Ocorrido na Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, a Sabinada foi um levante armado, cujo principal foco de atuação se deu em Salvador. O movimento foi liderado por Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, médico, jornalista, republicano, e revolucionário federalista que deu nome ao movimento.
Publicidade
Causas e características da Sabinada
Havia durante aquele período uma grande insatisfação relacionada à falta de autonomia não só política, mas também administrativa da província. Os revoltosos acreditavam que o governo regencial era ilegítimo e, além disso, discordavam dos impostos aplicados aos baianos em função da Guerra dos Farrapos.
Trata-se de uma, dentre tantas, das rebeliões que ocorreram junto ao período regencial, tendo como “parceiras” a Balaiada, que ocorreu no Maranhão, a Cabanagem, que ocorreu no Pará, e a Farroupilha, que ocorreu no Rio Grande do Sul. A diferença entre elas, entretanto, é que a sabinada não apresentava intenções separatistas, mas sim de construir uma República Bahiense até que Dom Pedro II alcançasse a maioridade. Pode-se dizer, portanto, que a insatisfação se devia, estritamente, ao comportamento do governo regencial.
Importante frisar, ainda, que o movimento da sabinada não tinha intenções de romper com a escravidão, objetivando, dessa forma, conseguir o apoio das elites escravocratas. Isso, entretanto, não rendeu frutos, uma vez que não conseguiram o apoio e acabaram afastando a população escrava.
Somente as camadas médias urbanas, dentre eles os oficiais militares, profissionais liberais, comerciantes, artesãos e uma pequena parcela das camadas mais pobres acabaram aderindo ao movimento.
A Revolta da Sabinada

Liderados por Francisco Sabino, no dia 7 de novembro de 1837, um grupo de revoltosos se sublevou, conquistando a simpatia das tropas do forte de São Pedro, conquistando a cidade. A primeira força legalista enviada para acabar com a revolta, inclusive, acabou se juntando a eles, tornando o movimento mais forte.
Os desfechos
Sabino, então, foi nomeado Secretário de Governo da “República Bahiana”, e nomeia dois líderes para o seu governo, a saber: Daniel Gomes de Freitas, nomeado Ministro da Guerra, e Manoel Pedro de Freitas Guimarães, nomeado Ministro da Marinha.
Publicidade
Durante os quatro meses que durou a sabinada, os revoltosos conquistaram alguns quartéis ao redor de Salvador, enquanto as forças legalistas, no Recôncavo Baiano, se uniam para realizar um ataque. A ofensiva regencial, então, se dá no dia 16 de março de 1838, quando realizam bloqueios terrestres e marítimos da cidade.
As milícias locais e o exército ajudaram as forças governamentais a retomar a cidade, sendo a revolta reprimida com aproximadamente 3 mil prisões e 2 mil mortes. A condenação para os principais líderes do movimento foi a pena de morte, ou ainda a prisão perpétua.
Publicidade
Referências
Uma breve história do Brasil – Renato Venâncio, Mary Del Priore

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Sabinada. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/sabinada. Acesso em: 06 de May de 2025.
01. [UFRGS] Associe as afirmações apresentadas na primeira coluna com os movimentos sociais ocorridos na primeira metade do século XIX referidos na segunda coluna.
- Cabanada
- Sabinada
- Cabanagem
- Balaiada
( ) Foi uma revolta de caráter anti-regencial e federalista, contando com o apoio das camadas médias e baixas da sociedade, que queriam manter a Bahia independente até a maioridade de Dom Pedro II.
( ) Iniciou como um movimento da elite paraense contra a centralização política. Transformou-se numa rebelião popular de índios e camponeses que chegou a tomar o poder durante quase um ano.
( ) Foi um movimento popular de caráter restaurador ocorrido em Pernambuco e Alagoas. Os revoltosos defendiam o retorno de Dom Pedro I e eram favoráveis à recolonização do Brasil.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses de cima para baixo é:
a) 1 – 2 – 4
b) 1 – 3 – 4
c) 4 – 1 – 2
d) 4 – 2 – 1
e) 2 – 3 – 1
02. [UFPR] Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir com suas localizações: Coluna A:
- Balaiada
- Cabanagem
- Ato Adicional
- Sabinada
- Confederação do Equador
Coluna B:
I. Pará
II. Bahia
III. Maranhão
IV. Pernambuco
V . Rio de Janeiro
Escolha a alternativa que tem associação correta:
a) 1 – III; 2 – I; 3 – V; 4 – II; 5 – IV
b) 1 – II; 2 – V; 3 – II 4 – I; 5 – V
c) 1 – III; 2 – II; 3 – V; 4 – IV; 5 – I
d) 1 – IV; 2 – I; 3 – V; 4 – III; 5 – II
e) 1 – V; 2 – III; 3 – IV; 4 – II; 5 – I
01. [E]
02. [A]