O atentado de 11 de setembro

O atentado de 11 de setembro foi o dia da queda das Torres Gêmeas nos Estados Unidos, em esquema assumido pela Al Qaeda, de Osama Bin Laden.

O atentado de 11 de setembro é um marco na história da humanidade. Gerando impacto internacionalmente, a destruição das Torres Gêmeas e o ataque ao Pentágono abriram o século XXI.

Publicidade

Os ataques oriundos da Al Qaeda abrangem o maior atentado do terrorismo no ocidente já arquitetado. Tiveram início com o sequestro de quatro aviões comerciais, conduzidos a quatro diferentes destinos.

Cada um dos aviões sequestrados possuía um alvo em específico. Dois deles estariam ordenados a cada uma das Torres Gêmeas (World Trade Center), um ao pentágono e outro a algum ponto de Washington.

atentado de 11 de setembro
(Imagem: Reprodução)

Três dos ataques foram cumpridos com sucesso, enquanto o outro – que teria destino, possivelmente, à Casa Branca foi abatido. Os ataque acumularam destruição da lateral do Pentágono, extinção das duas Torres enquanto o quarto fora abatido em Shanksville, na Pensilvânia.

A operação foi arquitetada e executada antes das 10 horas da manhã do dia 11, em horário local. Cerca de 15 a 20 terroristas fizeram parte da ação liderada pelo egípcio Mohamed Atta.

O grupo coordenado pelo egípcio era suspeito de fazer parte da organização internacional terrorista, a Al-Qaeda. Mais tarde, após investigações – e da própria organização assumir o atentado – constatou-se que o grupo de Atta havia sido recrutado e treinado pela Al-Qaeda.

Prevendo o atentado de 11 de setembro

Com a transferência da Al-Qaeda para o Afeganistão, a CIA infiltrou 30 agentes na organização. Os ordenados dos EUA ficariam junto às montanhas, onde se escondia Bin Laden e os demais integrantes da organização.

Publicidade

As autoridades americanas tinham ciência do possível ataque da Al-Qaeda. No entanto, não tinham a noção de como o ataque seria realizado, onde seria e nem quando seria. Era uma verdadeira incógnita.

Os atentados de 11 de setembro provaram que o terrorismo era articulado, e teriam um comportamento similar a uma guerra comum. Utilizar aviões comerciais como armas de ataque, tendo como alvo, civis, era algo inimaginável.

Estima-se que, contando os 19 terroristas mortos, 2996 pessoas morreram durante os ataques, tendo a maioria concentrada nos prédios WTC.

Publicidade

Curiosidades sobre o 11 de setembro

O atentado de 11 de setembro também foi muito alvo de teorias conspiratórias. No entanto, é de fatos precisos e concisos que devem se sobressair. Assim, entre as principais curiosidades do momento-chave que abre o século XXI são:

  1. Os bombeiros norte-americanos levaram cerca de 100 dias para conter totalmente as chamas;
  2. Dos quase 3000 corpos, apenas 10% foram recuperados totalmente intactos;
  3. Trabalhadores escavaram por meio de mais de um milhão de toneladas de escombros à procura de corpos ou itens pessoais. Foram encontrados 65 mil itens, entre relógios e jóias;
  4. Três horas antes dos atentados de 11 de setembro, uma máquina da Universidade de Princeton chamada “Gerador de Eventos Aleatórios” previu um acontecimento cataclísmico;
  5. Os principais tópicos de pesquisa do Google no dia do atentado foram, em ordem: Nostradamus, CNN, WTC e Bin Laden;
  6. Quando Mohamed Atta fez check-in no aeroporto de Boston, um alerta de segurança foi acionado, e suas malas não foram colocadas no bagageiro. Tudo horas antes do atentado de 11 de setembro;

Fotos raras do atentado

Turista não percebe o atentado terrorista iniciado

(Imagem: Reprodução)

Satélite registra as fumaças oriundas do atentado

(Imagem: Reprodução)

Câmera panorâmica que gravava a cidade ao vivo registrou o ataque

(Imagem: Reprodução)

4- Grupo de amigos tranquilos sequer notam o ataque terrorista

(Imagem: Reprodução)

Vista de uma janela próxima ao World Trade Center durante o atentado de 11 de setembro

(Imagem: Reprodução)

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. O atentado de 11 de setembro. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/o-atentado-de-11-de-setembro. Acesso em: 16 de May de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [PUC] Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:

a) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.

b) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.

c) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.

d) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.

e) Os ataques terroristas fizeram ressurgir a ideia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.

02. [FEI] O site Wikileaks, que tem como fundador o australiano Julian Paul Assange, ficou conhecido em 2010 por revelar milhares de documentos diplomáticos confidenciais do Departamento de Estado dos EUA. Uma mensagem da Secretaria de Estado dos EUA à embaixada americana em Assunção relatou a preocupação do governo americano da época com a suposta presença de organizações como Al Qaeda, o Hezbollah e o Hamas na tríplice fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai), o que nunca foi confirmado. Essas três organizações são, respectivamente:

a) uma organização paramilitar então chefiada por Osama bin Laden, uma milícia fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano e uma organização palestina, de orientação sunita, que governa a faixa de Gaza.

b) uma organização paramilitar sediada no Afeganistão, uma milícia fundamentalista chechena e uma organização palestina xiita que controla a faixa de Gaza.

c) um grupo paramilitar iraquiano xiita, uma milícia fundamentalista saudita e um grupo paramilitar iraniano.

d) uma milícia fundamentalista iraniana, uma organização palestina que controla a faixa de Gaza e uma organização terrorista Líbia que era controlada por Muammar al-Gaddafi.

e) uma organização terrorista síria, um grupo paramilitar afegão e uma organização palestina de orientação sunita, que comanda a faixa de Gaza.

01. [D]

02. [A]

Compartilhe

TOPO