido em uma pequena cidade litorânea ocidental, denominada Porbandar, Gandhi se apresentou ao mundo em 2 de outubro de 1869. O pai era um funcionário público, sob cargo herdade de gerações da casta que compunha.

mahatma gandhi
Estátua em homenagem a Mahatma Gandhi. (Imagem: Reprodução)

A história de Mahatma Gandhi como um pacifista

Aos 18 anos, em 1988, Gandhi ruma à Inglaterra com o sólido objetivo de estudar Direito. Forma-se três anos depois, retornando à Índia para conseguir algum tipo de trabalho.

Com oportunidades escassas, Gandhi decide rumar para a África do Sul para exercer a função de advogado em uma firma indiana. Foi no país que Gandhi começa sua luta pelos direitos do povo hindu, bem como a atuar como um pacifista.

O retorno à Índia

O retorno à Índia ocorre no ano de 1915, já aos 45 anos de idade. O desembarque do advogado indiano em Bombaim foi como a recepção a um popstar.

Os indianos valorizavam as lutas de Gandhi na África do Sul em favor aos indianos. Suas formas de protesto, suas lutas em prol do povo mais pobre e sua índole agradaram a população de classe baixa na Índia, que o apoiaram.

No ano de 1922, pela primeira vez, desafia o governo britânico, organizando uma greve geral no país. A ideia do protesto era manter a pacificidade, coibir a violência e protestar sem qualquer ato agressivo.

Publicidade

Apesar da forma de protesto, Gandhi foi acusado e preso por suposta rebelião contra o governo vigente, sendo condenado a seis anos. Dois anos de pena cumprido, Gandhi foi solto, por sofrer de apendicite aguda.

A ida a Londres e o “Saiam da Índia”

Já em 1931, Mahatma Gandhi se dirige a Londres com o intuito de pedir que o parlamento inglês reconheça a Índia como independente. Foi sua última tentativa de conversa direta com o governo inglês.

Um ano depois, já na Índia, ele volta à cadeia, sob condenação de crime político. As acusações tiveram pouca profundidade. Mahatma Gandhi era considerado um preso político.

Publicidade

Junto a ele, cerca de 30 mil pessoas foram presas na Índia sob a mesma acusação infundada. Gandhi fora solto em maio de 1933 sob alegação de “temer por sua vida”, pois ele constantemente insistia em longas greves de fome.

Quase dez anos mais tarde, sob lutas frias e greves contra o governo inglês, o congresso indiano aprova a resolução “Saiam da Índia”. Sob objetivo de expulsar o governo britânico, mas ainda manter as forças militares no país.

Contudo, apenas em 1947 a independência, definitivamente, é sacramentada. Um ano depois, inclusive, Gandhi é assassinado com tiros pelo hindu Nathuram Vinayak Godse. A morte de Gandhi por Godse teve como justificativa a contrariedade à tolerância religiosa propagada por Mahatma Gandhi.

No dia 30 de janeiro de 1948, um dos maiores símbolos da independência indiana deixava seu povo.

O que era o Satyagraha defendido por Gandhi?

Satyagraha significa firmeza; constância, segundo aponta o termo híndi. Filosofia defendida pelo próprio Mahatma Gandhi.

Para o movimento Satyagraha, a violência não é o caminho para a conquista dos objetivos almejados. Gandhi empregou a filosofia durante suas lutas pela independência na Índia e durante sua permanência na África do Sul.

A filosofia Satyagraha ainda influenciaria Martin Luther King Jr. Durante sua campanha liderando maiores direitos a toda a civilização americana em meados do século XX.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Mahatma Gandhi. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/mahatma-gandhi. Acesso em: 02 de May de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [UFSM] “A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. O assim chamado patrão poderá sussurrar-vos e tentar forçar-vos a servi-lo. Direis: Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça. Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.” (Mahatma Gandhi)

In: MOTA, Myriam; BRAICK, Patrícia. História das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2005. p.615.

“Acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada” são palavras de Mahatma Gandhi (1869-1948) que, no contexto da Guerra Fria, inspiraram movimentos como

a) o acirramento da disputa por armamentos nucleares entre os EUA e a URSS, objetivando a utilização do arsenal nuclear como instrumento de dissuasão e amenização das disputas.

b) a reação dos países colonialistas europeus visando a diminuir o poder da Assembleia Geral da ONU e reforçar o poder do Secretário-Geral e do Conselho de Segurança.

c) as concessões unilaterais de independência às colônias que concordassem em formar alianças econômicas, políticas e estratégicas com suas antigas metrópoles, como a Comunidade Britânica de Nações e a União Francófona.

d) o reforço do regime de “apartheid” na África do Sul que, após prender o líder Nelson Mandela e condená-lo à prisão perpétua, procurou expandir a segregação racial para os países vizinhos, como a Rodésia e a Namíbia.

e) o não alinhamento político, econômico e militar aos EUA ou à URSS, decisão tomada pelos países do Terceiro Mundo reunidos na Conferência de Bandung, na Indonésia.

 

02. [CPS] Algumas viagens ocorrem por razões políticas. Uma dessas viagens foi feita pelo líder pacifista Mohandas Gandhi (conhecido por Mahatma, que significa Grande Alma).

Gandhi conduziu milhares de indianos ao litoral em uma marcha de cerca de 300 quilômetros, a fim de que todos coletassem seu próprio sal de cozinha, deixando de adquirir o produto industrializado dos britânicos e, portanto, não pagando impostos.

Esta ação eficiente, que feriu os cofres da Coroa Britânica, foi a chamada Marcha do Sal, ocorrida entre 12 de março e 5 de abril de 1930.

(veja.abril.com.br/idade/exclusivo/conheca_pais/india/personagem.html Acesso em: 09.08.2013. Adaptado)

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que a Marcha do Sal demonstrava a

a) cooperação entre o Império Britânico e a Índia governada por Gandhi.

b) recusa de Gandhi à exploração neocolonial da Índia pela Inglaterra.

c) aprovação de Gandhi à cobrança de impostos dos produtos agrícolas.

d) adesão de Gandhi ao modelo neocolonial mercantilista da Coroa Britânica.

e) ação educativa de Gandhi para conscientizar o povo contra o uso do sal marinho.

01. [E]

02. [B]

Compartilhe

TOPO